Ser referência no meio online, com um site bem estruturado, conteúdos que engajam nas redes sociais, estar no topo dos buscadores e ainda conseguir aumentar as vendas se tornou uma meta para diversas empresas. Só em 2018 houve um aumento de 8,9% nos investimentos online, como indica o Relatório da CMO Survey, que fica evidente na quantidade de marcas, de diferentes segmentos e tamanhos já estão trabalhando com o marketing digital para empresas.
Apesar de cada vez mais popular, ainda há muitas dúvidas que podem afastar quem está experimentando os primeiros testes, por isso, indicamos alguns passos iniciais para quem quer investir no marketing digital para empresas.
O MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS ATINGE TODOS OS SEGMENTOS
Seja uma multinacional já consolidada ou aquele negócio regional que acabou de abrir as portas, o marketing digital para empresas oferece as mesmas oportunidades de mídia, segmentação e avaliação dos resultado, sendo uma maneira mais democrática (e barata) de se conectar com o potencial público.
QUAIS SÃO OS CANAIS ESTRATÉGICOS DO MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS?
Quantos mais canais eu tiver, mais as pessoas saberão da minha marca, certo?
Apesar de parecer coerente, cada vez mais é preciso ter estratégia na escolha de qual rede social sua marca estará presente. Dependendo do público e serviços oferecidos, o LinkedIn pode ser mais vantajoso que manter uma página no Facebook, assim como o foco em produção de conteúdos com estratégias de SEO pode atrair mais potenciais clientes que um canal no YouTube. Nesse sentido, entender as diferenças entre o Google e as redes sociais, pode ser uma vantagem para quem está começando as estratégias no marketing digital para empresas.
Especialmente para quem tem um orçamento limitado, ter um bom planejamento de marketing digital para empresas com canais estratégicos pode ter melhores resultados que dispersar o investimento em várias frentes.
DEFINA SEU OBJETIVO NO MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS
Pense qual a prioridade atual do seu negócio: divulgar um produto, estimular relacionamento com clientes, aumentar tráfego do site, gerar leads ou trabalhar de maneira institucional? É cada vez mais importante ter claro quais os objetivos do marketing digital para empresas, já que há diferentes ferramentas para te auxiliar.
É normal ter mais de um objetivo em mente e, algumas vezes, as ações serão até complementares. Tendo claro qual é sua meta, fica bem mais fácil escolher quais ferramentas, canais e tom de voz adotar! Até mesmo para empresas que negociam e contratam agências especializadas em Marketing Digital, ter metas definidas deixará todo o trabalho bem mais prático e assertivo.
ESTEJA DISPOSTO A INVESTIR NO MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS
Lembra daquela época em que na Internet só bastava ter uma boa ideia para se tornar um sucesso viral?
Hoje com o Facebook e o Instagram reduzindo cada vez mais o alcance orgânico e tempo de vida dos conteúdos é necessário ter em mente que para que seus conteúdos cheguem até o público-alvo é necessário investir e ter um bom planejamento de mídia online. Sem investimento, mesmo que você tenha mais mil fãs na página do Facebook, apenas 1% deles verão sua postagem, fazendo com que todo o esforço em criar, postar e divulgar conteúdos seja visto por cerca de 10 seguidores. Parece pouco, não?
A grande vantagem de investir no marketing digital para empresas é conseguir acompanhar de perto os resultados das campanhas, com orçamentos que podem variar e incluir também as microempresas. As segmentações e formatos de mídia digital que o Google e as redes sociais oferecem são cada vez mais segmentadas, para que você atinja quem precisa ser impactado.
ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER VISITANTES COM O MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS
Antes de começar a produção de conteúdos e investimentos em mídia no marketing digital para empresas tenha certeza que a casa está arrumada! Ou seja, confira se todas as informações do seu negócio estão atualizadas, com endereço, horários de funcionamento, telefones de contato, descrição…
Pode até parecer básico, mas quantas vezes acessamos um perfil de uma marca e nos deparamos com telefones que ninguém atende, endereços que não foram atualizados ou sites que nem abrem mais? Verifique também se os consumidores estão sendo respondidos, de nada adiantará aumentar o fluxo de visitas se eles não terão retorno para as principais dúvidas ou solicitações quando precisarem.
NÃO TENHA MEDO DE ACOMPANHAR OS NÚMEROS NO MARKETING DIGITAL
Uma grande vantagem de investir no marketing digital para empresas é justamente poder acompanhar os resultados a qualquer momento e, se necessário, fazer ajustes nos rumos das campanhas. Tudo na palma da mão!
Apesar de muitos temerem os números e os termos de mídia digital que parecem difíceis, as plataformas oferecem muitos dados que podem ajudar, inclusive, na criação de novos conteúdos e identificar oportunidades de mercado. Analisar e entender o que os números dizem é indispensável para conseguir avaliar se a estratégia de marketing digital para empresas é eficiente e evitar os “achismos”. Não tenha medo de pesquisar e entender a performance de cada conteúdo publicado.
Quer tirar de vez o plano de marketing digital de sua empresa do papel? Entre em contato com nossos especialistas.