Para atrair clientes para sua loja online, é importante estar entre os principais mecanismos de busca. Segundo informações do State of search Brazil, 93% dos brasileiros realizam buscas nesses mecanismos antes de concretizar uma compra. Assim, contar com ferramentas como o Google Alerts é fundamental para melhorar o tráfego em sua plataforma.
Você ainda não sabe o que é essa ferramenta? Não se preocupe. A seguir, explicaremos o que é, como acionar, e como utilizar o Google Alerts em sua estratégia de marketing. Vem com a gente!
O que é o Google Alerts e para que ele serve?
O Google Alerts é uma ferramenta que detecta novos conteúdos nas páginas do Google, como posts para blogs, notícias, artigos e sites, e notifica usuários cadastrados via e-mail. Ainda que existam ferramentas mais avançadas atualmente, o Google Alerts continua sendo a alternativa gratuita mais fácil para quem visa manter-se informado sobre as novidades em determinado assunto.
Como acionar o Google Alerts?
Após entender o que é e para que serve o Google Alerts, é hora de saber como acionar essa ferramenta. Para isso, listamos o passo a passo. Assim, você poderá ficar bem informado do que desejar. Confira como é fácil.
Escolha as palavras-chave
Acesse o painel Google Alerts e, em seguida, selecione as palavras ou termos que você deseja monitorar por meio da ferramenta. Escreva na caixa de busca e confirme, apertando para criar um alerta.
Configure um e-mail
Caso você não esteja logado a conta do Google, é preciso informar um e-mail para os alertas serem enviados. Basta preencher a caixa “digital e-mail” com seu endereço de e-mail.
Mais opções
Os alertas podem ser configurados clicando no botão “mais opções”. Nele, você ajusta a frequência do recebimento de alertas, idiomas, regiões, fontes, e quais resultados gostaria de ver. É possível escolher notícias recentes sobre o termo, mantendo-se atualizado em relação ao assunto.
Alertas
Após configurar os termos e as opções para seus alertas, você começa a receber e-mail que contenham listas dos conteúdos encontrados na internet conforme os termos especificados.
Como usar o Google Alerts como estratégia?
Para melhorar o tráfego em sua loja ou site, o Google Alerts pode ser utilizado com estratégia de marketing digital. Por esse motivo, separamos algumas formas em que a ferramenta pode ser usada.
Para definir conteúdos para redes sociais
Um dos motivos pelo qual as redes sociais de alguns negócios não são atualizadas é pela falta de tempo. Contudo, o Google Alerts pode ser um grande aliado para ideias de conteúdos relevantes diante do seu público-alvo. Assim, é mais fácil manter seus seguidores engajados publicando com maior frequência.
No marketing de conteúdo
Além das redes sociais, o Google Alerts pode ser usado como suporte para o marketing de conteúdo da sua empresa. Ao selecionar conteúdos relacionados ao seu produto, marca ou serviço, você poderá ter ideias ou referências na produção de artigos de texto.
Para acompanhar a empresa
Na ferramenta, você pode definir alarmes com o nome da sua marca, o endereço do site e nome da empresa. Desse modo, é possível acompanhar o que clientes e possíveis compradores estão falando sobre seu negócio.
Caso algo negativo comece a repercutir, o Google Alerts permite que você tenha conhecimento, melhorando as chances de responder rapidamente e manter seu consumidor satisfeito.
No estudo da concorrência
O Google Alerts também funciona para acompanhar as atividades dos seus concorrentes. Após definir o alerta, você poderá avaliar conteúdos publicados e manter-se informado sobre o que as pessoas estão falando. Isso ajuda a prospectar ideias e movimentos, criando oportunidades para elevar sua marca, destacando-a no mercado.
Se você achou o Google Alerts uma boa ferramenta, mas não se sente confiante para usá-la corretamente, não se preocupe. É possível contratar uma agência especializada para gerenciar essa e outras ferramentas de marketing digital. Assim, você pode aumentar os resultados positivos em sua empresa.
Este conteúdo foi útil? Então, veja também o que é uma assessoria de marketing digital e como contratar a sua!