O mercado mobile brasileiro está crescendo cada vez mais. Segundo a Anatel, já são mais de 264 milhões de acessos à telefonia móvel. Esse crescimento amplia os horizontes das empresas, permitindo a exploração de novos formatos de anúncios.
Mas, se hoje os anúncios apresentam bons resultados, por que mudar o formato para mobile? Primeiramente, é preciso levar em consideração o elevado tempo de navegação dos usuários e o total gasto em aplicativos. De acordo com um estudo do The Global Mobile Report, o Brasil é o segundo país em minutos no celular por pessoa: 4.489 minutos e o mobile representa 73% do tempo online do brasileiro.
A cada acesso feito do aparelho móvel ou em aplicativos, novos dados são coletados. Com essas informações é possível criar anúncios de acordo com as preferências do público e segmentar a entrega de forma efetiva, utilizando a geolocalização, feita com base nos dados de GPS do aparelho.
O mobile permite também a criação de anúncios com formatos exclusivos, como o canvas, no Facebook, notificações por push, onde o consumidor recebe uma notificação no próprio celular e anúncios “off-deck”, que aparecem em portais somente para quem acessa via mobile. Existem ferramentas específicas que ajudam a mensurar os resultados desses anúncios e entregar relatórios valiosos para os clientes e anunciantes, com feedbacks sobre os principais KPIs e a efetividade da campanha.
Comparado às tradicionais mídias de marketing direto, o custo de investimento no mobile é significativamente menor, o que possibilita que empresas de todos os tamanhos e segmentos possam usufruir dos benefícios do dispositivo para fortalecer sua marca e fomentar as vendas. =)