Além de otimizar o relacionamento entre as marcas e seus consumidores, os chatbot oferecem redução de custos, eficácia no atendimento e conveniência, aumentando os níveis de satisfação e melhorando o relacionamento entre a marca e o consumidor. Mas você sabe como utilizar o chatbot para diversos setores?
Uma pesquisa da MyClever indica que os clientes esperam que o chatbot ofereça resoluções rápidas em situações de emergências, como por exemplo, solucionar dúvidas no momento da compra, delivery de comida e itens básicos com comodismo e conveniência.
Como utilizar o chatbot para diversos setores?
GASTRONOMIA
O chatbot poderá responder de forma ágil questões referentes ao cardápio, reservas de mesa, informar o endereço e outras dúvidas recorrentes sobre o estabelecimento.
MERCADO IMOBILIÁRIO
Poderá fornecer informações sobre imóveis cadastrados no site, informar valores e agendar horário de visitas com corretores, 24 horas por dia. Com um chatbot você não perde oportunidades. 😉
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO
O chatbot não esquece de nenhum detalhe! Ele pode fornecer informações específicas sobre o carro, como informações sobre mecânica, funilaria e também indicar a disponibilidade de lojas.
CALL CENTER
Ele é capaz de realizar o processo de renegociação de dívidas, fornecimento de segunda vias e contato para lembretes. De acordo com o vice-presidente da Unidade Digital da Atento, “Na maioria das vezes, as pessoas preferem que o contato de cobrança seja com uma máquina, a fim de evitar constrangimentos”. Ponto para o chatbot!
EMPRESA DE SERVIÇOS
A personalização do chatbot permite que ele realize um atendimento direcionado para captação de leads. Agilizando o processo de coleta de dados, fornecendo informações iniciais sobre o serviço e agendamento de visitas.
BANCOS
O atendimento via chatbot permite que o consumidor consulte seu extrato, histórico de cobranças, faça transferências e pagamentos. A tecnologia também pode ser utilizada para notificar vencimento de fatura.
E-COMMERCE
O varejo online pode se beneficiar com o chatbot como um suporte para vendas, fornecendo informações sobre os produtos e respondendo dúvidas sobre pagamentos. Neste caso, o chatbot é um aliado na conversão de vendas. Sabemos que 73% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar, ter um suporte instantâneo fará toda a diferença nos resultados.
CONSULTORIOS MÉDICOS
O chatbot pode ser utilizado em atendimentos para consultas, sendo capaz de agendar horários, confirmar datas e endereço, além de fornecer informações direcionadas de acordo com as necessidades disponibilizadas pelos clientes.
Independente do setor, é indispensável que o chatbot esteja integrado com os sistemas internos da empresa para gerar bons resultados.