Um dos maiores impedimentos para contratar um escritório de advocacia é a falta de presença online, então garantir que você esteja online e fácil de encontrar será uma ótima maneira de atrair uma base de clientes maior.O marketing em redes sociais para advogados é uma estratégia poderosa para diversos setores – e a advocacia é um deles. Se você está procurando maneiras de crescer seu escritório de advocacia, aumentar a visibilidade da sua marca e interagir com seu público, as redes sociais são o canal perfeito.
Benefícios do Marketing em Redes Sociais para Advogados
Além da necessidade de uma presença online para atrair clientes, quais outros benefícios as redes sociais podem trazer para um escritório de advocacia?
Obtenha Mais Clientes
O marketing nas redes sociais pode aumentar significativamente a visibilidade da sua marca, resultando em um aumento nas consultas de novos clientes. Se você está procurando expandir seu escritório de advocacia, o marketing em redes sociais pode ser a estratégia perfeita para ajudar.
Construa Reconhecimento e Credibilidade
Certifique-se de que mais pessoas no seu público-alvo saibam que seu escritório de advocacia existe. As redes sociais são incríveis para aumentar o reconhecimento da marca, ajudando a crescer uma base de seguidores e se manter em destaque. Além disso, se você criar conteúdo valioso, aumentará sua credibilidade e se tornará a pessoa de referência para conselhos jurídicos.
Monitore os Concorrentes
As redes sociais também podem ajudar a monitorar seus concorrentes. Veja o que eles estão fazendo em seus próprios perfis de redes sociais, novas contratações, serviços oferecidos e mais.
Como Construir uma Estratégia de Redes Sociais para seu Escritório de Advocacia
Agora que você sabe a importância do marketing em redes sociais para advogados, vamos falar sobre a estratégia. Siga estes passos para construir a sua:
1. Defina Seus Objetivos
O primeiro passo em toda estratégia ou plano – seu plano de negócios, estratégia de publicidade, etc. – é sempre determinar seus objetivos gerais. O que você espera alcançar através das redes sociais? Os objetivos comuns de marketing em redes sociais para advogados incluem:
- Aumentar a divulgação de sua marca
- Gerar tráfego para seu site
- Conquistar novos clientes
- Descobrir mais sobre seu público
- Compartilhar conselhos jurídicos básicos e educação
- Recrutar novos membros para a equipe
Você pode ter múltiplos objetivos, mas o restante da sua estratégia – incluindo as plataformas que você escolhe e o conteúdo que você cria – será construído em torno desses objetivos.
2. Escolha as Plataformas Certas
Em seguida, decida quais plataformas você quer usar para seu marketing. Plataformas comuns usadas por advogados e escritórios de advocacia incluem:
O Facebook é uma ótima plataforma para todos os tipos de conteúdo. Você deve configurar sua Página do Facebook com todas as informações pertinentes sobre seu negócio, mantendo-a atualizada constantemente com links do seu site, fotos e gráficos, vídeos e outras informações interessantes relacionadas ao seu escritório de advocacia. Use para testemunhais, links para conteúdo do blog, ofertas de serviços e fotos do escritório.
O Instagram é uma plataforma muito mais visual, então você só deve manter uma presença aqui se tiver a capacidade de tirar fotos ou criar gráficos consistentemente para adicionar ao seu feed, trazendo videos curtos ou conteúdos curtos e informativos, além de ofertas de serviços.
X/Twitter
X, anteriormente conhecido como Twitter, é conhecido há muito tempo por seus tweets de formato curto. Embora usuários premium possam agora compartilhar postagens mais longas do que os tradicionais 280 caracteres, muitos usuários ainda aderem ao conteúdo de formato curto. Compartilhe conteúdo no X/Twitter como artigos de notícias relacionados ao seu tipo de direito, links para conteúdo do blog, ofertas de serviços, fotos e testemunhais.
LinkedIn é uma plataforma mais corporativa, perfeita para escritórios de advocacia B2B. No entanto, aqueles que representam indivíduos também podem ver sucesso nesta rede. O LinkedIn é a plataforma perfeita para conteúdos como links para conteúdo do blog, atualizações da empresa, textos longos, ofertas de serviço e postagens de vagas.
TikTok
TikTok é uma plataforma de redes sociais muito menos séria. Só use se você for capaz de criar videos educacionais, trazendo conteúdo informativo e respondendo dúvidas de seus clientes usuais.
YouTube
No YouTube você deve compartilhar conteúdo de formato mais longo, mais sério e mais informativo, como vídeos educacionais, explicativos e promocionais.
Depois de decidir as plataformas que você quer usar, crie suas contas, depois otimize-as com o mesmo nome de usuário/nome da conta (correspondente ao nome do seu escritório), uma foto de perfil (do seu logotipo) e uma bio que explique exatamente o que seu escritório faz e os tipos de clientes que você representa.
3. Crie um Plano de Conteúdo
O próximo passo é criar o plano de conteúdo do seu escritório de advocacia. Você já viu os tipos de conteúdo que precisa criar para cada plataforma. Agora é hora de escolher quais tipos fazem mais sentido para seu tipo de direito, bem como para sua equipe.
Por exemplo, devido à natureza desses escritórios, o direito de defesa criminal provavelmente tem menos conteúdo educacional do que um escritório de advocacia que trabalha com testamentos e propriedades ou um escritório que ajuda com compensação de trabalhadores ou lesões pessoais. Então, um advogado de defesa criminal pode focar em conteúdo de formato curto, enquanto os outros podem escolher conteúdo de formato longo.
Se você é novo no marketing em redes sociais, pode querer criar algumas ideias antes de começar a criar seu calendário de conteúdo. Caso contrário, comece a juntar suas ideias de postagens para redes sociais. Cada postagem precisará, no mínimo, de uma legenda envolvente. A maioria das postagens também precisará de algum tipo de mídia para acompanhar a legenda, como uma foto, gráfico, vídeo ou link.
Para facilitar seu dia a dia, você pode contar com a ajuda dos especialistas de uma agência de marketing digital como a Webcompany para criar todo seu calendário de conteúdo para redes sociais e publicar em seus perfis, com toda a estratégia definida.
4. Promova Seu Conteúdo
Algumas plataformas permitem que você promova ou impulsione postagens existentes. Outras permitem criar anúncios separados que podem ser usados tanto para aumentar a conscientização da marca e aumentar seguidores nas redes sociais quanto para promover seus serviços com o objetivo de gerar novos leads e clientes.
O marketing orgânico nas redes sociais só pode levar você até certo ponto. Toda estratégia de redes sociais pode se beneficiar da incorporação de anúncios pagos também. Decida qual orçamento de publicidade você está confortável em usar a cada mês e aloque-o nas suas melhores plataformas de redes sociais.
5. Analise Seu Desempenho
Finalmente, analise seu desempenho. Cada uma das plataformas de redes sociais que recomendamos usar para advogados tem suas próprias análises integradas – mas você também pode utilizar a ajuda de uma ferramenta de análise de redes sociais de terceiros que pode fornecer todos os seus insights em um único painel.
Olhar suas análises de redes sociais pode ajudar a descobrir informações importantes, como os tipos de conteúdo que seu público gosta mais, quais suas principais plataformas de redes sociais e quantos leads e conversões você está gerando através delas.
Você pode usar essas informações para adaptar sua estratégia. Crie mais conteúdo que seu público gosta. Passe menos tempo em uma plataforma que não está funcionando. Faça as mudanças necessárias para garantir o sucesso.
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