Como a consultoria em SEO pode melhorar as conversões do seu site?

Construir uma presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou porte. Aliás, neste ambiente digital competitivo, a consultoria em SEO já se tornou uma estratégia indispensável para alcançar esse objetivo.

Mas, será que você sabe o que engloba esse serviço realizado por agências de marketing digital? A seguir, vamos apresentá-lo de maneira prática, explicando como atrair tráfego qualificado através de um planejamento de SEO eficaz.

O que é uma consultoria em SEO?

A consultoria em SEO é um serviço que busca otimizar o conteúdo e a estrutura de um site. Ou seja, o seu objetivo é melhorar a classificação das páginas de seu site nos resultados dos mecanismos de busca, como por exemplo, o Google. Afinal, para relembrar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.

A consultoria em SEO é realizada por agências de marketing digital, que utilizam técnicas específicas de otimização. Entre elas estão: pesquisa de palavras-chave, produção e otimização de conteúdo, construção de links e melhorias na experiência do usuário.

Como funciona a consultoria em SEO?

Primeiramente, a consultoria em SEO parte de um diagnóstico do site para identificar as áreas que precisam ser aprimoradas. É isso que vai contribuir para a sua relevância junto aos mecanismos de busca, como o Google. Após a otimização de todo o conteúdo e aspectos técnicos, o site passa a alcançar mais pessoas. Logo, o aumento da visibilidade da marca e a navegabilidade das páginas contribui para as conversões.

Todavia, esse serviço pode variar conforme as necessidades de uma empresa, mas geralmente ele inclui algumas etapas fundamentais.

1. Análise de performance

Nesta etapa os especialistas analisam o desempenho do site para entender como ele se comporta junto aos motores de busca. A partir dessas métricas eles pontuam as melhorias necessárias, ou seja, as otimizações para o site.

Alguns dados importantes nesse momento são: velocidade de carregamento das páginas; uso de palavras-chave relevantes para o negócio; qualidade do conteúdo; entre outros.

2. Avaliação da concorrência

Não basta somente analisar a performance do próprio site. Para construir uma estratégia de SEO eficiente é fundamental entender a concorrência. Afinal, o mercado está cada vez mais acirrado, por isso é necessário avaliar como as demais empresas estão atuando digitalmente.

Aqui, os especialistas avaliam os sites concorrentes para analisar suas palavras-chave, conteúdo e outros aspectos relevantes.

3. Planejamento SEO

Depois do diagnóstico do próprio site e dos sites concorrentes, é possível elaborar um plano de ação. Nesta etapa da consultoria em SEO, os especialistas apresentam as implementações necessárias para melhorar a performance do site.

Exemplos disso são: otimização do conteúdo, link building, além da criação de conteúdo novo e relevante. Também é hora de listar os ajustes técnicos para melhorar a experiência do usuário, impactando nos resultados de busca.

É importante dizer que a consultoria em SEO é um trabalho minucioso que gera resultados a médio e longo prazo. Dessa forma, o monitoramento do desempenho da página é fundamental para que as melhorias sejam realizadas regularmente.

Como a consultoria em SEO pode melhorar as conversões do seu site?

Aumento do tráfego qualificado

Ao otimizar seu site para palavras-chave relevantes, você atrai visitantes que estão ativamente procurando produtos ou serviços que você oferece. Isso aumenta o tráfego de qualidade, que é composto por pessoas com maior probabilidade de se converterem em clientes.

Melhoria da experiência do usuário

Como vimos, os especialistas em SEO também se concentram em melhorar a experiência do usuário. Ou seja, é um objetivo tornar suas páginas mais fáceis de navegar. Além de agradar diretamente aos visitantes, essa otimização ajuda a aumentar a taxa de conversão. Afinal, os usuários têm mais chances de permanecer no site e realizar uma ação desejada.

Aumento da autoridade do site

Além disso, a consultoria em SEO pode ajudar a aumentar a autoridade do site junto aos mecanismos de busca. Como falamos anteriormente, estar nos primeiros resultados do Google aumenta a visibilidade e, consequentemente, as chances de conversão.

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