Contar com uma estratégia de posicionamento de marca é essencial para a empresa conseguir gerar uma conexão segmentada junto ao público. Ao determinar o posicionamento, a marca poderá atrair consumidores específicos.
Quer entender melhor este assunto? Então, confira o que é posicionamento de marca, sua importância para as empresas e os 3 principais tipos!
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é um conjunto de ações destinadas a definir o que ela entrega aos clientes, como entrega e quais características indicam sua relevância no mercado. Desse modo, aumenta a atração de usuários, o acesso para seu site e a conversão.
Qual a importância de trabalhá-la?
Para conseguir direcionar os usuários até sua empresa ou marca, é importante conquistar um espaço no mercado.
O posicionamento é justamente a estratégia criada por meio de ações de segmentação para facilitar a conquista desse objetivo.
A partir dela você alcança e mantém esse espaço, conseguindo conhecer melhor o seu público e criar produtos e serviços de acordo com as necessidades e oportunidades do mercado.
Tipos de posicionamento de marca
Para desenvolver um bom planejamento e outras formas de estratégia é necessário compreender e conhecer os diferentes tipos de posicionamento de marca. A seguir, listamos os 3 principais.
1. Posicionamento baseado no preço
O posicionamento de marca pode ser desenvolvido com base no valor pago por um produto ou serviço. Nessa estratégia é essencial ter um bom trabalho com uma imagem positiva da marca.
Exemplos de sucesso no uso do posicionamento baseado no preço são empresas como Gucci, Apple, Balenciaga e Dior, aliando sua marca à sofisticação e luxo.
2. Posicionamento baseado na diferenciação competitiva
Outra estratégia de posicionamento de marca é por meio da diferenciação competitiva. Nela, as marcas trabalham no que oferecem de melhor, diferenciando-se da concorrência. Entre os principais exemplos de marcas que utilizam essa estratégia estão empresas como a Pepsi, Brastemp, Havaianas e Dove.
3. Posicionamento baseado na monopolização de um segmento do mercado
Quando a estratégia escolhida é a de posicionamento baseado na monopolização de um segmento do mercado, a empresa visa monopolizar um determinado setor ao ser a única a oferecer um produto ou serviço.
Entre os principais exemplos desse posicionamento de marca está a Petrobrás, responsável por 98% das refinarias de combustível no país. Nessa estratégia, o trabalho é voltado para relações públicas e para o relacionamento com seus clientes, visto que a empresa não precisa preocupar-se com vendas.
Você notou a importância de escolher o posicionamento de marca correto para seu negócio? No entanto, se esse tema ainda não ficou claro, invista em conhecimento específico para garantir o sucesso da sua marca.
Você pode fazer isso contratando uma agência especializada em marketing digital. Assim, é possível posicionar-se corretamente no mercado e alcançar seus objetivos!
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