Setembro amarelo: como um chatbot pode ajudar na saúde mental

Você sabia que um chatbot pode ser um excelente aliado em campanhas sociais e de saúde pública? Acompanhe o nosso artigo e descubra como a ferramenta pode ajudar a salvar vidas, principalmente neste setembro amarelo

O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2014. Ela é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Embora o dia 10 de setembro mês seja, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha acontece durante todo o ano e vem ganhando cada vez mais popularidade pelo país.

Dados alarmantes mostram que milhares de casos de suicídio são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão ao redor do mundo. Cerca de 96,8%  dos casos estão relacionados a transtornos mentais como depressão, bipolaridade e abuso de substâncias. 

A depressão é considerada atualmente como o “mal do século”. A doença atinge 5,8% da população brasileira – taxa bem acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde – e, normalmente, vem acompanhada de pensamentos, emoções e comportamentos anormais.

Mesmo tendo acesso às informações e serviços de saúde, seja por atendimentos particulares ou através do Sistema Único de Saúde (SUS), alguns pacientes não se sentem à vontade e hesitam em procurar ajuda especializada, devido principalmente ao preconceito que gira em torno da doença. É justamente nessa hora que o chatbot, por ser uma ferramenta digital e que não precisar de contato de humano, pode fazer a diferença na vida de alguém. 

Mas,o que faz um chatbot ser tão interessante no auxílio de tratamentos de transtornos mentais? Justamente a sua disponibilidade de 24 horas ao dia, 7 dias por semana. 

Sempre que algum paciente tiver uma crise ou uma recaída, a ferramenta estará lá para ouvir e conversar, independente do dia, hora ou local. Esqueça a imagem robotizada e a interação mecânica dos filmes de ficção científica. O chatbot pode ser totalmente personalizado e “falar” exatamente como você ou eu falaríamos.

A ferramenta pode ser programada para checar os pacientes de tempos em tempos e, em momentos de crise, sugerir atividades que possam melhorar o bem-estar dos usuários ou então ajudá-los com mensagens e frases motivacionais. É importante ressaltar que a ferramenta não tem intenção de prescrever nenhum tratamento médico e caso alguma conversa ameace sair do controle, uma equipe médica especialista em saúde mental deverá imediatamente entrar em ação e tentar reverter o caso. 

Nós sabemos que nada substitui o contato humano e a assistência médica especializada, mas no contexto contemporâneo e conectado que vivemos, um chatbot pode sim ajudar na saúde mental e a salvar vidas, não apenas durante o mês de Setembro Amarelo, mas durante todo o processo em que ele se fizer necessário. 

Deixe um robô trabalhar para você. Entre em contato com nosso time e surpreenda-se com as nossas soluções!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

estratégia de social media

Como planejar sua estratégia de social media para gerar crescimento de verdade

Uma boa estratégia de social media transforma suas redes em canais reais de crescimento, conectando seu negócio com as pessoas
buscas locais

Como usar o Google Meu Negócio para melhorar as buscas locais

As buscas locais são mais importantes para o trabalho de marketing digital do que as pessoas imaginam. Pode ser que

Lead qualificado

Lead qualificado e não qualificado: entenda as diferenças

Empresas que investem em marketing digital sabem que atrair visitantes não é suficiente. O desafio real está em transformar esses

Como os chatbots vão auxiliar suas próximas viagens?

Viajar é um grande prazer, certo? Mas planejar todos os detalhes, da acomodação aos horários do voo, pode exigir muita

Você sabe o que é Marketing Social?

Parte do Marketing 3.0, o Marketing Social representa uma possibilidade de melhorar a percepção da sua marca e ainda ajudar
estratégias de marketing B2B

Estratégias de marketing B2B para empresas industriais: entenda as vantagens

No cenário industrial, onde a complexidade dos produtos e a especificidade das necessidades dos clientes são a regra, as empresas