O que é Metaverso?

Muito se engana quem acha que o Metaverso foi dito pela primeira vez pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, ao anunciar que a plataforma passaria a se chamar Meta. A primeira vez que o termo fora citado foi em 1980, no livro da literatura cyberpunk, “Snow Crash’”, escrito por Neal Stephenson, que conta a história de Hiro Protagonist, personagem que na “vida real” é um entregador de pizza, mas no mundo virtual – chamado na história de metaverso – é um samurai.

Podemos encontrar outros exemplos do Metaverso, como no livro e também filme, “Ready Player One”, (Jogador Número 1). Na obra, os personagens vivem em um mundo distópico e, para fugir da realidade, costumam passar horas e horas no OASIS, um simulador virtual que dá a eles a possibilidade de serem o que bem entenderem.

O Metaverso é utilizado como, por exemplo, nos óculos de realidade virtual. O uso desse instrumento “teletransporta” a pessoa para um mundo que existe, mas que não está ao nosso alcance no mundo real.

Como o Metaverso vai mudar o consumo das pessoas?

Por ser uma realidade cada vez mais palpável, o Metaverso promete revolucionar a forma de consumo que temos hoje no entretenimento, em produtos e em serviços. Um exemplo disso é a marca de roupas Balenciaga, que fechou uma parceria com o jogo Fortnite para levar as suas peças para os jogadores customizarem os seus avatares.

A marca de tênis Vans também fez uma parceria com a Roblox (plataforma que une pessoas através de experiências compartilhadas) para o lançamento do “Mundo Vans”, em que é possível criar estilos diversos por meio de um programa de customização de tênis e de uma skate shop, além de comprar produtos na experiência.

Metaverso e o Marketing Digital

O Metaverso possibilita ações mais imersivas e contextualizadas para o relacionamento das marcas com o seu público, como:

Atendimento humanizado digital

Muitos contatos e interações que ocorrem atualmente no ambiente online acabam dando de encontro com o desejo por um contato humanizado. No Metaverso isso é possível através da criação de avatares de atendimento, que estão interagindo com consumidores, dando a sensação de presença. Há uma diminuição da racionalidade da compra online, muitas vezes focada apenas no produto, preço e promoção, trazendo mais emoção ao momento da compra.

Exploração de novos espaços

Além de fazer estratégias nas redes sociais para a divulgação do seu produto ou serviço, você também pode ir além e fazer com que o público engaje com a sua marca através de experiências no Metaverso (como no caso citado da Vans e Balenciaga).

Social commerce 2.0

Quando falamos em social commerce, sabemos que ainda há muito para evoluir. No Metaverso, esse tipo de compra será ainda mais imersiva. Mas, para que a jornada do consumidor seja eficaz, é preciso melhorar as experiências de compra.

Portanto, perceba como essa mudança que o Metaverso oferece pode ser desafiadora, especialmente para pequenos negócios. Por isso, com a ajuda de especialistas no marketing digital você pode conhecer um pouco mais sobre como a sua marca pode migrar para o Metaverso!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

conversão de clientes

Conversão de clientes: como vender mais com inbound marketing

Conversão de clientes, negócios fechados, vendas realizadas, cada empresa tem seu termo para explicar e comemorar a entrada de novos

Saiba como o chatbot pode aproveitar os micro-momentos

Há muito tempo os avanços tecnológicos têm mudado os hábitos de consumo das pessoas e muito tem se ouvido falar

seo para mobile

Saiba porque sua marca precisa investir no SEO para mobile

Com o aumento dos acessos à internet via celular, estão surgindo novos desafios e oportunidades dentro do marketing digital. Entre

trafego pago para empresas

O básico do tráfego pago para empresas que todo empreendedor precisa saber

O tráfego pago para empresas revolucionou a maneira como organizações de todos os portes alcançam seus clientes ideais. Conheça!
jornada de compra do B2B

Por dentro da Jornada de compra do B2B

Se você pretende começar 2021 direcionando seu trabalho e investimento de marketing digital de forma mais efetiva, sugerimos que comece

chatbot gratis

Chatbot grátis: restrições que podem prejudicar o seu negócio

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de bots de conversas, há inúmeros tutoriais e softwares para criação