Existem algumas boas práticas do Google que devem ser respeitadas para que seu site não sofra penalizações ao aparecer neste mecanismo de busca, que é o mais acessado pelos usuários no mundo! Atrair mais acessos é sempre importante, mas isso só deve ser feito de forma correta, utilizando técnicas como as de SEO, por exemplo. Agora, veja o que NÃO fazer em um site de acordo com o Google:
Conteúdo de baixa qualidade
Ao acessar um site, você espera encontrar o conteúdo que está procurando com qualidade, certo? O Google também pensa assim. Conteúdos relevantes melhoram a experiência do usuário e faz com que ele fique bastante tempo em seu site. É importante que seu conteúdo seja único e bem estruturado, usando as técnicas de SEO. ? Se o site possui apenas conteúdos replicados ou somente publicidade, ele é penalizado pelo Google.
Cloaking
O usuário busca por um tipo de informação e o Google aponta os sites com maior chances de ter o que ele procura. ? Cloaking é a prática errada de camuflar conteúdo do site. Ele apresenta para os mecanismos de pesquisa uma página em HTML diferente do que é realmente mostrado para o usuário que acessa o site.
Keyword Stuffing
O uso de palavras-chave é importante para que o site seja encontrado de acordo com as pesquisas relacionadas ao conteúdo. Porém, existe a prática muito comum de usar outras palavras-chave camufladas no meio do conteúdo que nada têm a ver com aquele site, apenas para atrair qualquer tipo de visita. ? O Google consegue identificar essa prática e o site também é punido.
Texto Oculto
Textos ocultos podem ser feitos de várias formas, deixar na cor branca para se misturar com o fundo é uma das opções mais comuns. O que muita gente não sabe é que os mecanismos de busca conseguem ler esse tipo de texto, então o site é penalizado. Novamente, o Google gosta de ver exatamente o que o usuário vê. ? Não esconda um texto ou qualquer outra coisa que dificulte a experiência dos visitantes!
Pirataria
Sites que incentivam a pirataria ou comercializam produtos pirateados também sofrem punições severas dos mecanismos de busca, visto que essa é uma prática ilegal.
Muitos anúncios e layout pesado
Se um site tem muitos anúncios ou um layout pesado que dificultem o acesso ao conteúdo integral, ele também será punido pelo Google e automaticamente terá uma classificação mais baixa nos resultados orgânicos.
Links pagos e spam
Não há problemas em utilizar links pagos em outros sites desde que eles sejam apontados como tal para o Google. ? Adicionar links em outras páginas com ajuda de softwares automatizados são considerados spam e podem trazer problemas para você na classificação de resultados de uma pesquisa.
Ou seja, tudo mostra que a experiência do usuário a parte mais importante de um site. Entregar um conteúdo que seja relevante para ele, ter um layout que seja objetivo e agradável, não utilizar práticas indevidas.
Quer um site relevante para o usuário e com desempenho superior em pesquisas orgânicas?