Você tem cerca de 15 segundos para prender a atenção de um visitante que entrou no seu site em busca de informações sobre o que você tem a oferecer. Como fazer isso? Sendo assertivo no em um design ultra minimalista!
Se você já está familiarizado com os termos digitais, sabe que o UX Design existe para facilitar a navegação do usuário. Se ainda não conhecia, imagine que isso é algo determinante para mantê-lo engajado com sua empresa. Se a pessoa precisar pensar muito para tomar as ações em seu site, provavelmente vai fechar a janela antes de realizar uma compra.
Jakob Nielsen, considerado o rei da usabilidade, tem algumas dicas para tornar mais fácil prender a atenção do público-alvo na página da sua empresa. As chamadas heurísticas – método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema – da usabilidade ensinam como tornar um site mais amigável para o usuário e evitar erros. Entre os tópicos sugeridos está o minimalismo, uma forma mais simplista de pensar e criar.
Um site ultra minimalista não é a mesma coisa que site feio ou incompleto!
Um site difícil de navegar e com textos em excesso provavelmente sobrecarregará e confundirá o visitante em um curto espaço de tempo. A longo prazo, isso significa uma alta taxa de rejeição e oportunidades perdidas. Por isso, menos realmente é mais aqui.
Exemplos de site que adotam um design ultra minimalistas
VTCreative
Udacity
Cedric Vella
Investir em um site ultra minimalista facilita a navegação, pois apresenta menos opções e mais caminhos claros para o usuário escolher. Quando o visitante do site pode se concentrar em menos elementos, ele passa mais tempo navegando, porque é uma experiência simples e agradável.
Em resumo, ter um design ultra minimalista é ser direto e objetivo. Não adianta rechear o site de funcionalidades se as pessoas não souberem como lidar com elas. Ao invés disso, coloque apenas as funções essenciais na página, direcionando sempre para a tomada de decisão mais rápida. Uma landing page, por exemplo, precisa deixar claro onde está o formulário, botão de cadastro e qual a vantagem para quem se cadastrar. Deste modo, a navegação será intuitiva e o usuário saberá o que fazer para prosseguir com o cadastro e receber a recompensa.
Dicas práticas para ter um site com boa navegabilidade
- Ocupe de 60% a 80% da página com conteúdos relevantes.
- Apresente as informações mais importantes primeiro.
- Se algo não é relevante, simplesmente não precisa estar lá.
- O background não é mais importante que a informação.
- Cuide do espaçamento, pois ele cria harmonia visual.
- A navegação não deve ser complicada! Deve ser fácil de identificar e ser usada.
- A área de contato deve estar visível.
- O usuário precisa estar sempre no foco das suas ações.
- Faça um bom contraste entre plano de fundo e texto.
Simplicidade é chave para a boa navegabilidade em seu site. Muitas pessoas ainda não dão a devida importância para ela, mas a verdade é que investir em um design ultra minimalista pode impactar positivamente no posicionamento da empresa, resultado de vendas e experiência do cliente com a marca.
Que tal desenvolver um novo o site para sua empresa?
Visite nosso portfólio e conheça alguns sites que criamos para nossos clientes.