Como o Blog deve estar integrado com suas estratégias digitais?

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Mesmo com presença em vários canais diferentes, muitas marcas mantém o blog como uma importante ferramenta dentro da estratégia de marketing digital, afinal, esse é um dos melhores canais para se conectar com diversos públicos e se tornar referência, como fonte de informação de determinado segmento. Ele pode gerar excelentes resultados, mas para isso é preciso tomar algumas precauções na hora de criar um blog.

Manter um blog confiável envolve mais aspectos do que simplesmente escrever sobre qualquer assunto: isso levará tempo, esforço e alguns passos indicados abaixo:

 

  • Busque temas que seu público tem interesse!

Para que o conteúdo do blog seja efetivo, é importante que ele esteja alinhado com o que seu público ou consumidor está buscando – em outras palavras,você deve escrever sobre o que seu comprador está pesquisando. Além dos seus produtos ou serviços apenas, o blog deve tratar de assuntos que interessam esses leitores, abordando os temas com propriedade. Por isso conheça-os! Estude seus targets e alinhe suas estratégias de conteúdo.

Especialmente no começo é normal querer abordar vários temas populares no seu blog, porém, mais importante do que a quantidade é o valor que esses conteúdos têm. Planeje a frequência e as editorias, é importante incluir mais profundidade, seja com guias, tutoriais, pesquisas e referências. Esses conteúdos podem até levar mais tempo de pesquisa, mas ajudam a dar mais credibilidade para sua marca.

Uma boa maneira de descobrir qual o próximo assunto a trabalhar é ficar de olho na seção de comentários do blog ou nas redes sociais – ali seus leitores vão dizer quais conteúdos estão com dúvidas ou gostam mais de ler. Ouvir essas opiniões ajuda a humanizar sua marca!

 

  • Fale direto com sua audiência

Encontrar um bom assunto é só metade da batalha: agora você precisa manter os leitores interessados até o fim do texto e, se possível, fazer com que eles continuem no seu blog. Esse processo entre o tema e o texto final nem sempre vai ser tão fácil, por isso, observe a linguagem e o tom de voz adotado para estar em sintonia com sua audiência.

 

  • SEO

Além de um layout bonito e conteúdo interessante é importante que seu site siga as práticas recomendadas de SEO, para que você aumente as chances dos potenciais leitores encontrarem seu texto nos buscadores. Para isso, além de utilizar os temas e palavras-chaves, é importante entender a relação do SEO como um benefício para melhorar a posição e credibilidade do seu site, como um todo.

 

  • E as redes sociais?

Um erro comum de muitas marcas, é optar entre blog ou redes sociais. Um canal não deve suprimir o outro: as redes sociais têm um papel crucial no ecossistema online e podem ser ferramentas importantes para trazer ainda mais fãs para o seu blog e site. Por isso, distribua o conteúdo do blog nas plataformas sociais, estimulando o acesso e engajamento em torno dos temas abordados.

 

  • Recompensa para os leitores engajados

Ofereça uma opção para que os leitores sejam notificados quando houver novos conteúdos, seja pela inscrição em uma newsletter ou seguir uma rede social. Quando o leitor estiver em contato, recompense esse interesse com algum conteúdo exclusivo, seja um e-book grátis, acesso a uma área premium ou campanhas de e-mails customizadas com promoções. O leitor engajado pode funcionar como um divulgador da sua marca e valores, vale a pena agradá-lo.

 

  • Contato com influenciadores.

Com todos esse fatores acertados, mantendo a periodicidade e variedade de conteúdos, considere convidar influenciadores e blogueiros parceiros do seu segmento que atraiam novos leitores. Procure profissionais que produzam um material de qualidade e que já tenham apelo com seu público. Influenciadores populares podem trazer novos visitantes para seu blog, porém, é importante avaliar alguns aspectos: esse influenciador condiz com os valores da sua marca? Ele tem apelo com o seu público? Ter a atenção dos fãs desse influenciador fará bem para sua marca? São alguns dos pontos importantes quando avaliamos um influenciador ou blogueiro para uma parceria.