Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância do engajamento digital nas estratégias de marketing digital. O termo engloba qualquer coisa que envolva uma conversa online, e vai além do número de seguidores em uma mídia social ou das curtidas em uma postagem: o engajamento digital trata da proximidade e relacionamento único entre a marca e o público.
Um público engajado é aquele que interage com a marca e que está envolvido emocionalmente, psicologicamente e, até mesmo, fisicamente com ela. A força de uma marca bem estabelecida no meio digital está em sua capacidade de conhecer seu público e desenvolver uma relação com ele. Independente do tamanho ou do segmento, todas as organizações têm o poder de desenvolver suas próprias formas de engajamento, sendo criativos e mantendo sua originalidade.
Usar as ferramentas corretas, expressar sentimentos, construir uma comunidade e resolver problemas são coisas que proporcionam um bom engajamento digital para a marca.
Por que se preocupar com o engajamento digital da sua marca?
À medida que as redes sociais passam a contribuir efetivamente para os indicadores de sucesso de uma empresa, o engajamento digital se faz essencial para os bons resultados. Com o aumento dos meios para gerar engajamento, aumenta-se a quantidade de dados gerados pelas comunidades, que serão cada vez mais importantes para a geração de leads para vendas.
De acordo com um estudo da Kantar TNS 366, publicado em um relatório Kantar Media, três quartos dos consumidores pesquisados sentem que pertencem a uma comunidade digital. Além disso, cerca de metade deles estão dispostos a se envolver em uma comunidade criada por uma marca. Para os consumidores, a necessidade de pertencimento é forte – essa é a chance da sua marca.
Não se importar com o engajamento digital da sua marca é abdicar de um ponto fundamental na sua estratégia. Por isso, as empresas devem desenvolver ações que atraiam o público, gere relevância e permita a participação ativa dos usuários.
Como melhorar o seu engajamento digital
- Entenda quais as redes sociais em que seu público está mais ativo e quais os tipos de conteúdos preferem consumir.
- Descubra onde sua audiência está além das redes sociais e o que gostam de fazer.
- Lembre-se que antes de ser um internauta, o usuário das redes sociais é um ser humano, e só se envolverá com a marca se sentir verdade, empatia e simpatizar a marca.
- Entenda as verdadeiras percepções do público sobre as coisas que sua marca tem feito. Eles se interessam pelos assuntos? Estão comentando? Costumam reagir as publicações?
- Reúna dados exclusivos sobre seus clientes, como históricos de compra, preferências de comunicação, poder de compra, comportamento e atividades de mídia.
- Desenvolva uma comunicação orientada por dados.
- Esteja disposto a ouvir a opinião do público em todos os seus canais de comunicação.
- Desenvolva o relacionamento por meio do SAC, buscando oferecer um bom atendimento e solução de problemas.
Quanto maior for o seu controle de processos, a atenção desprendida e as estratégias traçadas para aumentar o engajamento digital da sua marca, melhores serão os resultados nas plataformas digitais, a fidelização dos clientes e o aumento das vendas da empresa.
Se a sua marca precisa dar um UP no engajamento digital, fale com a nossa equipe!