Diferente dos meios tradicionais, as redes sociais são plataformas de mídia mais dinâmicas, que exigem agilidade da marca para manter-se ativa na vida dos usuários. Por isso, a boa gestão das mídias sociais é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital. Isso envolve não só monitorar os números, mas, principalmente, ter editorias bem definidas e gerar conversa com o público para melhorar os resultados da marca através do engajamento digital.
Ter um bom engajamento digital fundamental para as estratégias de marketing digital
O relacionamento é a base para garantir confiabilidade, construir autoridade e criar uma comunidade ao redor da sua marca. O princípio do marketing de relacionamento é desenvolver uma relação próxima entre a empresa e seus clientes. No ambiente digital, essa proximidade pode ser medida com base na análise do engajamento digital.
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As marcas que estão dispostas a aumentar o engajamento digital e acompanhar de perto a opinião do cliente estão propensas a melhorar todos os indicadores de sucesso da empresa. Uma vez que, ao gerar clientes fiéis que acreditam e confiam nas soluções oferecidas, eles passam a atuar como advogados ou defensores da marca, recomendando os serviços para amigos e conhecidos e até mesmo a defendendo em algumas situações.
3 coisas que melhoram o engajamento da sua marca
- Seja atencioso
Se antes quem ditava as regras do mercado eram as empresas, hoje são os clientes que têm voz ativa e levam seus interesses para a marca em forma de comentários públicos ou de avaliações. Eles deixam claro seus valores e as organizações que desejam conquistá-los precisam estar atentas a isso.
Desenvolva uma persona e demonstre cuidado ao interagir com os usuários, só assim você terá empatia ao falar sobre seu produto e poderá adequar a linguagem e os formatos para garantir que todos possam captar a mensagem. Além disso, seja atencioso ao realizar o SAC. Afinal, o cliente que reservou um tempo para comentar sua publicação merece ser escutado e respondido.
- Interação
Mantenha a presença nas mídias digitais e esteja disposto a interagir com o seu cliente – que espera atendimento ágil e rápido por esses canais, mesmo sabendo que pode entrar em contato pelo site ou telefone.
Tenha em mente que o pilar que mantém o engajamento digital é a reciprocidade nas interações. Sendo assim, faça o possível para atender as expectativas do usuário e garanta que a sua linguagem está objetiva, educada e atenciosa.
- Recorrência
Acredite se quiser: o passo mais fácil para começar um relacionamento digital é atrair a atenção. O complicado mesmo é manter a recorrência e assertividade das interações. Ao interagir com sua audiência nas redes sociais, preste atenção nos detalhes que podem servir como temas e insights para os próximos conteúdos.
Aproveite as tendências e datas comemorativas para desenvolver conteúdos que gerem aproximação com o público e aumentem o engajamento digital. Confira este exemplo da Skol, em que a marca aproveitou a chegada do grupo coreano BTS ao Brasil para promover sua marca. Além de se apropriar da hashtag #WelcomeToBrazilBTS, usada pelos fãs para aclamar os integrantes, também associou o nome do grupo ao produto com muito bom humor.
A prova de que aproveitar oportunidades aumenta o engajamento digital é que a Skol recebeu mais de 2 mil replies nesse post, 5.542 retweets e 16 mil likes. E o principal: a marca conseguiu estreitar o relacionamento com consumidores, que, provavelmente, se lembrarão da marca em outros momentos.
Para aumentar o engajamento digital da sua marca é preciso interagir com o público de forma humanizada e conquistar sua confiança oferecendo conteúdos, materiais e suporte que atenda as necessidade dele. Um planejamento de conteúdo personalizado para sua empresa pode contribuir com os resultados. Fale com nossos especialistas!