Rankear um site no Google é um fator decisivo para o bom faturamento online. Faz sentido para você pensar que o consumidor vai confiar nas primeiras respostas que ele receber no buscador? Isso é o que acontece! Por isso, ter um bom posicionamento é um dos maiores objetivos das marcas que trabalham com marketing digital.
Estar bem posicionado na internet significa ser mais encontrado. Em um ambiente onde todo mundo compartilha opiniões, o processo de tomada de decisão de compra mudou. Os consumidores levam mais tempo pesquisando sobre as empresas antes de optar por fechar negócio, buscam comentários sobre o produto e serviço em questão e analisam a fundo as informações declaradas na página da empresa. Não tem jeito, é preciso ganhar atenção no meio disso tudo e rankear um site no Google por meio de técnicas de SEO é indispensável para que a marca participe desse momento de forma estratégica.
O SEO é fundamental na hora de rankear um site no Google
O SEO, Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos motores de pesquisa, como o Google.
De forma ilustrativa: é como você se arrumar para ser notado por outra pessoa. No caso do SEO, é necessário fazer melhorias no conteúdo e nas configurações para rankear um site no Google e fazer com que ele seja encontrado com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa relacionada a serviços ou produtos que você oferece.
Com as técnicas de SEO é possível otimizar o site para que ele ocupe as melhores posições dentre diversas palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio – isso é muito importante, porque as pessoas tendem a acessar apenas os links da primeira página do buscador. Não tenha dúvidas de que um bom posicionamento nos mecanismos de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de marketing digital!
Com essas recomendações a sua empresa poderá ficar bem posicionada!
Faça uma boa pesquisa de otimização e palavra chave
O primeiro passo antes de criar um conteúdo otimizado é escolher a palavra-chave que você deseja classificar no Google. Para isso, você precisa realizar uma pesquisa de termos interessantes por meio de ferramentas gratuitas, como o Keyword Planner, do próprio Google. Ele permite que você encontre sugestões de palavras-chave e grupos de anúncios apenas digitando as principais palavras que deseja segmentar.
Com base nos termos que outros usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta fornece uma lista de sugestões para serem utilizadas. Outro método para encontrar o que as pessoas estão procurando é digitar no Google suas principais palavras-chave e verificar as sugestões com base nas pesquisas mais populares.
Você ainda pode rolar até a parte inferior da página de resultados do Google e ver mais algumas consultas relacionadas à pesquisa. Dedique um bom tempo do planejamento do trabalho para buscar os termos ideais, pois eles são fundamentais para rankear um site no Google. Se as palavras não forem estratégicas de verdade, você irá otimizar o trabalho para a direção errada.
Invista em um conteúdo de qualidade
Um conteúdo muito bem escrito pensando em SEO precisa ser otimizado para atender os principais requisitos relacionados a palavras-chave, tags e qualidade. Segundo o StatCounter, no mês de julho de 2020, o Google tem mais de 92% do market share global. Pensando na dimensão da plataforma, imagine que seu conteúdo estará lá junto de tantos outros. O que você precisa fazer para que ele seja encontrado?
Para ter um conteúdo otimizado para SEO, você deve se atentar a quantidade de vezes que o termo aparece ao longo do texto, precisa incluir um título otimizado e elaborar imagens atrativas. Além disso, o conteúdo deve ser humanizado e incluir links internos. Quer uma dica? Pense na experiência do leitor com seu material e disponibilize tudo o que ele precisa saber para aprender sobre o assunto.
Preste atenção na usabilidade e acessibilidade
Usabilidade é a técnica de tornar o site fácil de ser utilizado pelos usuários. É o conjunto de recursos visuais e programação que tornam o site intuitivo, ou seja, que as pessoas facilmente entendem como ele funciona. Um site com boa usabilidade tem menores taxas de rejeição, maior tempo de navegação e índices mais altos de conversão, sendo esses também alguns dos parâmetros para rankear um site no Google.
Os algoritmos valorizam páginas com melhor usabilidade, navegabilidade e velocidade de carregamento. Isso porque os robôs entendem isso tudo como qualidade. Portanto, cuide dos detalhes!
Rankear um site no Google significa ser encontrado pela pessoa certa no momento que ela está procurando pelo seu serviço no momento em que está disposta a fazer negócio sua marca, fazendo com que você participe do processo de decisão de compra e transmita confiança e seus diferenciais.
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