É normal que cada geração tenha sua postura e hábito quanto às novas tecnologias, sendo uma preocupação das grandes marcas e empresas conseguir se adaptar para manter a relevância e identificação com o consumidor. Para atender os jovens millennials, que valorizam as experiências online e a praticidade, oferecer um atendimento por chatbot é um diferencial que pode trazer vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes.
Chatbots X Millennials: praticidade no mundo online
Conhecidos como Millennials, a geração que nasceu após anos 80 até a virada do século é formada por jovens que hoje já estão atuando no mercado de trabalho e formando uma nova leva de consumidores. Entre as características mais marcantes dessa geração há justamente a inquietude, a valorização do imediatismo e a preferência de experiências às compras materiais.
Para esses jovens que já cresceram com a evolução das tecnologias e consolidação da Internet, conversarem por aplicativos de mensagens, como o Messenger, faz parte de uma realidade em que a distinção entre o online e o real é cada vez mais tênue e a necessidade de praticidade é uma constante. Assim, para esses jovens entrar em contato com marcas com call centers ou enviar um e-mail para ser respondido dias depois simplesmente não faz mais sentido em um mundo de mensagens imediatas.
Justamente por ser uma geração que valoriza a praticidade, comodidade e a experiência personalizada, os chatbots podem ser ferramentas importantes para conseguir atendê-los com eficiência dentro dos aplicativos que esses jovens já usam para interagir com o mundo. Assim, especialmente para as marcas que atendem o público mais jovem ou mantém como valor a inovação, apostar no chatbot como canal digital de atendimento, disponível 24 horas por dia, é um diferencial que pode ir ao encontro das necessidades desse novo público consumidor.
A transformação para atender esse público já está acontecendo e não é mais uma ideia futurista: de acordo com a Gartner Research, a estimativa é que até 2020, 85% das interações entre marcas e clientes será realizada com o uso dos chatbots e a inteligência artificial, justamente pela popularidade dos apps de mensagens. Como sempre indicamos, porém, para o desenvolvimento de um chatbot eficiente é indispensável conhecer muito bem o público-alvo e traçar um bom planejamento para conseguir dialogar com ele, resolvendo problemas e solucionando as principais dúvidas.