Por que você precisa de uma ferramenta de autosserviço em seu site?

Começamos esse artigo com uma informação importante: de 2015 a 2017, as pesquisas em dispositivos móveis com o termo “para mim” cresceram mais de 60%. Isso demonstra que as pessoas não estão procurando soluções para problemas gerais, mas sim para situações personalizadas. Por isso, quando uma marca investe em uma ferramenta de autosserviço para seu site, está criando o caminho ideal para o cliente chegar até ela.

Uma ferramenta de autosserviço pode ser uma calculadora de preços, personalizadores de design, questionários na página inicial e qualquer outra coisa que sua marca consiga pensar e que seja capaz de tornar o processo de descoberta dos produtos ou serviços mais rápido e fácil para o comprador.

O que é uma ferramenta de autosserviço?

O termo “ferramenta de autosserviço” envolve uma ampla variedade de métodos pensados para criar uma experiência personalizada para os usuários em seu site. Tente se lembrar de alguma vez que acessou um site e foi recebido com algumas perguntas. Provavelmente, logo em seguida você recebeu indicações de produtos, serviços ou conteúdos que atendiam às suas necessidades ou a sua situação específica.

Sem complicações, uma ferramenta de autosserviço é exatamente isso: um espaço para entender as motivações do cliente por meio de seus direcionamentos. Imagine que seu e-commerce é especializado em cremes para os olhos. Uma ferramenta de autosserviço pode ser um questionário com uma série de perguntas sobre a idade, hábitos de vida, tipo de pele e valor de investimento, que após ser respondido, fornece ao visitante uma lista dos produtos que seriam os mais adequados para ele. Perceba que, em vez de ter um caminho que todos os visitantes do site seguem, você permite que esse usuário escolha sua própria aventura, ao preencher as informações que o darão a direção.

Outro exemplo desenvolvido pela Webcompany seria o “Guia da Limpeza” da Ypê, onde você insere qual a sua dúvida e ele te indica qual produto é indicado e qual o processo que deve ser realizado.

guia da limpeza

Muitas pessoas pensam que para oferecer uma experiência assim é preciso de muito investimento, mas isso não é verdade! Existem muitas maneiras de pensar nesse espaço de autosserviço, desde as mais simples às incrivelmente sofisticadas. Todas elas, em algum nível, oferecem uma experiência personalizada. Portanto, vale a pena identificar qual se encaixa mais no perfil da empresa e na proposta de valor oferecida.

Por que as ferramentas de autosserviço são importantes?

Elas são tão importantes e precisam estar no seu site por três razões:

  • As pessoas esperam a personalização em todas as suas atividades digitais.
  • Problemas no processo de compra não são mais tolerados, estamos vivendo um momento em que a experiência é quem dita os rumos da negociação.
  • As pessoas estão dispostas a investir mais quando você lhes proporciona uma boa vivência com a marca.

As ferramentas de autosserviço são a melhor maneira de oferecer essas três vantagens simultaneamente aos visitantes do site, para transformá-los no próximo cliente satisfeito com a compra que realizou com você.

As pessoas esperam personalização e se elas puderem estar no comando, melhor ainda!

Todos nós gostamos de ser chamados pelo nome, de receber indicações baseadas nos gostos pessoais e de ter o privilégio de acessar um conteúdo feito para nós. Ficamos muito contentes também quando recebemos uma oferta especial no dia do aniversário e nos deparamos com uma playlist feita com base nas experiências anteriores, não é mesmo? É assim que seus clientes devem se sentir!

As experiências personalizadas atraem, vendem e fidelizam.
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