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Produção de conteúdo digital: por onde começar?

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A produção de conteúdo é essencial para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida. Isso porque o conteúdo ajuda a direcionar o tráfego para o seu site, conversar com seu público nos canais de distribuição, alimentar as estratégias de SEO e o mais importante, converter os visitantes em leads. 

No entanto, a produção de conteúdo de qualidade pode ser um desafio, especialmente se você não tem experiência prévia na área. 

Se você for iniciante no mercado digital, provavelmente, já deve ter percebido que a produção de conteúdo não é uma tarefa fácil. Antes de sair produzindo por aí, você precisa sentar e pensar: para quem vou produzir, o que produzir, qual o meu objetivo ao produzir?

Definir caminhos através de estratégias e planejamentos é o melhor para saber onde você quer chegar e o que fazer quando chegar lá.

Preparamos algumas dicas exclusivas que consideramos na hora de produzir um conteúdo relevante para seu público. Aproveite a leitura e anote os principais insights para aplicar no seu nicho!

Saiba quem é o seu público

Criar conteúdo não é sobre você sair por aí colocando suas ideias em todos os formatos existentes e esperar o resultado. Antes de tudo, você precisa saber quem é o seu público, onde ele está e traçar estratégias que vão chamar a atenção dele para o que você quer comunicar. Esse é o primeiro dos muitos passos que você dará para estabelecer um tom de voz adequado e conteúdos relevantes para seus consumidores e potenciais clientes. 

O jeito mais simples de levantar essas informações é definindo sua persona. Procure saber quem ela é, sua faixa etária, o que ela consome, etc. Levante todas as informações relevantes, para, a partir daí, definir como e por onde você irá  falar com ela.

O que produzir?

A produção de conteúdo está atrelada a diversos formatos: redes sociais, blogs, e-mails, vídeos, ebooks, infográficos, entre outros materiais ricos. 

Cada canal de distribuição tem um formato distinto, por isso é importante saber e planejar o seu foco para criação. 

Após saber quem é a sua persona, é essencial  traçar um planejamento estratégico e definir quais táticas e conteúdos  serão  utilizadas para obter os resultados desejados. Para isso, é importante que você divida essa produção em alguns pilares: 

Planejamento e Estratégia

Há algumas semanas, o público da empresária e influenciadora digital Bianca Andrade (Boca Rosa) ficou impressionado com o planejamento exibido pela influencer, sobre como e quando fazer seu conteúdo ao longo do dia. Muitos ficaram impressionados quanto à organização do dia da influencer, outros até chocados por ser dessa forma. Isso nada mais é que um simples e descomplicado planejamento.

Contar com um planejamento te ajudará na hora da produção de conteúdo, e através dele você saberá exatamente como falar com sua audiência. Além disso, ao contar com um planejamento, você:
– Otimiza seu tempo
– Ajuda a definir objetivos e estratégias
– Cria uma rotina
– Gera mais clareza na comunicação
– Te deixa mais produtivo.

Através dele, você poderá enxergar oportunidades em datas especiais (por exemplo, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, etc.), criando estratégias de produção de conteúdo específicas para chamar atenção do seu público e ficando mais próximo dele.

Pesquisa

Ao definir sua persona, você perceberá como fica mais fácil pensar em conteúdos para seu público, já que agora você sabe exatamente quem ele é. Porém, assim como é importante conhecer seus clientes, é fundamental você também conhecer seus concorrentes. 

Tire um tempo para conhecer quem são seus concorrentes. Uma cuidadosa análise de benchmarking será fundamental para você saber como eles se comportam, como interagem com o público, em quais canais eles estão presentes. Essa análise o ajudará a entender as melhores estratégias usadas por eles, lhe dando um direcionamento do que você poderá adaptar para o seu negócio.

Criação

Com essas dicas  em mãos, chegou a hora de você deixar a criatividade falar mais alto e aplicar suas ideias nos canais escolhidos. Você pode recorrer a um calendário editorial para ajudar na organização e distribuição dos seus conteúdos, criando constância e conexão com seu público, disponibilizando conteúdos relevantes para eles. 

Outra dica importante é verificar  quais os principais picos de audiência do seu público, ou seja, quais os horários ele costuma estar on-line, e procure programar a postagem de seus conteúdos estrategicamente nesses períodos.

Após os primeiros conteúdos, faça análises precisas sobre como seu conteúdo atingiu seu público, o Facebook Business, hoje conhecido como Meta Business Suite pode ser uma importante ferramenta para ricos insights sobre esse aspecto, o que auxiliar e muito os profissionais especializados em marketing digital, que conseguem extrair dados que indicam até mesmo quais os possíveis pontos de melhoria do seu conteúdo, tendo assim, informações privilegiadas de como seria possível otimizá-los. 

Cada conteúdo é uma oportunidade de parar, pensar, e se for o caso, recalcular  a rota.

A produção de conteúdo deve ser um processo feito com antecedência, de forma estruturada e planejada. Algumas pessoas têm a ideia de que o conteúdo é algo espontâneo. No mercado digital, marcas e empresas investem milhões em produção de conteúdo, aliado com  estratégias de marketing digital.

Entenda ser extremamente normal algumas ideias não saírem como esperado, mas isso não deve ser motivo para você desistir. 

É produzindo que se aprende, e só assim você descobrirá o melhor caminho para o seu nicho, tornando-se um expert na produção de conteúdo!

Se ainda assim você se sentir inseguro(a) e descobrir que precisa de uma consultoria expert em produção de conteúdo, fale com um especialista do nosso time. 

Estamos ansiosos para te ouvir e dar vida às suas ideias! 

 

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