Como usar influenciadores digitais brasileiros na sua estratégia digital

Há alguns anos ter a oportunidade de checar avaliações antes de consumir um produto ou serviço não era tão fácil assim. Com a evolução dos canais digitais e o verdadeiro boom dos influenciadores, essa missão se tornou mais simples e, ousamos dizer, necessária. Como em todo o mundo, os influenciadores digitais brasileiros trouxeram com a sua repercussão midiática a possibilidade de incluir esse tipo de conteúdo na estratégia de marketing de marcas dos mais variados segmentos. E a sua empresa, já pensou sobre isso?

As celebridades que antes brilhavam na TV do país agora dividem lugar com YouTubers, blogueiros e Instagramers, hoje classificados como influenciadores digitais brasileiros. A grande popularidade desse tipo de conteúdo se deve a diversos fatores, dentre eles, a facilidade que as pessoas têm de sentirem familiaridade com indivíduos semelhantes a elas. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa apresentada pelo Google Insights, algumas pessoas acreditam que vídeos de “gente comum” são mais fáceis de entender que os produzidos por apresentadores tradicionais. De acordo com os entrevistados o motivo é que esse tipo de produtor de conteúdo vai direto ao ponto de interesse e utiliza linguagem mais informal. “Fale comigo como se me conhecesse”, disse um dos consumidores envolvidos no levantamento.

É importante salientar e explicar mais a fundo um ponto apresentado anteriormente. O termo “influenciador” existe desde antes da internet e das redes sociais. O que mudou, de fato, foi a democratização da possibilidade de qualquer um desenvolver esse trabalho e sobre esse fato, já se falava desde o começo da popularização da internet. Hoje, entendemos o processo de influência como a consequência do trabalho desenvolvido por alguém que, de tão marcante, passou a impactar pessoas relacionadas ou interessadas por essa área de atuação. E existe um tipo de divulgação mais efetiva que a feita por alguém respeitado de forma espontânea por pessoas que fazem parte de determinado nicho? Agora que a questão foi esclarecida, vamos entender como incluir influenciadores digitais brasileiros no leque de ações digitais da sua marca.

Influenciadores digitais brasileiros: como aproveitar essa oportunidade?

Mais de $1 bilhão de dólares apenas no primeiro mês de 2018. Esse foi o marco alcançado por publicações pagas no Instagram por perfis de influenciadores, de acordo com o YouPix. Em 2017, o site realizou outra pesquisa que apresentava um dado surpreendente: 67% dos respondentes do estudo (40 empresas brasileiras com mais de 500 funcionários) afirmaram que o marketing de influência é um elemento estratégico dentro do seu plano de comunicação. Motivos para contratar um influenciador não faltam, o que basta, somente, é entender como escolher a pessoa ideal para representar a sua marca na internet.

Como exemplo recente, a Webcompany participou da produção de roteiros e direcionamentos para a Campanha da marca Ypê para o Dia das Mães. A ação contou com a participação de seis mães influenciadoras nas redes sociais. Durante a semana, as mães Franmissmae, Ru Baricelli, Lia Camargo e Promovida a Mãe divulgaram os vídeos e Stories propostos em suas contas do Instagram, cada uma com o seu toque especial. O resultado do vídeo institucional também foi incrível: até um dia após o final de sua exibição, o conteúdo teve 20.427.432 minutos de tempo assistido, o que daria mais ou menos 38 anos e 229 dias corridos. Dá pra acreditar?

A partir de esforços combinados de mídia, englobamos todos os canais oficiais da marca nas redes sociais, através de conteúdos valiosos, que reforçam a missão de carinho e cuidado dos Amaciantes Ypê, sem que fosse necessário demonstrar um produto específico durante as ações. Os resultados superaram as expectativas e geraram quase o dobro das visualizações previstas. Essa é a força da influência digital!

Para incluir influenciadores digitais brasileiros em sua estratégia digital é necessário, primeiro, encontrar pessoas com audiência e conteúdo relevante para o segmento da sua marca. Como primeiro passo, faça uma pesquisa e liste os mais adequados. Após isso, solicite o Mídia Kit de cada um deles, ou seja, o documento que demonstra os índices de audiência, engajamento e outros fatores importantes para que você tenha a certeza de quantas pessoas deve alcançar com a sua ação. Com isso em mãos, a próxima etapa é escolher, dentre os listados, o influenciador que fará parte do seu plano.

Geralmente, influenciadores têm uma agência dedicada a cuidar dos seus trabalhos e agenda e, portanto, provavelmente essa vai ser a forma que você irá utilizar para entrar em contato e contratar os serviços desejados. É também geralmente junto a essa agência que você vai planejar toda a ação desenvolvida e escolher que tipo de conteúdo essa pessoa vai produzir. Alguns exemplos são: texto, vídeo e foto. Com a escolha do influenciador correto e o desenvolvimento de uma ação certeira, os resultados tendem a ser extremamente positivos!

Que tal incluir um influenciador na estratégia de marketing digital da sua marca? 

 

 

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