Os anúncios pagos em redes sociais são excelentes estratégias de Marketing Digital para as empresas alcançarem seu público-alvo e seus objetivos. Por isso, é preciso se preparar para as condições que podem afetar as campanhas. Nesse sentido, ter um plano de contingência no Facebook Ads é fundamental.
Resumidamente, trata-se de uma forma de se prevenir e se proteger contra possíveis bloqueios ou restrições na sua conta de anúncios.
Neste artigo, vamos te explicar o que é a contingência Facebook ADS, por que ela é importante e como você pode implementá-la na sua estratégia de Marketing Digital. Acompanhe!
O que é a contingência Facebook ADS?
A Contingência no Facebook Ads é um plano que consiste em ter backups de diferentes tipos de contas, cartões, domínios e pixels para evitar que os anúncios sejam interrompidos por bloqueios ou restrições do Facebook.
Essa estratégia é usada por empreendedores que querem anunciar com mais segurança e continuidade, especialmente em nichos mais sensíveis ou considerados “black”, como produtos financeiros, suplementos alimentares etc.
Contudo, é importante destacar que empresas de todos os segmentos podem sofrer com bloqueio de anúncios no Facebook, por diferentes motivos, tais como:
Bloqueio de atividade incomum: é quando o Facebook detecta alguma atividade suspeita na sua conta, como por exemplo, um acesso de um local diferente, uma mudança de cartão de crédito ou uma alteração de senha. Esse bloqueio é uma medida de segurança para evitar que sua conta seja invadida ou usada indevidamente. Para resolver esse bloqueio, você precisa verificar sua identidade ou sua segurança, seguindo as instruções fornecidas pela rede social.
Bloqueio por infringir políticas de publicidade: é quando o Facebook rejeita ou interrompe seus anúncios por violarem as regras de publicidade da plataforma. Para evitar esse bloqueio, você deve seguir as políticas de publicidade da plataforma, que proíbem conteúdos como: falsos, enganosos, discriminatórios, ofensivos, violentos, sexuais, ilegais, entre outros. Se você achar que seu anúncio foi bloqueado injustamente, você pode solicitar uma revisão manual ou uma análise do caso.
Bloqueio permanente: é quando o Facebook encerra sua conta de anúncios por violações graves ou repetidas das políticas de publicidade ou dos termos de serviço do Facebook. Esse bloqueio é irreversível e impede que você crie novos anúncios ou gerencie os existentes. Para evitar esse bloqueio, você deve respeitar as normas da referida rede social e não tentar burlar os sistemas de análise ou fiscalização da plataforma.
A contingência no Facebook Ads permite que as empresas voltem a anunciar rapidamente, independentemente do tipo bloqueio, sem perder vendas ou tráfego.
Por que a contingência Facebook ADS é importante?
O Facebook continua sendo uma rede social relevante no Brasil e no mundo. Por isso, é uma plataforma que deve ser considerada em sua estratégia de Marketing Digital.
Para as empresas que optam por fazer anúncios nesta plataforma, a contingência Facebook ADS é importante porque permite que você continue anunciando mesmo se a sua conta principal for bloqueada ou restrita.
Isso é essencial para evitar perdas financeiras e de performance, pois você não vai ficar sem tráfego, leads ou vendas por causa de um problema técnico ou burocrático.
Além disso, a contingência Facebook ADS também é importante porque ajuda a preservar a sua reputação e a sua relação com o seu público-alvo, pois você não vai deixar de entregar os seus conteúdos, ofertas e soluções por causa de um bloqueio no Facebook.
Como implementar a contingência Facebook ADS?
Para implementar a contingência Facebook ADS na sua estratégia de marketing digital, você precisa seguir alguns passos básicos:
Criar e configurar as suas contas secundárias ou reservas: você pode criar novas contas de anúncios usando outros perfis ou páginas. Você deve configurar as suas contas secundárias com as mesmas informações e campanhas da sua conta principal, para que elas estejam prontas para serem usadas em caso de emergência.
Cadastrar e validar as suas formas de pagamento alternativas: você pode cadastrar vários cartões de crédito ou outras formas de pagamento na sua conta de anúncios, para que você possa trocar facilmente em caso de problema. Você deve validar as suas formas de pagamento alternativas fazendo pequenos testes de cobrança, para garantir que elas funcionem corretamente.
Registrar e hospedar os seus domínios ou URLs alternativas: você pode registrar vários domínios diferentes usando serviços como o Registro.br ou o GoDaddy. Além disso, é recomendável hospedar os seus domínios em servidores diferentes e configurar os seus domínios alternativos com as mesmas páginas e ofertas do seu domínio principal, para que eles possam redirecionar o seu tráfego em caso de problema.
Criar e gerenciar as suas páginas ou perfis alternativos: você pode criar várias páginas ou perfis alternativos com nomes e imagens diferentes, para que eles não sejam associados ao seu negócio principal. É recomendável gerenciar as suas páginas ou perfis alternativos usando o gerenciador de Negócios do Facebook, para que você possa alternar facilmente em caso de necessidade.
Criar uma contingência no Facebook Ads não é um “bicho de sete cabeças”, mas exige muitos passos e cuidados que podem ser cansativos e estressantes se feitos sozinhos. Por isso, a melhor forma de garantir uma estratégia efetiva para seu negócio é contar com uma empresa especialista em marketing digital.
Nesse sentido, você pode contar com a Webcompany. Temos o conhecimento necessário para montar estratégias eficazes para sua empresa, além de criar os melhores planejamentos de campanhas para trazer mais retorno financeiro para o seu negócio. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!