Pilares para melhorar o engajamento digital

Diferente dos meios tradicionais, as redes sociais são plataformas de mídia mais dinâmicas, que exigem agilidade da marca para manter-se ativa na vida dos usuários. Por isso, a boa gestão das mídias sociais é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital. Isso envolve não só monitorar os números, mas, principalmente, ter editorias bem definidas e gerar conversa com o público para melhorar os resultados da marca através do engajamento digital. 

Ter um bom engajamento digital fundamental para as estratégias de marketing digital 

O relacionamento é a base para garantir confiabilidade, construir autoridade e criar uma comunidade ao redor da sua marca. O princípio do marketing de relacionamento é desenvolver uma relação próxima entre a empresa e seus clientes. No ambiente digital, essa proximidade pode ser medida com base na análise do engajamento digital. 

>>>>  Saiba mais sobre Monitoramento das Redes sociais e Social Listening 

As marcas que estão dispostas a aumentar o engajamento digital e acompanhar de perto a opinião do cliente estão propensas a melhorar todos os indicadores de sucesso da empresa. Uma vez que, ao gerar clientes fiéis que acreditam e confiam nas soluções oferecidas, eles passam a atuar como advogados ou defensores da marca, recomendando os serviços para amigos e conhecidos e até mesmo a defendendo em algumas situações.

3 coisas que melhoram o engajamento da sua marca 

  • Seja atencioso 

Se antes quem ditava as regras do mercado eram as empresas, hoje são os clientes que têm voz ativa e levam seus interesses para a marca em forma de comentários públicos ou de avaliações. Eles deixam claro seus valores e as organizações que desejam conquistá-los precisam estar atentas a isso. 

Desenvolva uma persona e demonstre cuidado ao interagir com os usuários, só assim você terá empatia ao falar sobre seu produto e poderá adequar a linguagem e os formatos para garantir que todos possam captar a mensagem. Além disso, seja atencioso ao realizar o SAC. Afinal, o cliente que reservou um tempo para comentar sua publicação merece ser escutado e respondido. 

  • Interação 

Mantenha a presença nas mídias digitais e esteja disposto a interagir com o seu cliente – que espera atendimento ágil e rápido por esses canais, mesmo sabendo que pode entrar em contato pelo site ou telefone.

Tenha em mente que o pilar que mantém o engajamento digital é a reciprocidade nas interações. Sendo assim, faça o possível para atender as expectativas do usuário e garanta que a sua linguagem está objetiva, educada e atenciosa.

  • Recorrência 

Acredite se quiser: o passo mais fácil para começar um relacionamento digital é atrair a atenção. O complicado mesmo é manter a recorrência e assertividade das interações. Ao interagir com sua audiência nas redes sociais, preste atenção nos detalhes que podem servir como temas e insights para os próximos conteúdos. 

Aproveite as tendências e datas comemorativas para desenvolver conteúdos que gerem aproximação com o público e aumentem o engajamento digital. Confira este exemplo da Skol, em que a marca aproveitou a chegada do grupo coreano BTS ao Brasil para promover sua marca. Além de se apropriar da hashtag #WelcomeToBrazilBTS, usada pelos fãs para aclamar os integrantes, também associou o nome do grupo ao produto com muito bom humor. 

pasted image 0

A prova de que aproveitar oportunidades aumenta o engajamento digital é que a Skol recebeu mais de 2 mil replies nesse post, 5.542 retweets e 16 mil likes. E o principal: a marca conseguiu estreitar o relacionamento com consumidores, que, provavelmente, se lembrarão da marca em outros momentos.

Para aumentar o engajamento digital da sua marca é preciso interagir com o público de forma humanizada e conquistar sua confiança oferecendo conteúdos, materiais e suporte que atenda as necessidade dele. Um planejamento de conteúdo personalizado para sua empresa pode contribuir com os resultados. Fale com nossos especialistas!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

tiktok ads

Como criar campanhas no TikTok Ads que geram resultados

O TikTok Ads de tornou um dos canais de marketing digital mais poderosos da atualidade. Saiba como aproveitar as oportunidades
Geração Z

Como conquistar a Geração Z através do marketing digital

Pergunte a qualquer profissional de marketing qual é o público mais desejado, e certamente a resposta será “Geração Z”. Composta

Marketing digital no turismo: como ele mudou a rotina dos turistas?

Pesquisar os melhores destinos, restaurantes, hotéis com melhor custo-benefício, pontos turísticos, passagens com promoção: facilidades proporcionadas pelo marketing digital no

Como a internet afetou as eleições de 2018?

Fake News, anúncios nas redes sociais, chatbots… vivemos a eleição brasileira com maior presença online dos últimos tempos. Em tempos

Influenciadores Digitais: como alinhar essa tendência com o seu negócio?

Mais que números de seguidores, o decisivo na hora de escolher influenciadores é a relevância que eles têm junto ao
O que é SEO para e-commerce e por que implementar

O que é SEO para e-commerce e por que implementar?

Investir em SEO para e-commerce há tempos deixou de ser um diferencial! Hoje em dia, tal estratégia é algo básico