Pouco orçamento? Saiba como o marketing digital pode te ajudar a vender mais!

Se você tem uma empresa, com certeza já sabe da importância de ter um orçamento de marketing digital bem planejado. Com uma boa verba, ficará muito mais fácil atingir as metas propostas e melhorar os resultados de vendas. É bem verdade que o valor disponível para investimento influencia muito nos resultados, mas o que fazer quando ele for menor do que o esperado?

Sejamos realistas, nem sempre o orçamento da empresa corresponderá a quantidade que ela deveria investir, mas com o marketing digital temos uma rentabilidade muito maior dos canais sem tem a necessidade de um grande investimento em canais mais tradicionais. Embora uma verba reduzida possa dificultar o trabalho, ainda existem muitas opções que você pode implementar a partir de agora!

10 recomendações de marketing digital para empresas que estão com o orçamento reduzido

  • Melhore o trabalho de marketing de conteúdo

Não há dúvidas de que o marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de propagar sua marca com pouco dinheiro. Um ótimo exemplo de como atingir o público e gerar tráfego orgânico para seu site é o blog, uma ferramenta que facilita a aproximação da empresa com os clientes e que deve ser utilizado para responder às perguntas das pessoas. Os blogs também são ótimos para trabalhar o posicionamento da marca e atrair leads.

O ponto importante para a estratégia de marketing de conteúdo funcionar é a frequência. Desenvolva conteúdos novos, relevantes e reaproveite os antigos, adaptando as informações para outras plataformas. Procure fortalecer as parcerias de conteúdo usando blogs de visitantes em outros sites e aceitando a presença deles no seu. Com essas atitudes, será muito mais fácil expandir seu público gratuitamente.

Para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo que funcione, você deverá identificar as questões problemáticas do seu público-alvo e pensar em materiais que ofereçam pelo menos uma resposta importante. Isso atrairá pessoas interessadas no que a marca está falando e que podem se transformar em clientes no futuro.

  • Produza um podcast

Se você deseja atingir seu público-alvo de maneira econômica, o podcast é uma ótima escolha. Além de ter custos reduzidos, é uma maneira de diversificar e modernizar seu plano de marketing de conteúdo.

Com o podcast você pode falar sobre temas mais atuais, que estejam ligados à sua marca, e também pode aproveitar conteúdos antigos do blog, que podem ser referências para os tópicos discutidos. Esse trabalho fará muito bem para a reputação da empresa e para o crescimento da comunidade ao seu redor.

  • Ofereça um período de teste gratuito

Quando você oferece uma avaliação gratuita, desperta a confiança em seus clientes e melhora o sentimento em relação a marca. Para fazer isso de forma segura, avalie de que maneira seu produto ou serviço pode ser disponibilizado por um certo período de tempo e deixe o cliente experimentar.

Embora o teste grátis possa parecer uma decisão financeira, ele é, na verdade, uma ótima tática de marketing digital. É uma forma de deixar o cliente ver de perto como a empresa é incrível e fazer com que ele se apaixone pelo que está oferecendo. Se você garantir a qualidade e experiência, ele não vai querer ir embora. Mesmo se você perder algumas pessoas após o período de teste, provavelmente receberá um retorno sobre os aspectos que podem ser melhorados.

  • Organize brindes colaborativos

Pode ser que você esteja pensando de que maneira oferecer brindes ajudará na propagação da sua marca, mas a resposta é simples: você acessa o público dessas pessoas. Se o cliente satisfeito publicar uma foto em sua rede social para mostrar o que ganhou e como ficou feliz, seus amigos ficarão sabendo e poderão se interessar pela marca que foi citada.

Executar uma oferta colaborativa é uma situação em que todos saem ganhando, desde que os brindes sejam úteis e atraentes para os clientes em potencial, além de fazer sentido estrategicamente para seus negócios. Pense nos brindes como uma maneira de conversar com um público-alvo que não está ao seu alcance.

  • Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

Você já se perguntou alguma vez como fazer marketing digital de maneira gratuita? Saiba que a resposta está nas mãos dos seus clientes! O conteúdo gerado pelo usuário é aquele em que o público envia ideias ou conteúdos que a marca pode repostar.

Imagine que uma empresa faz uma campanha sugerindo que o público envie ideias de novos sabores para sua nova linha. Um outro exemplo é a marca pedir para os usuários publicarem uma foto com o produto usando uma hashtag no Instagram. Seja qual for a dinâmica, o ponto é que essa interação pode melhorar sua presença e reputação online sem que você invista em divulgação, além de ajudar sua equipe a tomar decisões sobre produtos e marketing digital.

  • Mantenha o controle e a excelência da sua presença na mídia social

As mídias sociais continuam sendo predominantes para os resultados de qualquer empresa. Aliás, a tendência é que sejam cada vez mais importantes, afinal, é uma das principais maneiras que a Geração Z aprende sobre novos produtos.

Empresas com pouco orçamento de marketing devem começar o trabalho de comunicação pelas redes sociais, que são gratuitas e funcionam bem para criar sua própria comunidade online. Para aproveitar ao máximo o mundo das mídias sociais, você pode usar as ferramentas de postagens, vídeos, stories ou transmissões ao vivo para falar sobre a cultura da empresa, incentivar o conteúdo gerado pelo usuário, interagir com seu público e criar sua marca. É importante lembrar que para um bom resultado ainda é necessário um investimento em mídia na plataforma porém o seu custo por impactor chega a ser 100 vezes menor que os modelos de mídia tradicional, além de possibilitar uma segmentação minuciosa..

  • Explore as ferramentas digitais e faça Webinars

O inbound marketing tem tudo a ver com o uso de táticas úteis para resolver os problemas do seu público e atrair leads para a sua empresa. Uma maneira de fazer isso é através de seminários ou eventos educativos online, conhecidos também como Webinars, existem algumas ferramentas gratuitas para essa solução como o próprio StreamYard que já mencionamos aqui no blog..

Os webinars oferecem às empresas uma maneira de hospedar um evento digital e interativo para o público-alvo e podem ser usados ​​para aumentar as conversões, melhorar o reconhecimento da marca e posicionar a marca como uma especialista no mercado. Tem algum assunto que a sua empresa representa? Fale sobre ele e atraia pessoas interessadas!

  • Revise os cadastros nos diretórios online

Os diretórios online devem estar no radar de qualquer departamento de marketing digital, pois são fundamentais para estabelecer a presença online da empresa. Diretórios online como Yelp, Google Meu Negócio e Facebook fornecem as informações importantes da sua empresa – nome, endereço, telefone, site – para os consumidores quando eles pesquisam sobre ela. É por isso que você precisa estar listado no maior número possível de diretórios. Normalmente, a atualização dessas listagens é gratuita e você pode fornecer mais informações sobre sua empresa para otimizar sua listagem.

  • Melhore sua estratégia de SEO

A sigla SEO pode parecer complexa, mas não é tanto assim! Aliás, a otimização é uma das maneiras mais econômicas de aumentar o tráfego do seu site e melhorar seu alcance orgânico. Para aprimorar sua estratégia de SEO, considere realizar pesquisas de palavras-chave, criar um blog, criar um plano de criação de links e otimizar o conteúdo do site.

O trabalho de SEO é indispensável para que a empresa se torne autoridade no seu segmento, melhorando o tráfego no seu site e aumentando as vendas.

Para realizar um bom trabalho de marketing digital, não são necessários altos investimentos, principalmente quando comparamos ao marketing tradicional. Você pode começar com táticas mais práticas, focadas em conversão, para gerar receita rápida e aos poucos aumentando o seu escopo de projeto.

Fale com um especialista da Webcompany e saiba como desenvolver a melhor estratégia atrelada ao seu objetivo e orçamento.

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