O Instagram anunciou na última quarta-feira (17) que começou a ocultar o Instagram likes das fotos publicadas na rede social. Muita gente se assustou! E agora, como eu vou saber se meu perfil está indo ou bem ou não?
De acordo com a rede social, a ideia é que o seguidores se concentram mais nas fotos e vídeos compartilhados do que na quantidade de curtidas recebidas. O objetivo da mudança é amenizar o sentimento de “precisar receber likes acima de tudo”, afinal, a rede social é um local para as pessoas se expressarem e se divertirem, sem competições.
O novo formato, ainda não definitivo, está sendo testado e permite que os usuários acessem o número de curtida dos próprios posts, mas os seguidores não terão acesso a essa informação. Para os perfis comerciais, a máxima é a mesma e você ainda pode saber o perfil da sua empresa está tendo um bom desempenho.
Como isso afeta as marcas?
Toda mudança gera consequências, mas neste caso, as expectativas estão altas e o sentimento do público final foi positivo em relação à mudança! No entanto, os clientes, ou seja, as marcas estão preocupados. O que podemos dizer é: calma! Lembra-se de quantas mudanças o Facebook faz todos os anos? No entanto é preciso ficar atento, afinal se as regras do jogo mudam, as estratégias também precisam de ajustes.
Nós sempre soubemos que o planejamento, o conteúdo e o monitoramento são fundamentais em qualquer estratégia digital. Com o fim dos likes isso vai ficar ainda mais evidente. As marcas que antes se preocupavam em mensurar o resultado por meio da quantidade de curtidas, exclusivamente, vai sofrer com isso. Mas ao mesmo tempo é uma excelente oportunidade para repensar sua estratégia e focar na qualidade do conteúdo. Ah, outra coisa importante: os números totais das curtidas foram apenas ocultados, então os dados ainda estarão disponíveis para serem analisados. O que muda é que o seu consumidor não verá aquele dado, como antes.
Métricas importantes
O Facebook (estamos falando da empresa em si que é dona do Instagram também!) fala – FAZ TEMPO! – pra gente ficar de olho em dois KPI’s importantes: alcance e reconhecimento de marca.
Ambas têm como objetivo impactar pessoas que ainda não estão próximas à marca e aproximar mais as que já estão. Ainda tem muita gente que consome um produto e não interage com a empresa. Por exemplo: você assiste uma série da Netflix, mas não curte a página dela. Outro exemplo: você consome muitas notícias de diferentes portais, mas não gosta de curtir ou comentar, mas isso não significa que você não seja o público daqueles portais. Essas métricas – alcance e reconhecimento de marca – se aproximam mais de outros canais tradicionais, como a televisão. Afinal, enquanto você assiste ao seu programa de TV você não sabe o IBOPE daquele programa.
Em relação à otimização da verba, essa mudança tende a ser positiva, pois o seu gasto com mídia será o mesmo, mas você atingirá mais pessoas.
O que as marcas podem fazer para se destacar no Instagram
Otimizar o conteúdo
O sumiço dos likes do Instagram é um motivo a mais para que você produza conteúdos envolventes e relevantes. Se antes as pessoas curtiam suas publicações pelo “efeito manada” , só porque algum conhecido também acompanhava você, agora vai ser preciso atrair a atenção dela de verdade. Entregar conteúdo valioso, com informações que seu público precisa, curiosidades sobre temas que eles se interessam, descontos etc. são algumas formas de fazer isso.
Focar na experiência do usuário
O marketing de conteúdo é a melhor solução para quem quer aproveitar a mudança da rede social da melhor forma. Com essa estratégia você faz com que o cliente se sinta amigo da marca. Ele se aproxima por um interesse inicial, mas fica pela identificação que cria com os valores em comum. Faça com que ele se sinta bem-vindo, acolhido e escutado em suas redes sociais e pronto: você tem um seguidor fiel!
Criar diálogos
Incentivar discussões sobre temas relacionados ao ambiente do seu produto ou serviço é uma forma de ouvir as opiniões e entender quais são os sentimentos do público. Ao fazer com que a audiência converse com a marca e com outros consumidores dentro da sua rede, você mostra que está realmente interessada em escutá-los e em oferecer o melhor atendimento. Além disso, ao acompanhar os diálogos de perto irão surgir muitos insights que contribuirão para melhorar suas estratégias e seus produtos e serviços.
A verdade é que todos têm a ganhar com a mudança do Instagram likes: as pessoas, principalmente os influenciadores que trabalharam diretamente com a rede, que se livram de pressões psicológicas ligadas aos likes e as marcas que poderão trabalhar com conteúdos de qualidade e atingir resultados reais que vão muito além dos likes.