O ambiente do marketing mudou muito nos últimos tempos e grande parte das mudanças aconteceram por conta da Revolução digital. Esse fenômeno veio para ficar e não só mudou o comportamento das pessoas, como também deu vida ao nosso querido marketing digital. Sem a revolução digital, nós nem estaríamos aqui!
O que é revolução digital?
O conceito de revolução digital surgiu em 1980, muito antes da popularização da internet, e se refere à mudança das tecnologias analógicas para as digitais. Essa migração marca o início da Era da informação, também conhecida como Terceira Revolução Industrial, por conta do impacto que tem em todos os setores de produção.
Desde a invenção do transístor e dos primeiros computadores digitais, em 1940, passando pela década de 80, quando se tornaram populares, até hoje, o computador passou a fazer parte da rotina das pessoas. Nos dias atuais, essa revolução deu um pulo com a invenção dos smartphones e televisões digitais. E o impacto no comportamento humano, nas relações de trabalho e na sociedade é cada vez maior!
Essa mini aula de história é só para te fazer entender que ninguém está de fora da revolução digital. Ela mexeu com todas as áreas, mas na internet os impactos são mais evidentes. Mas o que isso tudo tem a ver com marketing digital e com a sua empresa?
Acontece que a revolução digital não parou e não vai parar tão cedo. Mesmo que você não perceba, ela já transformou a rotina da sua marca. Isso porque ela modifica os hábitos e desejos das pessoas, ou seja, as empresas precisam se reinventar para acompanhar sobreviver à essa nova era.
Como a revolução digital impacta as estratégias da marca?
Apesar de não ser recente, podemos dizer que ainda estamos só no começo das transformações digitais. Só agora boa parte dos bens de consumo e tecnologias chegaram a um número grande de pessoas à ponto de impactar a forma de comunicação das empresas.
Há pouco tempo, não fazia sentido falar de marketing na internet se quase ninguém habitava essa terra. Hoje, impossível é não pensar em marketing digital! Só no Brasil, 67% das pessoas têm acesso a internet. E não foi só a conectividade que mudou. A mentalidade, a forma de consumo de informações e o tempo navegando também estão diferentes. Por isso, quando falamos de marketing e vendas, é preciso entender as estratégias disponíveis para se destacar neste novo cenário, como por exemplo, o marketing de conteúdo.
O impacto no Marketing de conteúdo
O Marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de produção de conteúdos efetivos com o objetivo de engajar um cliente atual ou potencial, proporcionando ainda mais visibilidade e autoridade para a marca. Com a revolução digital, ele se tornou fundamental para as empresas que desejam estar próximas do público.
Mas para que a produção de conteúdo seja eficiente, é preciso prestar atenção em algumas mudanças que influenciam diretamente no consumo de conteúdo e, consequentemente, na conversão em vendas. São elas:
- Consumo de conteúdo em tempo integral
Se você pensar nas décadas passadas, quando a internet ainda não fazia parte do seu cotidiano, quantas vezes você parava para ler notícias? Provavelmente bem menos do que hoje, com o celular na mão 24 horas por dia. Em contrapartida, antes você prestava total atenção no que estava lendo.
Com a quantidade de acessos e quantidade de informações disponíveis hoje, as marcas precisam de muito mais planejamento, controle e frequência para prender a atenção do cliente. A competição pela atenção é um desafio cada vez maior trazido pela revolução digital.
- Comunicação rápida e direta
A revolução digital também transformou a forma como a gente absorve as informações. A nossa capacidade de concentração já não é mais a mesma. Pode reparar, quantas vezes você se dedicou a ler alguma coisa com calma?
Raramente o seu público irá parar só para ler a sua publicação. É possível que ele leia o seu post enquanto ouve música, trabalha ou enquanto está na academia. Por isso, a produção de conteúdo deve priorizar informações rápidas e diretas, que facilitem o entendimento da mensagem.
- Muito mais formatos disponíveis
Uma das coisas mais legais da revolução digital é a ampla disponibilidade de material multimídia. Hoje podemos inserir nas estratégias de marketing digital publicações em vídeo, textos, gifs e até aplicativos de mensagem. Essa variedade facilita a aproximação da marca com o público e permite que o usuário tenha acesso ao conteúdo em qualquer lugar que esteja.
- Aumento da competitividade
Como nem tudo são flores, a revolução digital também trouxe alguns desafios para as marcas. A competição pela atenção, pelo espaço e pelo dinheiro do consumidor aumentou muito. Seja qual for o assunto abordado, você precisa estudar muito sobre ele, até encontrar a forma ideal para falar e se destacar entre os concorrentes. O lado positivo é que já existem técnicas, como o SEO, que permitem que você se posicione melhor no ambiente digital.
Não dá para fugir dos impactos da revolução digital para o marketing, mas com uma boa estratégia sua marca pode aproveitar ao máximo tudo o que essa transformação tem para oferecer!
Conte com a equipe Webcompany para te ajudar a superar os desafios da era digital!