Como o Stories se tornou uma nova maneira de produzir conteúdos digitais?

Quando lançado em 2016, o Stories do Instagram era considerado uma tentativa do grupo Facebook em recriar o sucesso de postagens efêmeras que expiravam em 24h, na época muito associadas com o aplicativo Snapchat. Hoje, já consolidado, o Stories superou a quantidade de usuários do antigo rival e se tornou um hábito na rotina de muitas pessoas.

Com mais de um ano de existência o Stories conta com 300 milhões de usuários diários e tem a cidade de São Paulo como o segundo ponto mais acessado no mundo! Para mostrar a grande adesão à rede social, entre os 10 maiores produtores de Stories no mundo, cinco são brasileiros, com o destaque da cantora Anitta encabeçando essa lista.

Apesar da popularidade, muitas marcas ainda pouco utilizam a ferramenta ou desconhecem as características que podem diferenciá-la, quer ver?

Como as marcas podem explorar o Stories?

De acordo com o levantamento da Pontomobi, 53% das empresas utilizam o Instagram para suas estratégias digitais, porém, quando pensamos nos Stories ainda não é frequente ver conteúdos produzidos exclusivamente para a ferramenta, fora grandes campanhas mundiais. Muitas vezes, ainda vemos vídeos ou fotos replicados de outros canais, ou apenas a indicação do “veja mais” para sermos direcionados para outro site, como se o Stories ainda fosse um espaço menos importante dentro das redes.

Por expirarem em 24 horas, as publicações no Stories podem ser o canal ideal para divulgar conteúdos que precisam desse senso de urgência e exclusividade. Assim, cobertura de eventos, bastidores de lançamentos, promoções ou cupons de descontos podem ser divulgados por lá, o que ajuda a aproximar mais a marca dos consumidores e deixar a mensagem mais humanizada e informal.

Mais leveza nas publicações

Com a facilidade de pular de conteúdo com apenas um clique, atrair e reter a atenção desse público flutuante pode ser um desafio, por isso, pense nos conteúdos do Stories com mais descontração e leveza: posts institucionais, com muito texto ou elementos na tela não cabem nesse momento. São poucos segundos para conseguir fixar sua mensagem, por isso, ser direto ao ponto e oferecer um conteúdo diferenciado podem ser elementos importantes.

Para as marcas e produtores de conteúdos, assim, o Stories representa uma nova maneira de se aproximar do público (especialmente o mais jovem) e pensar em um conteúdo vertical, curto e que tenha prazo de validade definido. Por isso, como sempre reforçamos, contar com um planejamento bem executado e conhecer bem quem é seu público-alvo ainda são elementos indispensáveis para a eficiência da comunicação.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

A importância do conteúdo para o marketing digital

Para o marketing digital, o conteúdo da sua empresa tem que agregar no cotidiano do seu cliente, com isso atrair

Aprenda como colocar link no stories do Instagram

Apesar de ser uma ferramenta popular, muita gente ainda não sabe como colocar link no stories do Instagram e otimizar

contratar um influenciador

Os prós e contras de contratar um influenciador

Quando pensamos em contratar um influenciador, é como escolher um parceiro estratégico que dará voz e visibilidade à sua marca.
chat online no seu site

Por que você deveria colocar chat online no seu site?

Nos dias de hoje, ninguém quer ficar esperando horas por uma resposta. Queremos tudo para ontem, não é? E é

Chatbot para Whatsapp

Chatbot para whatsapp: tom de voz faz a diferença no atendimento

Será que é possível estar à disposição dos seus clientes 24 horas por dia? Com um Chatbot para Whatsapp você

automação de marketing digital

O que é automação de marketing digital?

Você já pensou em como seria ter um assistente que nunca dorme e trabalha 24 horas por dia para promover

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?