Os leads são oportunidades de converter pessoas interessadas em um produto ou serviço em clientes. A captação de leads pode ser feita por meio de diversas ferramentas, mas nos últimos tempos, gerar leads pelo facebook tem sido uma forma interessante de fazê-lo e que promete bons resultados.
Por que gerar leads?
Trabalhar com leads é uma tarefa difícil e deve contar com uma boa estratégia. Porém, quando um bom trabalho na captura é feito, isso contribui para a personalização e assertividade das ações, uma vez que é uma forma de conhecer melhor seu público potencial e transformá-lo em uma oportunidade de venda.
A captura de leads faz parte de um processo conhecido como “funil de vendas” e serve para filtrar as pessoas que estão mais propensas a comprar o seu produto/serviço. Inicialmente, o público geral será atraído pelo seu conteúdo – por isso, gerar leads pelo facebook tem sido uma estratégia eficiente – após demonstrar interesse no assunto abordado ou em algum benefício oferecido – como um conteúdo especial ou teste gratuito – logo em seguida, será direcionado para um formulário que deve ser preenchido para adquirir o material. Neste momento, ele se torna um lead!
Os dados adquiridos por meio de um formulário são fundamentais para identificar quais pessoas têm realmente interesse na sua marca ou no segmento no qual ela está inserida. Futuramente, os mesmos dados serão utilizados para um trabalho mais pontual e segmentado de vendas.
Como gerar leads pelo facebook?
Para gerar leads pelo facebook você pode utilizar o Facebook Lead Ads, uma excelente ferramenta para capturar leads. Ela pode ser utilizada mesmo se a empresa não possuir site ou não for possível criar uma boa landing page. Por lá, os anúncios contêm formulários simples, que podem ser respondidos de forma rápida, sem que seja necessário sair da plataforma. Os formulários abrem logo após clicar no anúncio, o que é ótimo, pois reduz a taxa de desistência, além de serem perfeitos para o mobile!
Os formulários da plataforma podem ser adaptados de acordo com cada objetivo, alterando os campos e contando ainda com uma opção de pergunta/resposta aberta. E o melhor, a maioria dos campos são preenchidos automaticamente, puxando os dados da conta logada. A assertividade está também na segmentação bem direcionada, que podem servir para aperfeiçoar os anúncios que serão feitos após gerar leads pelo facebook.
Que materiais podem ser oferecidos para facilitar a captação de leads?
- Promoções
- Acesso a webinars
- E-books
- Whitepapers
- Pesquisas
- Infográficos
- Quizzes
- Planilhas
- Templates
- Brindes
Com os dados captados através dessas publicações, é possível desenvolver uma série de ações como pesquisas ou trabalho de remarketing para trabalhar a base de dados que você adquiriu. Ë preciso fazer a gestão alinhada com ações digitais estratégicas para manter a conversa com seus públicos.
Explorar todas as possibilidades de segmentação, junto com a praticidade e velocidade ao gerar leads pelo facebook enriquece sua estratégia de marketing digital. Descubra com a nossa equipe de especialistas as possibilidades de usar essa ferramenta na sua estratégia!