Capaz de transformar o relacionamento entre as marcas e seus consumidores, o chatbot é um software conversacional que gerencia demandas de atendimento dos clientes pelos chats de forma automatizada e inteligente. Que ele é a grande tendência tecnológica nós falamos no post anterior e você já sabe, mas que tal entender um pouco mais sobre as vantagens de usar um chatbot para as marcas?!
A tecnologia é capaz de resolver, com imediatismo, questões simples como fornecer informações básicas sobre endereços, preços e links, que, atualmente, são responsáveis por 46% das frustrações dos consumidores em relação a atendimento online, de acordo com a My Claver. Além das respostas instantâneas, com um consumidor cada vez mais sedento de agilidade e soluções, a disponibilidade faz toda diferença, o serviço é 24/7, funcionando o tempo todo, possibilitando atendimentos simultâneos, respostas rápidas às perguntas complexas, trazendo mais comodidade e conveniência, e acima de tudo melhorando a experiência do consumidor.
Vantagens em utilizar um chatbot
Redução de custos
É capaz de solucionar com agilidade problemas corriqueiros, que normalmente são resolvidos manualmente, essa automatização otimiza vários processos, reduzindo assim os custos em operações que seriam realizadas por atendentes do SAC.
Disponibilidade
Os chatbots estão disponíveis para atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Eles não precisam descansar! 😉
Eficácia
Com vasto repertório, o chatbot pode resolver múltiplas solicitações de um mesmo usuário, por exemplo. E ao responder com agilidade acaba tornando mais receptiva a conversa para que o usuário tire dúvidas e conheça mais sobre o produto/serviço.
Escalabilidade
O mecanismo possibilita que atendimentos simultâneos sejam realizados sem que a qualidade seja prejudicada. Já pensou centenas de conversas atendidas em um único minuto? Sim é possível! Desta forma, se a demanda da sua empresa cresce, o chatbot está preparado atender o volume.
Conveniência
A conversa encontra mais receptividade em canais de uso frequente por parte dos clientes e por isso a conversa acaba ocorrendo com maior facilidade, não precisa nenhum esforço, o usuário já está ali e são nesses canais que ele busca por soluções em um chatbot.
Personalizável
A linguagem do chatbot é alinhada com a marca. Sua linguagem e seu tom de voz são ajustados de acordo com o perfil da empresa.
Conversão
Um chatbot pode ser utilizado para fornecer informações básicas sobre seus produtos e serviços, servindo como ponto inicial de relacionamento. Pode até reduzir a taxa de rejeição em um site! Ele é capaz de despertar o desejo em um possível cliente e prepará-lo para receber o contato de sua equipe de vendas (em outro momento até, se for o caso).
Aperfeiçoamento
A tecnologia permite entender o comportamento do usuário, criação de filtros inteligentes e permite aprendizados para melhorias constantes, por meio da geração de dados para análise de desempenho e indicadores de performance para ações eficazes.
Os benefícios são diferentes para cada marca. Que tal conhecer quais as vantagens de chatbots para os diversos setores ?
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