Como funcionam as campanhas de rede de pesquisa do Google Adwords

Indispensável na estratégia de marketing digital, o Google Adwords é ideal para empresas que desejam aumentar suas vendas on-line ou melhorar o tráfego em seu site. Afinal, como funcionam as campanhas de rede de pesquisa do Google Adwords?

O serviço de links patrocinados do Google relaciona palavras-chaves e faz com que sua empresa seja encontrada quando seus clientes estiverem pesquisando sobre o produto ou serviço que você oferece. Por isso depende de uma demanda passiva, ou seja, de pessoas pesquisando por determinado assunto, serviço ou produto, rentabilizando a demanda. Para otimizar os resultados, é possível segmentar os anúncios para clientes em determinados por dias, horários, dispositivos, países, cidades, o que faz com que a ferramenta seja uma das mais importantes dentro das estratégias de uma empresa.

A campanha de Google Adwords é uma das formas mais justas de divulgação, onde você paga somente pelos resultados obtidos. Essa cobrança pode ser feita por CPC (custo por clique), um formato de cobrança que revolucionou o mercado de mídia digital no mundo, uma vez que os principais formatos mais antigos presentes em portais trabalhavam com CPM (custo por mil). A diferença é bem simples, enquanto um você paga pelos cliques no outro você paga apenas para aparecer, chamando a atenção do seu usuário ou não, para uma analogia é como se você anunciasse em uma revista porém só pagasse por pessoa que tivesse lido seu anúncio, ou buscasse mais informações sobre sua empresa.

Os anúncios também podem ser feitos na rede de pesquisa, display, youtube ou aplicativo. Em todas as opções o Google Adwords funciona como um leilão, onde, sua empresa disputará com outras empresas uma palavra-chave. Ao iniciar a campanha você dá um lance, para colocar o seu anúncio dentro de um grupo formado de acordo com as palavras-chaves utilizadas, a seleção é feita com base no valor investido e histórico de qualidade do anunciante. Com o Google Adwords você decide o quanto está disposto a investir! É possível iniciar com um orçamento diário e modificar no decorrer da campanha de acordo com a sua disponibilidade.

Outro ponto é a flexibilidade para mudanças você pode ajustar suas opções de segmentação e criativos dos anúncios praticamente em tempo real, dependendo apenas de uma aprovação feita por algoritmos do Google que acontece em minutos, com isso tem a possibilidade de ao longo da campanha ir realizando ajustes de acordo com os resultados obtidos, algo que não é possível após a compra de uma mídia off por exemplo, ou quando é possível temos um tempo longo de resposta.

Como os resultados são visíveis a curto prazo mais anunciantes tiveram interesse pela ferramenta, porém mesmo sendo tão concorrido temos custos melhores do que os tradicionais formatos. Uma das vantagens do serviço também é a possibilidade de mensuração. Com ele é possível avaliar o retorno sobre investimento (ROI), quantidade de cliques, impressões registradas e índice de conversão. Com a segmentação feita corretamente e análise recorrente dos resultados, suas estratégias serão assertivas e os resultados cada vez melhores.

A essa altura, você deve conseguir imaginar que o potencial que o Adwords oferece é enorme! Confira a estratégia mais indicada para sua empresa com a gente!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email