Marketing digital para franquias: como ter sucesso

O marketing digital para franquias vem tendo um papel cada vez mais importante no escopo do negócio, tanto na aquisição de novos franquiados quanto em alavancar as franquias já existentes.

De uns anos para cá, redes de franquias e franqueados passaram a ter uma atuação mais agressiva em termos de marketing digital. As previsões apontam um avanço significativo nas ações, pois a presença online e o bom relacionamento com o cliente serão fatores decisivos para atrair interessados e gerar negócios. É interessante perceber que a versatilidade do marketing de franquias permite que a empresa aumente seu lucro enquanto fideliza a cartela de clientes conquistada até então.

Não se trata mais de apenas deixar que os clientes venham às unidades franqueadas para verem seus produtos e serviços de uma forma passiva, é hora de mostrar os diferenciais nos canais digitais, e fazer isso de maneira muito ativa e profissional para competir com o grande número de ofertas no mercado.

Como funciona o Marketing Digital para franquias?

O marketing digital já dita as regras de comunicação e vendas de empresas de qualquer segmento há alguns anos. Isso não seria diferente com as franquias! É necessário utilizar todos os meios disponíveis para atrair a atenção do público-alvo em meio a tantas ofertas na internet e criar uma lembrança na sua mente.

A base para o sucesso do marketing digital para franquias é definir objetivos. A partir do momento que você sabe quais são os pontos a serem atingidos,  você pode escolher os canais mais adequados, produzir conteúdos estratégicos, explorar as técnicas de SEO, mídia digital e elaborar anúncios e criativos que convertam.

5 dicas de marketing digital para franquias para você explorar

1 – Definição de estratégias e plano de ação
Sem um bom planejamento o marketing digital para franquias pode perder seu potencial. O primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico principal, que deve incluir os principais objetivos, mão de obra disponível, recursos para investimento e qualquer outra informação importante para a execução do trabalho.

Lembrando que os objetivos podem variar de empresa para empresa. Os mais comuns são: Branding – Reconhecimento de marca; Estar bem posicionado nos mecanismos de busca; Estreitamento de relacionamento com clientes; Geração de leads.

O caminho para alcançar qualquer uma dessas metas é justamente a elaboração de um plano de marketing digital para franquias diversificado, onde deve ser feita uma análise do ambiente em que a marca está inserida e o público-alvo que ela deseja impactar.

2 – Definição do mix de canais a serem utilizados
Determinar os canais digitais que serão utilizados em sua estratégia é outro ponto importante em termos de marketing digital. Os espaços adotados vão depender muito do modelo de negócio, do setor e também da dimensão em que se está trabalhando.

No marketing digital para franquias, o branding e divulgação de promoções sazonais e lançamentos costumam ser os objetivos principais. Por isso, ações de marketing através da rede de display do Google Ads, por exemplo, são as mais indicadas, pois promovem uma ótima exposição da marca em diversos sites e blogs parceiros do Google.

Já as redes sociais, plataformas como Facebook Ads e Instagram Ads são as mais indicadas, por sua capacidade de segmentação de público por características demográficas e interesses. Todos os formatos de mídia devem ser considerados na hora da comunicação.

3 – Marketing de busca
A busca tem seu valor dentro das estratégias de marketing digital para franquias. Ser encontrado nas pesquisas feitas nos grandes buscadores é fundamental para qualquer tipo de negócio. No caso dos franqueados, se o objetivo for o de aquisição de leads, a preocupação deve ser de aparecer em pesquisas feitas por palavras-chave relacionadas aos seus serviços e produtos.

As técnicas de Search Engine Optimization – SEO, em seus diversos níveis, e links patrocinados são as grandes responsáveis pela exposição nas pesquisas. Em termos de posicionamentos regionais, o foco deve ser o SEO Local, com destaque para o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que oferece um excepcional grau de exposição quando utilizada da maneira correta.

4 – Redes sociais
Buscar ter sucesso na internet sem considerar o poder das redes sociais no cotidiano do brasileiro é impossível, principalmente porque esse é um dos principais canais de comunicação com o público nos dias de hoje. Os perfis podem ter estratégias específicas, entre elas:

Para o relacionamento: usar as mídias sociais para criar laços de relacionamento, fidelização e atendimento com os clientes atuais da marca;

Para propagar produtos e serviços: fazer a divulgação da marca, seus produtos e serviços, de forma segmentada nas maiores redes sociais, como Facebook e Instagram.
Uma das grandes vantagens das redes sociais é a possibilidade de segmentação específica na hora de veicular seus anúncios. Os filtros demográficos e de interesses são recursos poderosos que as pequenas empresas têm para otimização do investimento no marketing digital para franquias, selecionando uma geolocalização específica para cada unidade franqueada por exemplo.

Ter uma presença profissional, com uma estratégia de redes sociais bem definida e alinhada aos valores da empresa são caminhos a serem adotados, pois agregam mais confiança e credibilidade a franquia.

5 – Flexibilização por parte dos franqueadores
Uma das principais tendências do marketing digital em 2021 é que o marketing deve transparecer a cultura do negócio nas suas campanhas. O desafio do marketing digital para franquias está na limitação dos franqueados, ou seja, é preciso ter jogo de cintura para se destacar dentro do possível.

O ideal é buscar uma equipe preparada para avaliar as circunstâncias da marca e fornecer uma estratégia personalizada para o caso. Ter limites não significa não poder fazer um bom trabalho, você apenas precisará pensar um pouco mais a respeito das suas possibilidades no digital. Pequenas adequações devem sem consideradas levando em conta o local onde a franquia está inserida, adequando linguagem e até mesmo investimentos maiores ou menores considerando a  concorrência no loca.

Com o mercado e o comportamento do consumidor mudando, o marketing digital para franquias será cada vez mais importante para trazer resultados para as empresas. Com uma presença digital bem estabelecida, os franqueados podem aumentar o faturamento e as redes de franquias conquistar novas unidades.

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