Omnichannel: como funciona a integração das lojas físicas com os e-commerces?

Você ainda encara sua loja física e experiências online como projetos distintos? Mais do que nunca é necessário lembrar que para o consumidor uma pesquisa online pode terminar como uma compra na loja, enquanto uma visita na loja pode despertar o interesse para acompanhar os produtos online. Assim, integrar os esforços, comunicação e objetivos entre os projetos não é mais uma exceção, mas uma realidade.

Consumidores não fazem mais distinções

Se até a década passada a compra física e a online aconteciam em momentos distintos, hoje com a popularização dos dispositivos móveis, conseguir pesquisar e fechar uma comprar em qualquer ambiente é uma possibilidade. Basta pensar na última vez que você foi a uma loja e fez uma pesquisa de preço ou indicações de produtos online, ou quando estava navegando online e quis ir até uma loja para ver o produto “pessoalmente”. Fique tranquilo que não é só você que fez isso: de acordo com o estudo do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz sobre Comparativo do consumo entre lojas físicas e virtuais, 76% das pessoas usam smartphone para pesquisar estabelecimentos próximos de onde estão.

Ainda de acordo com a pesquisa, nove em cada dez consumidores pesquisam o produto ou serviço na internet antes de comprarem em lojas físicas, seja para conferir o preço (nos comparadores de preço) e também pesquisas sobre a qualidade dos produtos e serviços, seja com avaliações de usuários nas redes sociais, blogs ou no Reclame Aqui. A pesquisa indica, que o contrário acontece também: seis em cada dez pessoas vão até a loja física antes de concluir uma compra online, em especial os eletrônicos, calçados, vestuários e cosméticos.

Por que as empresas insistem em separar online x físico?

Mesmo com esses dados, porque muitas marcas insistem em separar as campanhas, objetivos e (principalmente), os resultados obtidos pela loja física e online? Mais do que nunca é importante pensar na comunicação e objetivos de marca como uma unidade, sempre respeitando as particularidades de cada canal, mas que todos tenham o mesmo tom e identidade, para que esse consumidor tenha uma boa percepção, seja quando entrar na loja física ou quando pesquisar sobre a marca nas redes sociais.

Há ainda estratégias que podem fazer com que o físico e o online se complementam, como a opção de retirar o produto comprado online diretamente nas lojas, sem frete, ou facilitar a troca online com o cliente podendo levar o produto até a loja mais próxima. Nesses casos, você pode atrair um potencial cliente que irá valorizar o bom atendimento e pode estar mais disposto a comprar produtos similares. De acordo com a pesquisa da SPC Brasil, as lojas físicas ainda têm vantagem na troca (76% de preferência) e, por serem normalmente associadas com passeios, proporcionam compras mais prazerosas. Uma evidência é que mais consumidores se arrependem de compras online (30%) em comparação com as lojas físicas (20%).

Mais do que nunca, pensar online e offline é indispensável para melhores resultados. Se os objetivos, linguagem e estratégias de comunicação não estão alinhadas, a experiência do consumidor sai prejudicada. Seja online ou offline, é preciso que a marca tenha um objetivo único, tornando as comunicações complementares.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

O que é o Google Suggest e como usá-lo para melhorar o SEO?

O que é o Google Suggest e como usá-lo para melhorar o SEO?

O Google Suggest é uma ferramenta muito útil para o SEO. Ele nos dá informações sobre o que as pessoas

reformular o site

Quantos clientes você perdeu por não reformular o site?

Reformular o site não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade estratégica para empresas que desejam se manter competitivas.
landing pages para campanhas

Porque usar landing pages para campanhas

Criadas como páginas independentes, separadas do site principal da empresa, as landing pages para campanhas são construídas em sua forma

comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor: até que ponto as redes sociais influenciam

89% dos brasileiros afirma que redes sociais aumentam o valor das marcas. Saiba como aproveitar esse novo comportamento do consumidor.
melhor gateway de pagamento

Como escolher o melhor gateway de pagamento para sua loja virtual

Marcas que desejam aproveitar o crescimento do e-commerce para ampliar suas frentes de vendas devem optar por investir no melhor

Adobe Flash Player não terá mas suporte e chega ao fim

Com o final de 2020 chega o fim um dos plug-ins de navegador mais antigos da web: o suporte para

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?