Disponível para dispositivos Android e iOS, o TikTok atingiu mais de 1 bilhão de instalações em 2019 com um crescimento que superou o Facebook e o Instagram no mesmo período. Cada vez mais popular nos Estados Unidos e em países asiáticos, a rede social focada em vídeos ainda perde em popularidade para outros aplicativos aqui no Brasil, mas atinge principalmente o público jovem de 11 a 23 anos.
COMO USAR O TIKTOK?
O foco da rede são vídeos bem curtos, entre 15 a 60 segundos, normalmente com toque de humor e entretenimento. Quase como uma “fábrica de memes”, no TikTok é normal ver entre os vídeos populares do dia conteúdos com pets, piadas ou simplesmente dublagens e coreografias de hits musicais. A plataforma se define como um espaço para os usuários “compartilharem sua paixão e expressão criativa por meio de seus vídeos”
Para criar um perfil é bem simples: basta um número de telefone ou e-mail. Depois de cadastrado, você começa a assistir aos vídeos recomendados e a procurar os conteúdos por hashtags ou nome dos usuários. Aqui, diferente de outras redes sociais, as # funcionam mais como um “desafio” diário, reunindo vários vídeos sobre o tema. Como nos outros canais, no TikTok você também pode comentar, curtir e compartilhar as publicações preferidas.
Se escolher gravar os vídeos direto no aplicativo há uma série de efeitos, adesivos e filtros que podem ser aplicadas nos conteúdos. Você também pode subir um vídeo já editado, contanto que ele esteja com a duração indicada.
Você deve estar pensando: “ah mas o TikTok não é igual ao Stories do Instagram?”.
O formato dinâmico pode até ser parecido, mas o TikTok tem uma abordagem mais focada no humor e vídeos bem mais despojados, o que explica o sucesso entre os jovens. Não por acaso, influencers como Whindersson Nunes já estão produzindo na rede social. Os conteúdos também não desaparecem depois de 24 horas e ficam registrados nos perfis dos usuários.
COMO AS EMPRESAS PODEM USAR O TIKTOK?
Sempre que uma rede social começa a ganhar popularidade é normal que as empresas procurem uma oportunidade de aproximação com o público, mas para integrar o TikTok na estratégia de marketing digital é necessário planejamento e identificação com a plataforma.
Especialmente para artistas e gravadoras que procuram promover novas músicas, o catálogo do TikTok oferece muitas opções nacionais e internacionais para que os usuários possam dublar, dançar ou utilizar de fundo de vídeo, o que representa uma oportunidade de divulgação. O nome da música e do artista são exibidos durante o vídeo, o que ajuda a compartilhar a música rapidamente entre os usuários que estão assistindo.
Para marcas em geral, antes de criar um perfil no TikTok, é necessário levar em consideração que 41% do público da rede social tem entre 16 a 24 anos e que o conteúdo divulgado neste canal envolve muito humor, memes, sazonalidade (como datas comemorativas) e bastidores. Para empresas que não têm sintonia com esse público ou não estão interessadas em vídeos sem grandes produções, o TikTok pode não agregar nas estratégias de divulgação.
Já para as marcas que desejam trabalhar com esse nicho de mercado, desde o fim de 2018 o TikTok passou a incluir anúncios entre os vídeos como uma maneira de monetizar o aplicativo, ainda em fase experimental. Há uma preocupação em não tornar o espaço um concentrado de anúncios e, assim, espantar o público mais jovem. O objetivo dos criadores é alcançar a meta de 500 milhões de usuários ativos mensalmente e consolidar o app como um canal de contato com essa audiência juvenil.
Com a proposta de ser uma rede social mais focada no entretenimento e humor, o TikTok tem potencial de crescer no Brasil, o que poderá fazer sentido para sua marca se diferenciar e oferecer conteúdos para um público ávido por novidades.