Uso das redes sociais no Brasil: o poder das redes no cotidiano dos brasileiros

O uso das redes sociais no brasil tem aumentado a cada ano, em consequência do aumento dos usuários com acesso a internet. Um levantamento divulgado em 2018 pelo IBGE aponta que sete a cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais. O resultado indica que o celular é o aparelho mais utilizado para o acesso – 98% dos entrevistados dizem utilizar o telefone móvel para navegar pela rede digital.

O relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite,  constatou que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. 89% dos entrevistados confirmam o que os especialistas já sabiam: o uso das redes sociais no Brasil tem um viés comercial: os usuários diariamente buscam por um serviço ou produto pela internet.

Outra pesquisa  realizada pelo portal Cupom Válido com dados da Statista, revelou que o Brasil é um dos países com maior média de tempo de utilização diária, ultrapassando a marca de 3 horas por dia conectados.

Quando comparado à média mundial, que é de 145 minutos por dia, o tempo de uso das redes sociais dos brasileiros é 55% maior. A mesma pesquisa também destacou as preferências dos usuários do Brasil. O Facebook lidera a lista, com 51% dos participantes do levantamento apontando a rede social como preferida. Em segundo lugar fica o Instagram com 14%, seguido pelo Twitter (13%) e Pinterest (12%)

O brasileiro não é apegado apenas às redes sociais tradicionais. Por quatro meses, o Brasil foi o país que mais realizou downloads do TikTok, nova rede social que virou sensação entre o público mais jovem e os brasileiros representam aproximadamente 10% do total de seus usuários.

Uso das redes sociais no Brasil: comportamento dos usuários

>>>> Entenda o comportamento das mulheres nas redes sociais

Um estudo realizado em junho de 2016 pelo Instituto Qualibest, traçou o perfil de uso das redes sociais no Brasil. Confira os dados!

Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%. As mídias digitais já passam a assumir um forte papel nas estratégias de marketing das empresas, sendo que 37% das pessoas compram um produto por terem visto ele na TV, contra 29% que compram por terem visto o produto primeiro na internet, conforme aponta o mesmo relatório.

No geral, as pessoas costumam curtir, se informar e compartilhar conteúdo, como as principais ações nas redes sociais. As mulheres publicam mais selfies do que os homens (49% x 32%) e mais mensagens de autoajuda (48% x 37%).

Entre os destaques do que os brasileiros mais compartilham estão:

  • momentos especiais (58%)
  • vídeos e imagens divertidas (53%)
  • notícias importantes/novidades tecnológicas (52%)
  • mensagens positivas e de autoajuda (43%)
  • piadas ou brincadeiras (42%)

Uso das redes sociais no Brasil: curiosidades

  • Quando se trata do uso das redes sociais no Brasil, as mulheres e a classe A influenciam nos números do Instagram: ambas com 66% de acesso.
  • O Instagram cresceu consideravelmente nos últimos anos: saiu dos 700 milhões de usuários em 2017 para 1 bilhão de usuários em 2018, no mundo.
  • O Twitter é mais acessado (50%) pela classe A e menos acessado pelos mais velhos: 31% dos 37% do total.
  • Spotify é influenciado pelos mais jovens (27%) e a classe A representa 30%, 21% do total da amostra. Em um relatório divulgado pela rede social, foi divulgado que os usuários passam mais de 2 horas por dia na plataforma.
  • Passam o dia todo conectados: 64% WhatsApp, 43% Facebook e 26% Instagram.
  • Youtube se destaca por ser visto em duas horas e meia por dia (30%); Além disso, a rede social fechou o ano com 400 milhões de perfis cadastrados.
  • 37% dos que acessam o LinkedIn dizem não acessar todos os dias.
  • O WhatsApp ganha cada vez mais relevância nas pesquisas de uso das redes sociais no Brasil – em 2018, ele atingiu o número de 1, 5 bilhão de usuários.
  • Redes sociais no trabalho (acesso para uso pessoal): 26% ficam conectados mais de 3 horas e 32% acessam apenas 30 minutos por dia.
  • Classe C (39%) que diz acessar até 30 minutos por dia enquanto a Classe A (33%) diz ficar conectada mais de 3 horas.

Fontes: Qualibest/AdNews/Goobec

Entender o uso das redes sociais no Brasil é fundamental para avaliar como o seu público se relaciona com as principais redes e aproveitar as oportunidades que cada plataforma oferece. Pesquise mais sobre os hábitos da sua audiência e trabalhe para participar de suas experiências online.

Entre em contato com a gente. Nossa equipe está à disposição para ajudar a desenvolver a melhor estratégia digital para sua empresa!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

estratégia de marketing digital

Sua estratégia de marketing digital está funcionando?

Descubra como analisar sua estratégia de marketing digital verificando aumento no tráfego, leads e conversões para avaliar seu sucesso online.

A importância do SAC 2.0 para as marcas

Confira o crescimento do atendimento nos canais digitais e entenda o potencial do sac 2.0
rankeamento do Google

7 principais fatores de rankeamento do Google

Saber mais sobre os principais fatores de rankeamento do Google e como eles afetam a visibilidade de seu site e

Web design o que é: entenda como ele é fundamental para melhorar as conversões em seu site

Para entender melhor web design o que é, tente pensar nele como a extensão prática do design, de forma que

chat online no seu site

Por que você deveria colocar chat online no seu site?

Nos dias de hoje, ninguém quer ficar esperando horas por uma resposta. Queremos tudo para ontem, não é? E é

concorrência

Entenda sua concorrência e construa estratégias B2B mais eficientes

Descubra como entender sua concorrência pode revelar oportunidades, renovar sua estratégia de conteúdo e tornar seu marketing mais eficaz.