Quais as métricas de marketing digital mais importantes para o B2B?

As métricas B2B são essenciais para entender se as estratégias que sua empresa está utilizando são realmente efetivas. A partir delas, é possível verificar se houve sucesso após a implementação de determinadas campanhas, quantos clientes foram captados, dentre outros fatores.

Na hora de escolher as mais relevantes para o seu negócio, é preciso estar atento às metas de crescimento definidas para a empresa. Dessa maneira, fica mais fácil definir o que é relevante e merece atenção naquele momento, de acordo com o planejamento proposto, e o que pode ser analisado em segundo plano.

O que são métricas?

As métricas nada mais são que dados relacionados às ações de marketing digital adotadas. Elas mostram se os objetivos propostos estão sendo alcançados ou não e o que pode ser feito para reverter situações ruins.

O legal é que, a partir da informações quantitativas, você tem mais clareza sobre falhas e como reorganizar rotas, para obter resultados bons. Por isso, se seu desejo é manter sua empresa em constante crescimento no mundo online, saber quais as principais métricas B2B é o primeiro passo em busca do sucesso.

Principais métricas de análise para empresas B2B

A seguir, selecionamos os cinco principais número que devem fazer parte do seu dia a dia de análise. No entanto, não se esqueça que, se precisar, você pode excluir ou adicionar novas métricas às selecionadas abaixo. Quanto mais personalizado for seu negócio, maiores as chances de ter sucesso.

ROI (Retorno sobre Investimento)

Como o nome sugere, o ROI identifica quais ações de marketing foram as mais efetivas, ou seja, trouxeram resultados relevantes à empresa. A partir dela, é possível identificar o que está dando certo e quais estratégias podem ser descartadas ou remodeladas. Para tanto, compara-se quanto o negócio ganhou em perdeu, em dinheiro, após investir nas campanhas de marketing digital.

A fórmula de cálculo é a seguinte:

ROI = receita total – custos e investimentos / custos e investimentos

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Você sabe quanto custa adquirir um novo cliente? É isso que o CAC demonstra. A partir da métrica, é possível entender se os custos de determinada campanha valeram a pena pelo número de clientes que fecharam negócio com você.

Vale ressaltar, inclusive, que conquistar um novo cliente é de cinco a seis vezes mais caro que manter e fidelizar aqueles que já compraram da sua empresa. Portanto, avalie os resultados com cuidado para entender como deve ser sua próxima ação.

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / novos clientes no período

Taxa de churn

Saber quantos clientes deixaram de fazer negócio com sua empresa também é importante. A partir dos dados, é possível entender o que precisa ser remodelado e como reestruturar o fluxo de caixa antes que problemas mais graves afetem o funcionamento do negócio.

A taxa de churn, também conhecida como taxa de cancelamento, tem como objetivo calcular quantas pessoas cancelaram contratos e serviços com você, em determinado período de tempo.

Se sua marca não investe em estratégias de fidelização ou não traz benefícios a quem já comprou de você, pode ter certeza que muitos clientes vão deixar de fazer negócio no próximo mês.

É importante incentivar o público e focar na criação de uma boa relação com ele, de modo a evitar cancelamentos.

Taxa de churn = total de clientes que cancelaram serviços / total de clientes ativos durante o período

Taxa de conversão

Ao contrário do churn, a taxa de conversão avalia quantas pessoas optaram por fazer negócio com a sua empresa. Quanto maior é essa taxa, maior é o ROI. Isso significa que as suas ações estão dando certo.

Então, é só reutilizar as mesmas estratégias em outras campanhas, para garantir o sucesso do empreendimento.

Taxa de conversão = número total de conversões / número de visitas ou contatos totais

Ticket médio

O ticket médio demonstra quanto cada cliente gasta por mês na sua empresa. Os dados indicam se a performance de vendas está boa ou não. Nos casos negativos, será necessário reavaliar as rotas tomadas até então.

Ticket médio = faturamento do período / quantidade de vendas no período

 

As métricas B2B vão nortear seu negócio rumo aos melhores resultados. No entanto, não pense que essas análises devem ser feitas uma única vez. Pelo contrário: é preciso verificar os dados continuamente, para auxiliar a criação de novas metas e estratégias cada vez melhores.

Se você ainda tem dúvidas ou sente-se perdido sobre o que analisar e o que fazer para seu negócio crescer, conte com os especialistas da Webcompany. Entre em contato conosco para alavancar resultados hoje!

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