Descubra 5 curiosidades sobre os Chatbots!

Para não ficar por fora desta tendência separamos cinco curiosidades sobre os chatbots, expansão e futuro para você!

A ideia de ter uma máquina respondendo aos seus clientes parece algo muito improvável? Hoje já é possível ter interações que ajudam no atendimento ao consumidor através dos chatbots, com agilidade, praticidade e interações cada vez mais personalizadas.

Curiosidades sobre os Chatbots

1. A primeira das curiosidades sobre os chatbots é que Alan Turing, o famoso cientista da computação britânico, foi o responsável por muitos dos conceitos que seguimos hoje de tecnologia e indicou que um computador só poderia ser considerado inteligente quando pudesse conversar com uma pessoa, sem que ela percebesse algo de errado. Conhecido como “teste de Turing”, essa é a base dos chatbots, definida ainda em 1950!

2. Em 1966 o software ELIZA, que simulava uma conversação com usuários, foi criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Considerada a mãe de todos os bots, ELIZA utilizava trechos da mensagem do usuário para parecer que tinha um extenso vocabulário, agindo como uma psicóloga virtual. Incrível, né?

3. Apesar de tentativas ao longo das décadas, a necessidade de ter um chatbot no atendimento só se tornou uma tendência quando os aplicativos de mensagem como Whatsapp e o Messenger se tornaram parte do cotidiano e foram utilizados também como o canal de SAC para muitas empresas. Hoje os aplicativos de mensagens são mais utilizados que apps de redes sociais e de acordo com a Credence Research até 2019, 65% da população global usará apps com essa finalidade.

4. O Facebook anunciou no seu evento anual Facebook Developer Conference: F8, que 1.2 bilhões de usuários estão usando o Messenger e que a plataforma já possui 100.000 bots. Se parece expressivo, a expansão poderá ser MUITO maior: o Facebook tem cerca de 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está também no Messenger. Logo, temos milhões de empresas que podem adotar os chatbots nos próximos anos para interação com os clientes na plataforma.

5. De acordo com os dados divulgados pelo Chabot Survey 2017, 61% dos entrevistados não acreditam que os chatbots irão substituir totalmente o atendimento humano, mas é inegável que eles podem lidar com os primeiros contatos e dúvidas mais comuns. Assim, apenas algumas situações específicas e complexas serão encaminhadas aos atendentes, o que irá representar uma agilidade tanto para os consumidores quanto para as empresas, com redução de custos e do tempo de atendimento.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

melhorar o seu marketing de conteúdo

5 maneiras de melhorar o seu marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo deve ser bem planejado e aplicado de forma eficaz para conseguir destacar a sua marca em

Facebook Bot: mais de 2 bilhões de mensagens foram trocadas na rede

Mais de 2 bilhões de mensagens já foram trocadas entre usuários e a tecnologia de Facebook bot dentro do Facebook

marketing digital para e-commerce

Vendas online: por que a sua marca precisa abraçar essa oportunidade?

Os números falam alto e revelam uma perspectiva animadora: hoje, mais do que nunca, é tempo de investir nas vendas
anuncios responsivos

O que são Anúncios Responsivos de Pesquisa no Google Ads?

Os anúncios responsivos de pesquisa trazem automação inteligente para o processo criativo sem tirar o controle das mãos do anunciante.

Como deixar a conversa mais natural em chatbots

Cada vez que você entra no emprego e dá o “bom dia” a um companheiro de trabalho, com a exceção

Produção de conteúdo digital em equipe: ganhos para toda a empresa

A produção de conteúdo digital é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital. Pelo conteúdo você pode engajar,