Quando uma marca passa a trabalhar com otimização para motores de busca, em outras palavras, o SEO, um dos pontos que mais exigem atenção é a escolha do termos, por isso você precisa saber o que é palavra-chave.
As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras, formadas pela forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores esperando encontrar resposta para seus problemas. Imagine que toda pesquisa no Google começa com uma palavra para apresentar a dúvida ao mecanismo. Por exemplo, se você precisa saber sobre palavras-chave, sua pesquisa provavelmente será “o que é palavra-chave”.
Como a palavra-chave é utilizada nas estratégias de marketing digital?
Todo profissional de comunicação e marketing precisa ter na ponta da língua o que é palavra-chave, pois são esses termos que direcionam o trabalho de conteúdo nas páginas, blogs e sites, além de servir como forma de personalizar anúncios pagos.
Na produção de conteúdo, utilizar a palavra-chave correta significa que você está dizendo ao mecanismo de busca que tem a resposta ideal para a pergunta daquele usuário. Se o seu conteúdo for produzido de forma otimizada e o termo for escolhido corretamente, ele provavelmente será exibido para a pessoa que realizou a busca por aquela palavra-chave. É por isso que a palavra-chave é uma ferramenta que ajudam muito o marketing de conteúdo.
Saber trabalhar com as palavra-chave corretamente contribui para o sucesso das estratégias de Inbound Marketing
Já falamos anteriormente que o trabalho de Marketing de Conteúdo só tem a ganhar com o uso das palavras-chave, mas se o trabalho é pautado nos conceitos de Inbound Marketing, levando em consideração o funil de vendas e a jornada do consumidor, os resultados são ainda melhores.
Pense que você tem um funil de conversão com etapas definidas, o que significa que existem diferentes tipos de público com diferentes tipos de perguntas. Quem está no topo ainda está querendo saber sobre itens básicos referentes ao universo da sua área de atuação. Já quem está no meio, provavelmente busca por informações entre diferentes marcas para decidir quais benefícios parecem mais vantajosos. Quem está no fundo, quase adquirindo o produto ou serviço, precisa saber que está tomando a decisão correta ao optar pela sua empresa.
Cada uma dessas pessoas que estão em diferentes etapas do funil de vendas possuem dúvidas específicas e estão buscando de forma diferente no Google. É por isso que você precisa trabalhar com palavras-chave diferentes em cada etapa na hora de produzir material.
O papel do conteúdo dentro das estratégias de Inbound Marketing é focar em oferecer informações relevantes em cada fase do usuário, para que ele se encante com a sua capacidade de responder às questões e, a partir delas, passem a construir uma relação de confiança junto à sua empresa.
Agora que você já sabe o que é palavra-chave, não deixe de incluí-la em seu planejamento de marketing digital, para assim conquistar mais espaço na vida dos seus potenciais clientes. Conte com a Webcompany para desenvolver uma programação de conteúdo adequado à sua necessidade!