A sigla SEO no Marketing Digital (Search Engine Optimization), em português Otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs. Isso quer dizer que quanto melhor aplicadas essas técnicas, melhor posicionados estarão suas páginas nos mecanismos de busca da web.
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Alguns fatores de rankeamento nestes mecanismos se relacionam com o conteúdo publicado nos sites e blogs, utilização de palavras-chave, criação de bons títulos e url, escaneabilidade do conteúdo, tempo de carregamento das páginas, visualização através de dispositivos mobile, entre outros. Todos esses fatores colaboram para que sua página se posicione bem nos mecanismos de busca, o que gera mais tráfego orgânico em seu site, além de criar popularidade e autoridade para seu conteúdo.
Com uma boa aplicação de práticas de SEO, sua empresa pode aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços, aumentando a quantidade de leads e vendas. Esses resultados devem ser esperados a médio e longo prazo, no entanto, tudo o que será construído se torna o capital digital de seu site, ou seja, é atemporal e não depende de nenhum investimento.
Imagine, por exemplo, que você está no andar térreo de um prédio e precisa ir até o último andar. Se você tem energia elétrica, pode utilizar o elevador para chegar lá. Porém, sem energia, isso não é possível. Subindo de escadas, você sempre poderá chegar até lá, ainda que demore mais tempo. Da mesma forma acontece com o seu site nos mecanismos de busca: se você tem dinheiro para investir em mídias pagas (energia), você pode subir o rankeamento de seu site (chegar até o último andar). No entanto, ao parar de investir, seu site não estará bem posicionado. Investindo em SEO (escada), você estará se posicionando aos poucos nos mecanismos de busca, cada vez mais próximo ao topo.
Um case de sucesso da Webcompany é de uma empresa fabricante de brindes. Através de boas práticas de SEO, conseguimos aumentar as vendas vindas de seu site em 170% no período de um ano! Percebe como estar atento ao SEO no Marketing Digital de sua empresa é importante?
Confira algumas dicas que separamos para você melhorar o SEO Contínuo de suas estratégias digitais!
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Boas práticas de SEO
Conteúdo para SEO no Marketing Digital
Apresentar um bom conteúdo em suas páginas da web é extremamente importante para que elas estejam bem posicionadas nos mecanismos de buscas. É importante criar conteúdos relevantes e coerentes para seu público alvo. Além disso, criar títulos chamativos e que apresentem realmente o que será exposto no texto faz toda a diferença.
Por exemplo, ao criar um texto “10 dicas para melhorar o Marketing Digital de sua empresa”, o conteúdo publicado deve ser relacionar com o assunto, e deve cumprir o que foi colocado no título: apresentar dicas de marketing digital.
Para criar bons conteúdos para SEO lembre-se de escrever com clareza e objetividade, de forma coerente, e que proporcione escaneabilidade, característica que facilita a leitura dinâmica de seus leitores. Para isso, apresente seu texto de forma ordenada, separadas por subtítulos!
Lembre-se também de estar atento ao tamanho: um bom conteúdo para SEO no Marketing Digital deve apresentar cerca de 1.300 a 2.000 palavras. Com esta quantidade, é possível criar um texto relevante para que os mecanismos de busca entendam que você está se aprofundando no tema proposto, e que, por isso, deve ter autoridade sobre isso. É uma forma de melhorar o rankeamento de sua página!
Palavras-chave no SEO
Palavras-chave no SEO é um elemento muito importante para o rankeamento de sua página nos mecanismos de buscas. Além de estar presente ao longo do texto, mostrando aos mecanismos que você efetivamente está falando sobre o assunto proposto, é interessante incluí-las também no título, na Meta Description e nos subtítulos. A repetição de palavras-chave é importante para que os robôzinhos que trabalham por trás destes mecanismos leiam sua página e verifiquem que você está apresentando um conteúdo relevante para o tema de sua palavra-chave.
Atenção: a repetição excessiva não é interessante. O indicado é que as palavras-chave representem aproximadamente de 1 a 3% de densidade de seu texto. Vamos imaginar que você esteja criando uma publicação de blog para falar sobre seu serviço de entregas à domicílio. Repetir à exaustão o termo “entrega à domicílio”, sem apresentar conteúdo ou imagem alguma na página, não irá posicioná-la de forma boa nos mecanismos de busca. Conteúdo relevante e coerente é fundamental. 😉
Otimização de site para SEO
Atualmente maior parte dos acessos à internet partem de dispositivos móveis, isso quer dizer que os mecanismos de busca valorizam os sites responsivos, aqueles que se adaptam a diferentes tamanhos telas, seja notebooks, tablets ou celulares.
Além disso, para que seu site esteja bem posicionado nos mecanismos de buscas é importante que eles carreguem de forma rápida (pouca gente espera mais que 4 segundos para que uma página carregue totalmente!). Ao pensar em otimização de site para SEO, entenda quais são os comportamentos dos usuários e como você pode apresentar um site que melhor se adeque à sua navegação. Teste a velocidade e a usabilidade de seu site sempre!
Segurança também é um elemento importante para posicionar bem sua página nos mecanismos de busca. Seu site aparece como ‘não seguro’ no Chrome? Isso pode impactar muito o rankeamento.
URL para SEO
Aqui, voltamos às palavras-chave! Ao publicar um texto em seu blog, por exemplo, verifique se a URL da página possui as palavras-chave do conteúdo apresentado. www.onomedoseusiteaqui.com/as-palavras-chave-do-seu-conteúdo. Entende?
Dica importante: depois de publicada, não altere a URL de sua página, pois você pode perder o rankeamento que a versão anterior estava alcançando. Além disso, você perde que os compartilhamentos feitos de sua publicação direcionem para o link atual.
Algumas dicas simples podem fazer toda a diferença para que seu site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca!
E se você precisar de alguma ajudar para melhorar o SEO no Marketing Digital de sua empresa, entre em contato com a Webcompany.