O mundo todo usa o Google para fazer pesquisas e as pessoas que estão procurando o seu serviço ou produto, também. Todos os meses são geradas bilhões de pesquisas, mas se uma pessoa interessada em seu produto fizer uma busca no Google, ela vai encontrar a sua empresa?
Pensando em ajudar grandes e pequenas empresas o Google lançou o Google Meu Negócio, uma funcionalidade muito interessante, principalmente para ajudar a divulgar os negócios que estão perto de você.
Se você ainda não conhece essa ferramenta, chegou ao lugar certo, pois vamos explicar tudo em detalhes.
O que é Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma funcionalidade gratuita que permite as empresas gerenciarem suas informações que vão aparecer nos resultados de busca e também no Google Maps.
Você pode conferir esse recurso que aparecerá sempre do lado direito dos resultados de busca, quando o usuário fizer buscas relacionadas ao seu segmento de mercado. Na área indicada você poderá gerenciar várias informações de sua empresa como: endereço, telefone, fotos do estabelecimento e também conferir e interagir com os comentários deixados por seus clientes.
Porque utilizar?
Como um dos principais focos do SEO local, o Google Meu Negócio tem um papel fundamental em melhorar o seu resultados nos mecanismos de busca, uma vez que em muitos resultado o mapa de localização é apresentado antes do primeiro lugar do rank do Google. Isso lhe permite um número maior de impressões orgânicas principalmente pelas buscas realizadas próximas do seu estabelecimento.
Como utilizar?
Para gerenciar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, siga os passos abaixo:
- Acesse o link https://www.google.com/business
- Crie uma conta ou faça o login para gerencia-la
- Preencha todas as informações
- Confirme o endereço
- Pronto!
Benefícios do Google Meu Negócio
Interação com clientes
Além de você aparecer na rede de busca do Google e também no Google Maps, você também poderá responder avaliações, publicar fotos de produtos ou de ofertas especiais, além de poder editar informações do seu estabelecimento quando quiser. Isso te ajuda a ter uma aproximação maior com o seu público além de receber feedbacks qualitativos que muitas vezes não são entregues pessoalmente possibilitando que você melhore seu serviço ou produto de acordo com a opinião de quem realmente utiliza o mesmo.
Presença digital
Com o Google Meu Negócio, você pode saber como os clientes estão pesquisando a sua empresa e onde eles estão localizados. É possível também obter informações como, por exemplo, quantas pessoas ligaram para você no número de telefone disponível nos resultados da pesquisa local das redes de busca do Google e do Google Maps, quantos pedidos de rota foram feitos e quanto cliques o site teve. E isso vai te ajudar a fazer campanhas mais inteligentes para divulgar o seu trabalho.
Aumento de tráfego físico
Além de fazer com que as pessoas encontrem o seu negócio online, esse canal também ajuda a atrair mais pessoas a irem pessoalmente na sua empresa, já que o seu endereço e horário de atendimento irão aparecer quando o cliente for pesquisar o nome do seu negócio ou o produto que ele esteja procurando. Aplicando de forma correta na hora de cadastrar, com certeza irá gerar mais visitas.
Um perfil ativo e bem completo pode contribuir em muito para o seu SEO local, e, consequentemente, gerar mais visibilidade e negócios para a sua marca.
Quer aproveitar ao máximo essa e outras estratégias de marketing digital? Fale com um especialista!