Todo mundo quer um espaço nos principais resultados de busca quando alguém faz uma pesquisa online e, para isso, procuram um melhor ranqueamento no Google com relação ao site da empresa. Você também já pensou em como fazer para aumentar a visibilidade e os acessos do seu negócio online?
Segundo dados do Internet Live Stats, o número de pesquisas realizadas no Google em apenas 1 dia pode ultrapassar 3,5 bilhões, sendo que são, em média, 40 mil consultas a cada segundo. Todo esse ciclo de pesquisas diárias fazem com que ele seja um forte mecanismo de atração de público qualificado para o seu negócio.
Pode-se considerar esse o primeiro motivo para investir em estratégias de ranqueamento no Google. Continue lendo e veja também como funciona essa abordagem e de que forma você pode aumentar a visibilidade do seu site nesse buscador.
O que é preciso saber sobre o ranqueamento no Google?
O ranqueamento no Google é uma estratégia de Marketing Digital que visa possibilitar ao seu site alcançar as melhores posições na página do buscador.
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e recebe uma primeira página com indicações de conteúdo? Esses são considerados os melhores resultados para a sua busca. Trata-se de um mecanismo criado para investigar diversos fatores importantes de otimização a fim de garantir que você receba a melhor experiência ao pesquisar.
Para que um site esteja nessa primeira página é preciso cumprir alguns requisitos importantes, por exemplo:
- Conteúdo: qualidade, tamanho, densidade de informações, uso e repetição de palavras-chave, frequência de atualização de dados, legibilidade, responsividade, entre outros fatores;
- Backlinks: tratam-se de links posicionados estrategicamente no decorrer de um conteúdo que levam os usuários até uma página de seu site. O ranqueamento no Google considera um backlink de qualidade indício de que o seu texto é relevante e tem autoridade;
- SEO: palavras-chave na url, hierarquia de títulos, descrição, links de qualidade internos e externos, imagem otimizada, rastreabilidade, legibilidade, facilidade de leitura, entre outras questões, são pontos cruciais para o SEO do site;
- Velocidade de carregamento: para um bom ranqueamento no Google, seu site precisa ser rápido. Os que possuem uma melhor posição nas pesquisas levam em média 3 segundos para carregar;
- Responsividade: outro fator importante para o ranqueamento no Google é a responsividade do seu site, ou seja, sua capacidade de se adequar aos diversos tipos de dispositivos usados pelo usuário, além de integrar também uma interface amigável para a experiência do usuário.
Como aumentar o ranqueamento no Google do site da sua empresa?
É possível investir em diversas estratégias para aumentar o ranqueamento no Google do seu site. Tendo como base as questões que mencionamos, veja 5 formas de investir mais nessa estratégia para conquistar uma melhor posição no buscador:
Otimize seu conteúdo com SEO
Para um bom ranqueamento no Google, seu site precisa estar com a otimização SEO dos conteúdos em dia. O primeiro ponto para otimizar com essa técnica é pesquisar palavras-chave para fazer a segmentação correta no conteúdo das suas páginas online.
Outras questões que precisam ser consideradas na otimização do conteúdo do seu site, são:
- Títulos e subtítulos: o título deve ter entre 50 a 68 caracteres e precisa conter a palavra-chave inserida. É preciso seguir também uma hierarquia de títulos e subtítulos para que um melhor ranqueamento no Google do conteúdo;
- Meta description: trata-se da descrição do conteúdo da página, que precisa ser atrativa, resumir o conteúdo destinado, conter a palavra-chave trabalhada e estar dentro de 150 caracteres recomendados;
- Link Building: é uma estratégia de linkagens que deve ser trabalhada dentro dos conteúdos digitais e que influenciam muito no ranqueamento no Google.
É preciso trabalhar tanto links internos (que direcionam para dentro do seu próprio site) e externos (que direcionam para outros sites), mas sempre considerando a qualidade e não a quantidade;
- Legibilidade: trata-se de técnicas que ajudam a tornar a leitura fácil e rápida, tornando a visibilidade do texto compreensiva e favorecendo a escaneabilidade do usuário (processo de encontrar pontos principais do texto rapidamente).
Para possibilitar tais recursos, é recomendado que os parágrafos sejam de até 4 linhas, as frases curtas e que proporcione uma leitura mais facilitada ao leitor.
Melhore o desempenho do seu site
Outro ponto importante para um melhor ranqueamento no Google é aumentar o desempenho do site com. Alguns critérios fundamentais para alcançar esse objetivo é investir na responsividade, usabilidade e acessibilidade da página.
É ideal que o usuário consiga encontrar as informações necessárias com facilidade, que seu conteúdo seja adequado aos principais tipos de dispositivos (celular, tablet, notebook, etc.) e que seja acessível a todos os tipos de usuários.
Mantenha o site atualizado
De nada adianta ter um site otimizado, com conteúdo relevante e técnicas SEO aplicadas, responsivo e acessível se não for mantido assim. Um site precisa de atualização constante, tanto os conteúdos das páginas, como informações da empresa e contatos, quanto os de blog.
Mesmo os conteúdos atemporais precisam receber uma revisão periódica para confirmar se não precisa de alguma nova informação, por exemplo. O ranqueamento do Google considera os conteúdos atualizados um fator de peso para alcançar um melhor posicionamento nas páginas de busca.
Contrate uma agência de marketing digital
Depois de ler todas essas informações sobre como aumentar o ranqueamento no Google do seu site, você deve estar pensando no quanto de estratégia é preciso, certo? Ranquear um site demanda tempo, trabalho e muito domínio das abordagens necessárias para tal.
Ao contratar uma agência de marketing digital, você terceiriza essa tarefa a profissionais qualificados e que possuem toda uma bagagem de experiência na área para criar, otimizar e sustentar o seu site, de modo que ele alcance os melhores resultados possíveis no buscador do Google.
Se o que você quer é estar nas primeiras páginas quando alguém pesquisar algo relacionado ao que você vende, conte com a Webcompany! Estamos há mais de 20 anos atuando com marketing digital focado em melhorar a performance de negócios como o seu.