Qual a importância do Marketing digital para escolas?

A internet é importante para os resultados de vendas da maioria dos negócios e com o setor da educação não é diferente! O marketing digital para escolas têm uma participação importante na quantidade de matrículas realizadas ao longo de um ano, por isso, entender as melhores práticas é essencial para atingir os resultados esperados.

O trabalho de marketing digital para escolas tem o poder de potencializar a captação de alunos das instituições de ensino, fortalecer a marca e colabora para estreitar o relacionamento entre os atuais alunos e a instituição. Por se tratar de um mercado tradicional, há quem pense que ele já está saturado, mas a história não é bem assim!

Dados do Global Market Insights mostraram que o setor da educação, que já é grande, irá crescer ainda mais nos próximos anos, ultrapassando a marca de US $ 375 bilhões até o ano de 2026. Entre as principais razões para o crescimento está a implementação da tecnologia durante as aulas, as possibilidades de estudos online e as novas áreas profissionais que surgem a todo momento.

Por que é fundamental investir em marketing digital para escolas?

Melhorar o engajamento nas redes sociais: escolas que têm uma presença digital bem estabelecida percebem que a interação com os conteúdos publicados é maior. Para além das métricas de vaidade, o relacionamento desenvolvido a partir do engajamento nas redes sociais impacta na percepção que as pessoas têm da instituição.

Construção e fortalecimento da marca: o trabalho de marketing digital para escolas ajuda a construir a autoridade e posicionar a marca perante o público-alvo. Você deseja que as pessoas se lembrem do nome da escola para indicar para os colegas? Fortaleça a marca!

Aumento da receita: com boas estratégias digitais você perceberá um aumento na procura dos serviços e dos ganhos mensais.

Fidelidade do cliente: quando você aproveita as ferramentas disponíveis na internet para manter a proximidade com os clientes e conquistar a confiança deles, tem mais chances de mantê-los fiéis à sua empresa.

Além dos benefícios citados, o Marketing digital para escolas permite que você diferencie sua marca entre os concorrentes. A Webcompany já atendeu empresas focadas em formação como SETA Desenvolvimento Gerencial e o IGA, então podemos falar com propriedade: o impacto na participação de mercado é evidente!

4 estratégias de Marketing digital para atrair novos alunos

Blog

Por ser um espaço onde você pode abordar diferentes assuntos de maneira mais aprofundada, o blog serve para estreitar o relacionamento com pais e alunos. Além disso, também é útil para consolidar a instituição como referência em um mercado competitivo.

O blog deve acompanhar os mesmos parâmetros do site, sendo visualmente agradável, fácil de navegar e limpo. É importante também produzir conteúdos que sejam otimizados para SEO e relevantes para a sua audiência. Escolas infantis devem pensar em materiais úteis para os pais, já instituições focadas em cursos livres de aperfeiçoamento podem falar sobre as exigências do mercado profissional.

Redes sociais

Um dos pilares que sustentam as estratégias de marketing digital para escolas é o uso estratégico das redes sociais. Elas são ótimas para divulgar novidades, atrair a atenção das pessoas, comunicar eventos e muito mais!

Como existem várias redes atualmente, é sensato escolher aquela em que está o público-alvo e, no caso de atuar em mais de uma rede, adequar o conteúdo e a linguagem a cada uma delas. Após identificar os canais mais adequados para sua comunicação, é hora de investir na criatividade para se destacar em uma timeline tão concorrida!

Google Ads

O melhor momento para aparecer para um potencial cliente é quando ele procura o seu negócio ou solução, e é exatamente esse o papel do Google Ads. Com os anúncios do Google Ads você tem a possibilidade de aparecer no maior mecanismos de busca do mundo sempre que o usuário digitar o termo que você apontou.

Vale ressaltar também que na mesma ferramenta você também pode delimitar a sua exibição por horários e também geolocalização para poder ter um público mais qualificado e também um retorno mais rápido da escola.

E-mail marketing

Se o objetivo é manter proximidade e alimentar a base de cadastros para negociações futuras, o e-mail marketing é a melhor opção! Entrar em contato com aquelas pessoas que se interessaram pela escola, mas não realizaram a matrícula ainda, pode ser útil a longo prazo.

Os e-mails devem ser personalizados e com assuntos interessantes para cada tipo de usuário. Crie segmentações entre aqueles que já são alunos, os que já conhecem mas não se matricularam e os cadastrados que chegaram agora, depois envie informações pertinentes para cada um.

Dicas para potencializar os resultados de Marketing digital para escolas

Tenha sua persona bem definida e crie conteúdos personalizados

Toda a sua comunicação deve ser direcionada para o público que adquire seu produto ou serviço, por isso, definir a persona é fundamental. Pode ser que você tenha mais de um grupo de interesses, não tem problema! Nesse caso, o ideal é criar mais de uma persona, categorizando os usuários com base no que eles gostam, o que procuram e qual é sua idade.

Quando você tiver as respostas para todas essas perguntas, poderá trabalhar com conteúdos específicos. Com base nas categorias, organize e-mails promocionais, blogs, vídeos curtos, questionários, memes, etc.

Explore a prova social

É natural que as pessoas confiem mais em outros indivíduos do que em empresas, então aproveite o depoimento dos alunos satisfeitos para encantar os interessados. Você pode compartilhar o feedback nas redes sociais, sites ou em outros materiais. Além de ajudar nas negociações, essa estratégia ajuda a construir, fortalecer e posicionar a marca.

Seja claro ao comunicar o que a escola tem para oferecer

Quando as ações de marketing digital para escolas são claras e sinceras quanto aos diferenciais do serviço oferecido, as chances dos clientes se apaixonarem e se tornarem fiéis é maior.

Disponibilize informações suficientes sobre os cursos, informe quais os benefícios obtidos e adicione detalhes como tempo, valor e datas de início das aulas. A ideia é que a pessoa não fique com nenhuma dúvida ao consultar seus canais de comunicação.

As estratégias de marketing digital para escolas podem ser utilizadas para faculdades, cursos de idioma e qualquer outra instituição de ensino. Quando bem estruturadas, as ações contribuem para aumentar os ganhos mensais e fidelizar os alunos!

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