Entenda como o Marketing nas Redes Sociais influencia a decisão de compra

Por muito tempo as relações comerciais foram baseadas apenas no princípio de oferta e procura, com um lado que oferecia produtos e o outro que consumia. Com a expansão da Internet e o avanço das redes sociais nas últimas décadas, porém, os consumidores vivem uma mudança de padrões, que valoriza também a experiência e opinião dos clientes. Mais do que nunca, o Marketing nas Redes Sociais é fundamental para guiar o que os consumidores pensam (e falam) sobre a sua marca.

O CONSUMO MUDOU COM O MARKETING NAS REDES SOCIAIS!  

Não consumimos apenas por necessidade. Hoje compramos por mero prazer, satisfação pessoal, busca por experiência ou até diferenciação. Com estratégias de Marketing nas Redes Sociais, as marcas conseguem manter esse relacionamento direto com o público-alvo, que vê os anúncios, pesquisa sobre os produtos e consegue realizar a compra da opção que preferir, com apenas com alguns cliques.  

O Marketing nas Redes Sociais, oferece canais e anúncios cada vez mais segmentados, que faz com que o cliente receba as informações sobre produtos pesquisados, promoções e lançamentos em diferentes plataformas, seja pelo conteúdo de um blog, um anúncio na timeline das redes sociais, o e-mail marketing e até no topo dos buscadores. Com esse relacionamento frequente, em diferentes momentos, o consumidor é  mais impactado, com uma chance maior de realizar novas compras ou, pelo menos, conhecer as novidades da marca.

Como resultado, 77% dos consumidores brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de escolher um produto, de acordo com o estudo da PWC com base em 1 mil entrevistas pelo país, que também mostrou que 43% dos entrevistados disseram  descobrir marcas novas pelas redes sociais. Seja através das publicações das marcas, comentários de clientes ou mesmo indicações de amigos, esse é o impacto que o Marketing nas Redes Sociais  trouxe para nossa maneira de consumir atualmente.   

O MARKETING NAS REDES SOCIAIS ESTÁ PREPARADO PARA OS NOVOS CONSUMIDORES?

Se uma houve uma mudança na maneira que as marcas divulgam as novidades, também há uma mudança no perfil dos consumidores.

Cada vez menos passivos e mais informados, o Marketing nas Redes Sociais também deu voz aos consumidores, que se sentem mais à vontade para fazer comentários, avaliações ou reclamações de um serviço ou produto, seja online ou offline. Mais exigentes, os consumidores esperam serviços diferenciados, com atendimento eficiente e que as marcas sejam cada vez mais transparentes quanto aos valores e posicionamentos.

Ao mesmo tempo em que oferece uma grande oportunidade contato, há também uma maior preocupação de entender o que os clientes estão comentando sobre seus produtos, como realizam as compras, qual os interesses que eles mantém quando estão online ou na rotina diária. Entender esse novo perfil de consumidor e estar atento ao que ele está falando sobre você nas redes sociais é uma grande possibilidade de melhorar serviços.

O Marketing nas Redes Sociais influencia mesmo as compras fora do meio online: 47% dos consumidores fazem pesquisas online antes de comprar nas lojas físicas, de acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil. Os temas mais pesquisados são, em sequência, preço, características dos produtos e opiniões de outros consumidores que já consumiram. Dessa forma, se sua marca ainda não tem presença online, perde a grande oportunidade de oferecer essas informações na hora que os clientes estão pesquisando sobre você.

COMO AS EMPRESAS PODEM APROVEITAR O MARKETING NAS REDES SOCIAIS?

Além do planejamento e produção de conteúdos para o Marketing nas Redes Sociais de maneira estratégica, seguindo alguns cuidados básicos, a comunicação online pode ser ainda mais eficiente com o respaldo de um influenciador digital, especialmente com produtores de conteúdos que sejam relativamente conhecidos e tenha credibilidade com seu público-alvo.

Os influencers se relacionam com o público de uma maneira diferente que as celebridades, já que são mais próximos da rotina e passam mais credibilidade quando avaliam um serviço ou produto. Dessa maneira, sua marca ou produto chegam até o consumidor de uma forma mais orgânica, com compartilhamento instantâneo, gerando interesse dos clientes e dando respaldo aos outros conteúdos de Marketing nas Redes Sociais que sua marca produzir.

Cada vez mais, para as empresas não basta mais apenas ter um perfil nas redes sociais. Elas precisam enxergar a necessidade de se adaptar ao adotarem as estratégias de Marketing nas Redes Sociais, se quiserem se manter relevantes para essa nova maneira de consumir e estar em contato com os potenciais clientes em diferentes momentos, em diferentes telas.

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