Atrair potenciais clientes e estreitar o relacionamento até uma conversão é o objetivo do lead generation nas estratégias do marketing digital. O desafio é estabelecer uma relação de interesse e confiança entre empresa e usuários, com um contato frequente. É justamente nessa brecha que o uso de chatbots podem ajudar, e muito, na geração e manutenção de leads qualificados.
LEAD GENERATION: CHATBOTS DO ATENDIMENTO AO RELACIONAMENTO
Leads são os potenciais clientes que já demonstram interesse na sua marca ou serviço e cadastram dados pessoais (como nome, telefone, e-mail e endereço) em um formulário para receberem mais informações, se cadastrar na newsletter ou fazer download de um e-book, por exemplo. O objetivo de conseguir esses dados é estreitar o relacionamento, indicando promoções, lançamentos de produtos e novos conteúdos que façam esses usuários voltarem mais vezes para o seu site, até que eles se tornem clientes assíduos.
Com o objetivo de capturar esses dados e manter o contato com potenciais clientes, os chatbots são soluções automatizadas para a lead generation. Através de interações pré-definidas, os chatbots oferecem um formulário de cadastro para o usuário que desejar mais informações sobre um serviço ou produto, por exemplo. Tudo isso de maneira rápida, com apenas algumas mensagens trocadas.
De acordo com Neil Patel, autor do livro Hustle, best seller nos EUA, os chatbots conseguem reter entre 40 a 60% dos leads, enquanto nos aplicativos a taxa não passa dos 40%, resultado das interações rápidas dos chatbots.
LEAD GENERATION: VANTAGENS COM CHATBOTS
A principal vantagem que os chatbots apresentam sobre outros canais para lead generation, é oferecer novos contatos com potenciais clientes por mensagens, dentro de aplicativos e chats. Não é necessário nem abrir o e-mail ou acessar uma rede social para receber novidades sobre a marca, evitando distrações.
Para nutrir esse lead e estimular um relacionamento, o chatbot pode enviar novas mensagens para os clientes sempre que houver um novo conteúdo disponível no blog, no lançamento de produtos ou na promoção de um item que ele já pesquisou, por exemplo, tornando a interação mais pessoal, frequente e direta.
Como indicamos semanalmente aqui no blog, os chatbots podem ter finalidades muito além do atendimento instantâneo dos clientes e utilizá-los para captura e nutrição de leads é uma maneira de estreitar relacionamento, conseguir melhores resultados, dar credibilidade para a marca e converter visitantes em clientes que se tornam embaixadores dos seus produtos.
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