O e-mail marketing é uma abordagem de marketing digital que utiliza a prática de envio de e-mails com a finalidade de promover campanhas e construir um relacionamento mais próximo com o usuário, além de potencializar os resultados das vendas e aumentar a retenção de clientes.
Por falar em retenção de clientes, essa é a capacidade da empresa de manter ativa a sua base de consumidores, o que exige pensar em estratégias de fidelização. Como você fideliza clientes na sua empresa? Já imaginou utilizar o e-mail marketing para potencializar essa abordagem?
Continue lendo e descubra como fidelizar clientes através do e-mail marketing!
Por que usar e-mail marketing nas estratégias digitais?
Você é do time que desconfia que as pessoas não leem e-mails? Veja dados que ajudarão você entender como pensar assim é um equívoco:
- Segundo dados da Hubspot:
- 80,8% dos usuários de uma pesquisa realizada pela companhia afirmaram que leem e-mails em seus dispositivos móveis;
- 50% leem a maioria dos seus e-mails;
- O horário que mais abrem seus e-mails é às 6h da manhã e o dia que mais usam para isso é o de sábado.
- Dados da Exact Target afirmam que:
- 68% dos profissionais de marketing acreditam que o e-mail marketing é uma importante ferramenta para as estratégias digitais;
- 47% desses profissionais acreditam que a ferramenta de e-mail tem potencial de aumentar as vendas;
- Somente 3% dos profissionais da área não utilizam a abordagem de disparos de e-mail marketing.
- Segundo levantamento do Content Marketing Institute:
- 87% dos profissionais de marketing B2B usam e-mail como canal de distribuição;
- 79% dos profissionais de marketing B2C confiam no e-mail marketing para a distribuição de conteúdo.
Vale destacar também que, agora em 2021, 4,03 bilhões de pessoas no mundo inteiro usam e-mail e é esperado que esse número seja de 4,48 bilhões até 2024. O e-mail marketing é uma ferramenta importante na fidelização de clientes, que é mais uma estratégia na qual a sua empresa precisa investir.
A importância da fidelização de clientes
Quando você precisa comprar algo online, em que loja procura primeiro? Quando pensa em adquirir uma peça de roupa, por exemplo, de que marca você se lembra? Se quer comer algo diferente, para que restaurante você pensa em ligar de imediato?
Essas são algumas questões que, muitas vezes, não paramos para analisar, mas que fazem toda a diferença quando o fazemos. É muito provável que você consiga responder a pelo menos uma delas com alguma marca específica em mente, certo? O que faz com que você pense nessa marca?
A fidelização de clientes é a diferença entre uma empresa que investe muito na atração de leads, mas deixa de lado outros processos importantes, e outra que engloba suas estratégias pensando desde o primeiro contato do cliente até o pós-venda. A realidade é que fidelizar é tão importante quanto conquistar novos clientes.
A empresa que cria uma relação de confiança com o cliente o mantém em sua base de retenção para novos negócios. Vale destacar também que o consumidor fidelizado pode:
- Comprar novamente sem precisar ser convencido da mesma forma que um cliente novo;
- Indica sua marca por livre e espontânea vontade;
- Tem probabilidade de gastar mais a cada nova compra realizada na sua empresa;
- Pode criar um processo de receita previsível para o seu negócio;
- Oferece feedbacks honestos.
Existem diversas formas de fidelizar clientes e o e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada para este fim, o que você verá no próximo tópico.
Como fidelizar clientes através de e-mail marketing?
Agora que você já sabe a importância do e-mail marketing nas estratégias digitais da sua empresa e que é preciso investir na fidelização de clientes, veja como unir essas duas abordagens e potencializar seus resultados:
Faça um planejamento
Qualquer estratégia de marketing exige um bom planejamento e a adoção de e-mail marketing não pode ficar de fora.
O ideal é que haja um planejamento especificamente para essa ferramenta, que inclua um cronograma estruturado com os melhores horários e dias para disparos e conteúdos previamente pensados para construir esse canal de contato com o cliente da melhor forma possível. O cuidado para não virar spam também é essencial.
Segmente corretamente seu público
A segmentação de público serve justamente para personalizar o conteúdo enviado à sua base de contato por meio de e-mail marketing. Você precisa separar em grupos, dividindo a sua lista considerando os interesses dos usuários, faixa etária ou experiência profissional.
Essa prática serve para direcionar sua mensagem para perfis que tenham maior chance de abrir o e-mail e realizar ações a partir dele. Não adianta enviar aleatoriamente para todos se você sabe que os interesses não são os mesmos. É preciso direcionar.
Ofereça ajuda durante a compra
Sabe quando você recebe um e-mail de uma loja com a mensagem de “Posso ajudar você?”? Essa é mais uma forma de usar o e-mail marketing para fidelizar clientes, já que a ideia é que a sua marca se coloque à disposição para auxiliá-lo no momento em que ainda não finalizou a compra, mas demonstrou interesse em fazê-lo.
Às vezes o cliente também pode estar no meio do funil, ainda com dúvidas em relação ao produto/serviço, e receber esse tipo de mensagem pode destravar sua decisão e ainda ajudar na estratégia de retenção.
Solicite a opinião do cliente
Outra forma muito usada e eficiente de potencializar a estratégia de fidelizar clientes por meio do e-mail marketing é pedindo a opinião dele.
Além de contribuir com a sua marca, de modo que você fique por dentro de como está sendo a experiência do usuário com a sua empresa, também mostra que estão dispostos a ouvir quem consome.
Manter uma relação bilateral com o consumidor é muito importante para a retenção, já que, dessa forma, é possível coletar informações e descobrir como melhorar ainda mais sua jornada de compra.
Crie conteúdo atraente
Falamos sobre a segmentação de público, mas não podemos deixar de mencionar que não adianta segmentar corretamente se o conteúdo não for relevante e atraente para quem for ler. A ideia é que o foco do e-mail marketing para fidelização não esteja na venda e sim em proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
É preciso pensar o layout e o objetivo do conteúdo que será disparado, de modo a criar uma curiosidade/ vontade em que vai abrir o e-mail de lê-lo até o fim e, se for o caso, realizar uma ação.
Como mencionamos, o planejamento do uso da ferramenta de e-mail marketing para a fidelização de clientes é fundamental nesse momento e é muito importante contar com pessoal qualificado, experiente e que domine as técnicas necessárias para tal.
Na Webcompany, contamos com uma equipe completa para atender os objetivos da sua empresa e criamos estratégias de marketing digital completa, incluindo e-mail marketing, com foco em resultados.
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