Com cada vez mais canais e ferramentas de marketing digital, é importante saber diferenciar como elas funcionam e, principalmente, quais resultados são possíveis em cada uma delas. Especialmente para quem está começando a investir na presença digital, diferenciar os conteúdos e investimentos entre o Google e as redes sociais é importante para definir estratégias ainda mais assertivas.
Google Vs Redes Sociais: cada um tem seu momento e importância
Apesar de muitas pessoas colocarem o Google e as redes sociais na mesma caixinha de “marketing digital”, entender as diferenças entre as plataformas é fundamental para conseguir melhores resultados e campanhas ainda mais otimizadas.
O que isso significa? Que enquanto nas redes sociais podemos trabalhar conteúdos com foco em reconhecimento, frequência, com temas de interesse dos usuários que queremos atrair, no Google vamos trabalhar com estratégias de SEO e campanhas focadas em termos de busca e palavras-chaves que tenham referência com o seu negócio. Nas redes sociais nos fazemos presentes no dia a dia. Já no Google precisamos estar presentes de forma oportuna, ou seja, quando o usuário já tem um interesse claro no produto/serviço em questão.
Além disso, há diferença na maneira que as plataformas apresentam os anúncios e performam campanhas: enquanto nas redes sociais muitas vezes você vê produtos e perfis anunciado na timeline sem necessariamente conhecer ou seguí-los, com bases nos interesses que você demonstra, no Google você aparecerá apenas quando alguém procurar pela sua marca ou palavra-chave que você esteja associado, dependendo do interesse do consumidor.
São momentos diferentes, mas que podem se complementar. Assim, anunciar nas redes sociais pode despertar o interesse sobre uma marca ou produto, criando uma relação de atração de potenciais clientes que ainda não conheciam seus serviços, além de criar relacionamento com eles, enquanto as campanhas no Google serão mais eficientes para gerar conversões através de links patrocinados, atração de tráfego para o site e captação de leads de usuários que já conhecem sua marca e têm mais claro o querem adquirir.
Qual a melhor plataforma para o meu negócio?
A plataforma ideal para produzir conteúdos e investir na mídia dependerá, em grande parte, da avaliação do seu tipo de negócio, tipo de serviço oferecido, público desejado e histórico da marca. Assim, para uma marca nova, que precisa se tornar conhecida e estabelecer contato com clientes, as redes sociais podem ser mais vantajosas que campanhas no Google, enquanto para uma empresa com foco aumentar o tráfego do site ou conseguir leads, campanhas de Google Adwords poderão ter um excelente resultado.
Portanto, não há fórmula ideal. Na hora de decidir em que plataformas atuar, leve em consideração os vários pontos de contato que o seu consumidor está e esteja presente em todos os momentos durante o processo de decisão da compra. Afinal, quem não é visto não é lembrado.