Os stickers para Instagram vieram para ficar e têm modificado a forma de interação e o engajamento dentro da rede social. Os stickers não foram feitos apenas para que os usuários conversem entre si, eles também podem se tornar uma oportunidade para marcas que desejam interagir mais – e melhor – com a sua audiência. Se você está pensando “será que este é o caso da minha empresa?”, a resposta possivelmente é “sim” e nós podemos te explicar o porquê.
Nós sabemos, a quantidade de GIFs já prontos e disponíveis para uso na internet é imensa, mas se você sente necessidade de um item mais exclusivo ou que tenha a mesma cara da sua marca, então é hora de arregaçar as mangas e produzir um sticker personalizado!
Mas fique calmo. Produzir um material exclusivo para a sua marca pode, inicialmente, parecer um bicho de sete cabeças, mas saiba que os stickers para Instagram são simplesmente GIFs animados com fundos transparentes. Com um pouquinho de técnica e conhecimento em programas de edição como Adobe Photoshop, Flash Player ou Adobe After Effects e muita criatividade, eles podem se tornar um super diferencial para a presença digital do seu negócio, principalmente agora com o fim dos likes nas publicações do feed.
Neste artigo, nós te vamos mostrar como é fácil criar os seus próprios stickers para Instagram e fazer a sua marca bombar na rede social.
Stickers para Instagram: passo a passo para criar os seus
Crie uma conta no GIPHY
O primeiro passo é criar uma conta no GIPHY para marcas. A partir disso, você precisa requisitar que a sua conta seja verificada. Esse é um ponto importante para que seus GIFs e stickers sejam indexados e apareçam nas ferramentas de buscas do Instagram.
Username
Na hora de criar o perfil da sua empresa no GIPHY, lembre-se que o username deve ser o nome do seu negócio. Evite usar números, caracteres especiais e qualquer outra interferência.
Display Name
O display name é o nome que vai aparecer quando seus clientes procurarem pela sua empresa na ferramenta. Preste bem a atenção na hora que completar essa etapa, caso você precise mudar futuramente o nome escolhido, terá que entrar em contato com o GIPHY para aprovação.
Email address
Para validar esta etapa, marcas devem usar o e-mail corporativo.
Websites
Aplicações para marca exigem o preenchimento no campo de website. Assim, a equipe de análise da ferramenta consegue validar a existência da sua empresa.
Social Links
Por fim, compartilhe a URL da melhor rede social da sua empresa. Seja ela em número de seguidores ou engajamento. Caso tenha alguma página verificada, ela conta mais pontos para a validação do GIPHY. Capriche!
Faça upload dos seus stickers para Instagram
Criada a sua conta para marcar no GIPHY, é só colocar as mãos na massa e subir seus stickers personalizados. Para economizar tempo, suba aqueles que você já quer utilizar como seus stickers para Instagram.
Mas hora de fazer o upload, não se esqueça: os seus stickers não devem ter fundo. Caso contrário, seu material não será aceito na plataforma. Além disso, boas práticas indicam utilizar arquivos em formato GIF com 500 a 600 pixels de tamanho, cor RGB e movimento de loop ativado, para que o movimento seja sempre contínuo. Quando exportado, seu sticker deverá ter até 8 mb e no máximo 6 segundos de duração.
Adicione também algumas tags com o nome sua empresa e defina a classificação etária. Por fim, envie um e-mail – em inglês – para [email protected] e solicite que seus stickers sejam indexados ao Instagram. O processo pode demorar até 7 dias úteis e a resposta vem também por e-mail. Caso não receba nada até a data limite, preencha o formulário de contato da ferramenta.
Como encontrar stickers no Instagram
Lembra das tags que você utilizou durante o processo de upload? Caso todo o processo de aceitação do seu GIF no GIPHY tenha sido bem sucedido, é procurando por elas que você conseguirá encontrará o seu stickers para Instagram na rede sociais. Aí é só divulgar para seus clientes, parceiros e colaboradores. Divirta-se!