Consumidores querem informações rápidas para tomarem decisões. Para isso, manter a presença digital é cada vez mais indispensável.
Aquela época em que as pessoas consumiam qualquer produto por falta de variedade ou informação já terminou: hoje com apenas alguns cliques é possível pesquisar o melhor preço, concorrentes e comentários sobre os produtos ou serviços desejados.
Nesse cenário o imediatismo está tomando o lugar da relevância e ter uma presença online bem construída é um fator decisivo para ajudar os possíveis clientes a tomarem melhores decisões.
Os micro-momentos do Google
É fato que os consumidores estão cada vez mais impacientes e cobram que as marcas sigam essa necessidade. Bem menos dispostos a esperar, é indispensável estar presente online e, mais do que qualidade, eles esperam que você seja rápido, já que mais de 53% dos usuários abandonam sites que demoram mais de três segundos para carregar, de acordo com o Google.
Assim, é necessário estar na tela do celular do cliente quando ele estiver pesquisando sobre seu produto e oferecer rapidamente, em apenas alguns segundos, as informações primordiais que ele pesquisa, seja a localização, diferenciais, promoções…
Definidos como “micro-momentos” pelo Google, essa tendência de estar no momento certo em que seu cliente está pesquisando sobre você vai muito além da experiência online: a pesquisa do Google indicou que 82% dos usuários de smartphones utilizam o telefone para pesquisarem sobre os produtos enquanto adquirem, mesmo nas lojas físicas.
Como aproveitar essa tendência?
Para as marcas, aproveitar os micro-momentos é pensar na sua comunicação com o “poder do agora” e estar presente na tela do seu cliente enquanto ele está envolvido ou interessado no seu produto. Na prática, isso significa que era das grandes campanhas está migrando para algo mais personalizado e inteligente, no qual ao invés de anunciar apenas em um meio de massa para milhões de pessoas, busca-se estar presente no celular de quem já tem interesse, pesquisou ou consome seus produtos.
Pense que você está buscando por “restaurante japonês” na sua cidade logo depois do trabalho, com a expectativa de conhecer um lugar novo. Possivelmente você vai abrir apenas as primeiras opções que aparecerem na busca, esperando que o canal seja adaptado para sua tela de celular e tenha, rapidamente, as informações básicas de cardápio, horário de funcionamento, localização, serviços oferecidos, canais de contato, redes sociais… o restaurante que não estiver online e com os dados atualizados, possivelmente, já perdeu a possibilidade de receber esse visitante.
Para conseguir essa “façanha” é necessário pensar na presença digital de maneira completa, desde a posição que você ocupa nas pesquisas dos buscadores, até as interações de SAC recebidas pelo Facebook Messenger. Dessa forma, ter um site com boa navegação no mobile, segmentar anúncios para o público correto e testar a velocidade da navegação dentro do seu site são apenas alguns dos pontos de partida para estar, efetivamente, ajudando o cliente a tomar uma decisão quando ele realmente precisa.
Por isso, mais do que nunca, ter presença online vai muito além de criar diversos canais de contato, mas exigirá um posicionamento real para estar disponível quando o cliente precisar de você e suas informações.