O Instagram é uma das principais redes sociais hoje e conta com cerca de 700 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Destes, 400 milhões estão ativos diariamente na plataforma e 45 milhões só no Brasil.
Reunimos abaixo algumas informações baseadas em pesquisas que mostram a relação que esses usuários possuem com perfis de marcas dentro da plataforma.
Atualmente, 80% dos instagrammers seguem perfis de negócios dentro do Instagram e 75% deles realizam alguma ação externa (clique no site, por exemplo) após ser impactado por um conteúdo realizado por marcas.
Quase 50% das marcas já utilizam o Instagram para negócios.
Alinhados a uma boa estratégia, os resultados podem ser muito satisfatórios inclusive no engajamento, já que o Instagram tem uma taxa orgânica média de engajamento de 4,21%, superando o Facebook e o Twitter nesse quesito.
Analisando os dados demográficos, a predominância dentro do Instagram é das mulheres, com 68% de usuárias. As pessoas de 18 a 29 anos que utilizam ativamente a internet afirmam possuir contas ativas no Instagram, enquanto que a faixa etária de 30 a 49 anos possui cerca de 33% de instagrammers ativos. Entre os adolescentes, a plataforma é bem popular e 17% deles afirmam que esta é a sua rede social mais importante.
O Instagram é uma rede social muito visual! Priorize imagens bonitas e com boa qualidade. Usar os filtros pode ser uma boa estratégia para melhorar algumas fotos. Segundo pesquisas, o filtro Mayfair atrai mais interações que os demais. Imagens mais claras e sóbrias geram 24% a mais de likes do que as mais escuras.
Use hashtags, mas com moderação. Procure por aquelas que tenham a ver com o seu negócio e que, de alguma forma, façam com que os usuários encontrem seu perfil ao realizarem uma busca. Evite hashtags muito genéricas, elas vão atrair pessoas que nem sempre estarão interessadas na sua marca e assim não criará um bom relacionamento com esse tipo de usuário. Além disso, você pode utilizar hashtags geolocalizadas, elas geram cerca de 79% a mais de engajamento.
Com todos esses dados em mãos, agora é hora de criar uma estratégia para o Instagram que esteja alinhada com a segmentação da sua marca e do seu público dentro da plataforma, para que os resultados sejam atingidos com precisão!