Segmentação no Marketing Digital: Tudo o que você precisa saber

A segmentação no Marketing Digital é uma das principais, se não a principal, característica que diferencia o marketing tradicional do marketing desenvolvido em plataformas online.

Com essa ferramenta estratégica, existe a possibilidade de determinar qual será o público que receberá a mensagem sobre determinado produto ou serviço e, dessa forma, traçar perfis, de modo que o resultado de uma campanha seja ainda mais efetivo e assertivo.

A internet permite uma aproximação maior e mais inclusiva do consumidor com as marcas e essa ação se origina a partir da personalização dos conteúdos.

Quer descobrir ainda mais sobre a segmentação no Marketing Digital? Continue lendo e não perca nenhum detalhe!

O que é a segmentação no Marketing Digital?

“O marketing deve direcionar a estratégia de negócio” (KOTLER, 2020).

Na sociedade temos diversos grupos e subgrupos formados por pessoas com diferentes características, preferências e necessidades.

Ao desenvolver um plano de marketing e estabelecer quais serão os públicos-alvos (públicos-consumidores) e os locais para falar com essas pessoas, o profissional de marketing irá identificar e pautar diferentes categorias para incluir cada persona e, assim, abordar cada grupo com chances altas de concluir os objetivos propostos na campanha.

Como desenvolver a segmentação no ambiente digital

O primeiro passo é conhecer para quem a sua marca estará enviando a informação. Em seguida, é preciso avaliar o nível de proximidade do consumidor com a marca e, depois, definir se o objetivo da campanha de segmentação será atrair, converter e fidelizar.

Por fim, a equipe de marketing irá pensar nas quatro maneiras diferentes para desenvolver a segmentação no Marketing Digital e qual é a mais adequada naquele momento. São elas:

  • Segmentação Demográfica: idade; sexo; tamanho da família; renda; ocupação.
  • Segmentação Psicográfica: estilo de vida; valores pessoais; atitudes; opiniões.
  • Segmentação Geográfica: região em que vive; tamanho da cidade; nível de concentração da população; clima.
  • Segmentação Comportamental: atitude de consumo em relação a determinados produtos; momento da ocasião de compra; benefícios procurados; utilização do produto.

 

Importância da segmentação no Marketing Digital

Os bons resultados só serão possíveis conhecendo o consumidor através de:

  • Compreensão de traços do perfil;
  • Identificação com a marca, produto ou serviço;
  • Necessidades consideradas ao adquirir determinado produto;
  • Momento certo de estruturar a segmentação.
  • Classificação e cruzamento de dados dos processos de pesquisa e compra.

 

Com a segmentação no Marketing Digital a comunicação da marca com o cliente tende a ficar mais objetiva e mais próxima, possibilitando criar campanhas personalizadas para públicos específicos que, com o passar do tempo e o avanço das tecnologias, se tornam cada vez mais exigentes.

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