Entenda a importância de incluir o vídeo focado no produto em suas estratégias digitais

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

À medida que o mundo do marketing continua evoluindo, as marcas precisam lançar mão de todos os recursos e muita criatividade para inovar na maneira de falar sobre seus produtos. Foi assim que o conteúdo, as estratégias de storytelling e o vídeo focado no produto ganharam espaço nas estratégias digitais.

Utilizar vídeos é uma solução para se diferenciar da concorrência e garantir que o público entenda verdadeiramente o que você está comercializando. Quando você faz um artigo de blog ou publica um conteúdo escrito nas redes sociais, não pode assumir que seus compradores visualizaram todos os aspectos dos produtos que você está vendendo on-line. Para isso, é melhor apostar no vídeo focado no produto.

Além de ser uma ferramenta de comunicação mais completa, vídeo focado no produto tem a capacidade de ilustrar histórias que emocionam, reforçar a personalidade da marca e mostrar os diferenciais dela. E o poder do audiovisual não está só em sua beleza: de acordo com um estudo realizado pela Invodo, 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra online. É hora de reservar um espaço em suas estratégias para os vídeos!

Como produzir um vídeo focado no produto?

Um bom vídeo é aquele que responde às seguintes perguntas: O que é isso? Para quem é indicado? Por que eu preciso disso? Quanto custa esse produto? Quando devo comprá-lo? Como comprar? A ideia é que o consumidor termine de assistir interessado e pronto para comprar o que você está tentando vender.
Dados da Forbes mostram que 65% dos executivos visitam o site do comerciante e 39% ligam para um fornecedor depois de assistirem a um vídeo. Está claro que a principal funcionalidade deste tipo de material é reduzir a jornada de compra do seu cliente. Portanto, pense no vídeo focado no produto como um vendedor que é capaz de encantar a pessoa com apenas alguns minutos de conversa.

Qual a duração ideal para o um vídeo de produto?

Não há obrigações em relação ao tempo de duração do seu vídeo focado no produto, tudo vai depender das informações que você tem para passar e da forma com que elas serão organizadas. Em 2017, 80% dos vídeos produzidos por marcas para a internet tinha aproximadamente cinco minutos. Por outro lado, vídeos com 15 minutos ou mais resultaram em 50% do envolvimento do público – pense em quando você assiste um tutorial no Youtube, o interesse e o conteúdo falam muito mais alto do que a duração do vídeo, não é mesmo? Não se prenda ao tempo, mas sim a qualidade.

Para acompanhar se os vídeos estão trazendo resultados reais, é preciso ter foco no engajamento. Métricas de vaidade, como curtidas e visualizações, dificilmente convertem em vendas. Então, produza vídeos pensando em cada plataforma – os formatos curtos são mais eficazes nas mídias sociais, enquanto os vídeos longos vão bem em seu site e canais de vídeo – fique de olho no comportamento do público-alvo e adeque as estratégias sempre que for necessário.

O vídeo focado no produto é uma ótima maneira de ensinar seus potenciais compradores sobre tudo o que precisam saber antes de comprar seu produto, além de ser útil para despertar interesse e reforçar o posicionamento da sua marca.
Quer começar a trabalhar com vídeo focado no produto em suas redes sociais?
Fale com a Webcompany!