Muitas pessoas não sabem o que são backlinks, mas isso não muda o fato de que eles são responsáveis por trazer usuários para as páginas e melhoram significativamente os resultados de vendas a longo prazo. Se você nunca ouviu falar sobre o assunto ou ainda tem muitas dúvidas, comece pensando naqueles links que complementam a sua leitura e te levam por caminhos estratégicos. Eles ajudam na contextualização, não é?
Grande parte do trabalho digital tem foco em melhorar a experiência do usuário – entender o que são backlinks permite que você utilize a estratégia para esses fins. O uso correto mostra para as pessoas onde elas conseguem encontrar conteúdos que explicam melhor determinados assuntos e termos que foram abordados em seu texto, faz com que permaneçam mais tempo em seu site e gera mais tráfego para a página de vendas.
O que são backlinks?
Chamamos de backlinks aqueles links colocados estrategicamente em um texto para levar o usuário até outra página do blog ou site que tenha um conteúdo complementar ao que ele está lendo. A expectativa é entregar um material de qualidade para o leitor e gerar tráfego para os destinos relacionados.
A partir do momento que você entende o que são backlinks fica mais fácil perceber o potencial da estratégia. Com um trabalho bem direcionado é possível guiar o usuário pela jornada de compra e trabalhar conteúdos de funil de vendas para despertar o desejo de compra. Um outro ponto forte dos backlinks é que os buscadores entendem o link como uma recomendação, indicando que o seu conteúdo é de qualidade. Assim, a cada link recebido os sites ganham mais autoridade e têm mais chances de conquistar bons rankings.
Agora que você já sabe o que são backlinks, entenda porque você deve criar uma estratégia para sua marca!
Se os backlinks funcionam como uma referência para a sua página e influenciam muito na autoridade, nada mais justo do que estruturar ações para potencializar os resultados. A partir do momento que você consegue uma boa quantidade de links, mais forte será o trabalho de fortalecimento de marca e construção de relacionamentos.
Quem deseja começar uma estratégia de backlinks deve se preocupar em ter um site atrativo para isso. Como você espera que alguém faça referência a sua página se ela não está bem formada? Prepare o espaço antes de convidar os parceiros!
Como começar uma estratégia de backlinks?
Tenha objetivos claros
Partindo do princípio de que os backlinks podem trazer mais de um benefício, você deve direcionar sua estratégia para alcançar um objetivo final específico. O trabalho pode ser focado em melhorar o seu posicionamento em SEO de um endereço, aumentar o reconhecimento da marca ou conquistar tráfego e visibilidade.
Imagine que o seu objetivo é rankear uma página sobre bolsas estampadas. Você priorizará links para esta página usando palavras-chave como “bolsas estampadas” ou variações da palavra-chave como “materiais para bolsas estampadas”. Se a meta for aumentar o tráfego, você evitará palavras-chave idênticas e utilizará um texto que convença o usuário a clicar.
Identifique os pontos fortes do seu trabalho
As estratégias de backlinks são baseadas em um sistema de trocas, por isso, você precisa saber o que tem de interessante para oferecer e trabalhar em cima disso na hora de escrever um texto para o blog. Muitas pessoas acham que tudo o que podem entregar é apenas uma troca de links, mas quando a visão vai além do comum, é fácil perceber que existem coisas mais valiosas.
Os diferenciais mais atrativos são:
- Conteúdo: informações interessantes e de qualidade para que o parceiro queira mostrar para a persona dele;
- Dados: dados inéditos para o mercado, por exemplo, uma pesquisa exclusiva feita pela sua empresa;
- Produto: oferecer um mês gratuito da sua ferramenta em troca de um link, por exemplo;
- Equipe: profissionais da sua equipe que são referências no mercado podem ser atrativos, por exemplo, para participar participando de webinars ou entrevistas.
Priorize bons parceiros
Muito mais do que entender o que são backlinks, você precisa saber como valorizar sua estratégia. Os parceiros escolhidos falam muito sobre o trabalho, por isso, considere os seguintes fatores: se o mercado e os assuntos abordados são similares; a reputação da empresa e pessoas envolvidas; se as personas são semelhantes; probabilidade de linkagem.
Imagine que você tem uma empresa de alimentação e precisa divulgar um material com dicas de receitas práticas. Nesse caso, potenciais parceiros podem ser blogs de comida, sites de receitas ou blogs com temáticas familiares. Quanto mais afinidade houver entre os temas, mais vantajosa será a parceria!
Como identificar um bom backlink?
Depois de entender o que são backlinks, você deve ser capaz de identificar a característica de um bom backlink. Isso fará a diferença para o seu trabalho digital.
De maneira geral, um backlink interessante é composto por:
- Autoridade do Domínio e da Página;
- Links naturais;
- Texto âncora;
- Tipo do link: nofollow/follow;
- Posição do link na página;
- Link textual ou de imagem;
- Novo domínio.
Conquistar links envolve ter um conteúdo excelente e uma presença digital cativante. É por isso que ter uma estratégia eficaz é um passo tão importante para alcançar as melhores posições nos motores de busca e que traz benefícios variados para a marca. Agora que você já sabe o que são backlinks, não deixe de desenvolver um bom trabalho!
Ainda tem dúvidas a respeito dos backlinks?
Fale com a equipe Webcompany Marketing Digital!