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SEM (Search Engine Marketing): O que é e como utilizar

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Search Engine Marketing (SEM) é uma estratégia de marketing digital utilizada para promover uma marca, produtos e serviços levando o site da empresa ao topo dos sistemas de busca, como o Google e o Bing.

Neste artigo, discutiremos tudo, desde o que é marketing dos mecanismos de busca e os diferentes tipos de mecanismos de busca com os quais ele pode ser usado, até as medidas práticas que você pode tomar como uma organização e estratégias de implementação que você deve seguir.

O que é Search Engine Marketing?

Search Engine Marketing é uma estratégia de marketing digital que visa promover e aumentar a visibilidade de um site ou produto para o público-alvo. SEM pode ser utilizado para promover serviços de empresas, produtos físicos e produtos digitais, como aplicativos, jogos, ferramentas e muito mais. 

Vantagens do Marketing de Busca

Quando um consumidor ou cliente faz uma busca por um produto ou serviço online, eles podem obter informações sobre esses produtos e serviços a partir do resultado do buscador. É por isso que o marketing de busca é tão importante: ele lhe permite ficar mais visível para os consumidores e clientes que estão fazendo pesquisas na internet.

Tipos de SEM

Há duas formas principais de SEM (Search Engine Marketing) em mecanismos de busca – busca paga (ou publicidade paga) e busca orgânica (SEO)

A busca paga (Ads) é quando você investe em Links Patrocinados para ser apresentado em um anúncio no topo das páginas de resultados dos mecanismos de busca. A busca paga é quase sempre feita através de uma rede de anúncios.

A busca orgânica é feita através de técnicas de  SEO (Search Engine Optimization) que consiste na produção de conteúdo original e relevante e ajustes técnicos contínuos no site, visando a melhor e útil experiência possível aos visitantes. É uma estratégia de médio-longo prazo, mas imprescindível para as empresas que não querem ficar dependentes apenas de mídia paga. 

Estes dois principais tipos de marketing em motores de busca são frequentemente combinados com algumas outras técnicas, tais como marketing de conteúdo, construção de links e marketing em mídias sociais.

Anúncios do Google (Google Ads)

Google Ads é o nome mais comum para o que antes era conhecido como Google AdWords. Este era o método original do SEM (Search Engine Marketing) antes do advento dos anúncios do Google Ads. Você cria uma campanha, decide sobre um grupo de anúncios e palavras-chave para sua campanha. 

Com a campanha iniciada, os buscadores apresentarão seus anúncios sempre que um usuário fizer uma busca por palavras relacionadas àquelas que foram configuradas em sua campanha e anúncios. A posição em que seu anúncio vai aparecer também depende do valor investido e do CPC (custo por clique). Ao clicar no anúncio o visitante será direcionado à página de destino configurada no anúncio.

Anúncios Bing (Bing Ads)

Bing Ads é a ferramenta SEM oficial da Microsoft. Os anúncios no Bing Ads também funcionam da mesma forma que o Google Ads e você pode criar campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave. Existem algumas pequenas diferenças entre os Anúncios do Google e os Anúncios Bing. Por exemplo, você tem que escolher um tipo de anúncio desde o início e não pode criar extensões de anúncios. Existem algumas outras pequenas diferenças, mas em geral, ambas funcionam da mesma forma.

Por que SEO é importante para SEM (Search Engine Marketing)?

SEO é a parte mais importante do marketing dos mecanismos de busca. Sem ele, você não terá tráfego orgânico dos mecanismos de busca. Mesmo que você tenha dinheiro suficiente para superar seus concorrentes nos resultados de busca pagos, se você não tiver autoridade suficiente para os principais resultados orgânicos, você não terá muito tráfego. 

Na verdade, você só receberá tráfego das pessoas que digitarem suas palavras-chave diretamente na barra de busca. A otimização para mecanismos de busca é a arte e a ciência de fazer com que seu site fique no topo dos mecanismos de busca. 

Há duas vantagens principais para a SEO: É gratuito e você não precisa depender de uma rede de anúncios para colocar seus anúncios na frente das pessoas certas. SEO é também uma estratégia de médio-longo prazo; você não começará a ver um impacto de seus esforços até alguns meses depois.

Por que o SEM (Search Engine Marketing) é importante?

Os sistemas de busca (Google, Bing), representam uma das maiores fontes de tráfego da internet, então fica óbvio perceber que para qualquer estratégia bem sucedida de marketing digital, o SEM é imprescindível.

O SEM traz outras vantagens importantes:

  • aumento da exposição da marca
  • aumento de tráfego (acessos) ao site
  • qualificação de público 
  • otimização da taxa de conversão
  • aumento das oportunidades e vendas

Conclusão

Se você tem um negócio, você precisa investir em marketing de mecanismos de busca. É a melhor maneira de obter tráfego para seu website – e mais importante, leads e vendas. O marketing dos mecanismos de busca usa anúncios pagos e métodos orgânicos para aumentar o tráfego dos mecanismos de busca. É importante manter sua marca na mente e ser visível na web para que os clientes possam encontrá-lo.

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