Como as marcas podem lidar com o novo comportamento do consumidor

Quanto mais o tempo passa, mais claro fica que o trabalho de marketing digital deve ser direcionado pelo comportamento do consumidor. A grande questão é que, quando se trata de seres humanos, as coisas mudam com frequência. O desafio das marcas é entender as alterações e ajustar o trabalho para conseguir manter a relevância na vida do público-alvo.

O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as percepções, atitudes e razões que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Dominar todas essas informações é fundamental para dar sentido ao trabalho de marketing digital, já que correspondem ao conhecimento de cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações. Independentemente do seu negócio ou setor, você precisa entender tudo sobre sua persona para planejar e ser assertivo.

O comportamento do consumidor mudou e ele está cada vez mais exigente!

O futuro é incerto. 2020 deixou isso claro e nos trouxe uma lição: é fundamental planejar o caminho, mas acompanhar os planos dia após dia, para garantir que estão alinhados com a realidade e o comportamento do consumidor é ainda mais importante. Para saber o quanto investir em marketing digital e ter um trabalho mais consistente, o segredo está em ser transparente e útil na vida do público-alvo, mas para conquistar essa relevância, é preciso saber com quem você está falando.

A partir do momento que você realiza uma pesquisa comportamental, analisa os dados da audiência, observa quais as preferências e com o que o público não se identifica, se torna capaz de desenvolver um trabalho centrado no comportamento do consumidor, identificando riscos, evitando crises e o mais importante: aproveitando oportunidades. São as ações focadas no presente da audiência que construirão a autoridade da marca no futuro.

Saiba o que sua marca pode fazer para manter a sincronia com  consumidor e ser percebida como autoridade

  • Seja proativo e comunique as pessoas que fazem parte da rotina da marca: informe seus clientes sobre o suporte que eles têm, os prazos de entrega e a segurança que existe na relação com a sua marca.
  • Capacite equipes: prepare seus colaboradores tão bem a ponto do cliente perceber como seu time é incrível. Compartilhe as informações de que precisam para se comunicar proativamente e responder às preocupações dos clientes e ensine qual tom de voz deve ser usado.
  • Esteja atento e avalie a experiência do cliente: o comportamento do consumidor atual demonstra que ele quer um acesso fácil às informações, portanto, revise a experiência com a marca para ter certeza de que tudo está claro e ele não terá dificuldade nenhuma.
  • Escute seus clientes: faça o possível para compreender profundamente e responder às mudanças nas necessidades dos clientes. Saiba que o que funcionou até hoje, pode não funcionar amanhã e a marca deverá ajustar seus processos para garantir a sobrevivência no jogo.

O comportamento do consumidor continuará mudando. Para não ficar para trás você deve:

  • Prepare-se para agir: entenda que seu futuro pode ser diferente do passado, não dá para fugir. O que você precisa é acelerar sua capacidade de avaliar e reagir às mudanças em sua empresa.
  • Acelere a transformação digital: o termo “transformação digital” não é novidade, mas muitas empresas ainda não levaram sua importância a sério. A realidade é virtual e o comportamento do consumidor já comprova isso, eles estão conectados a todo momento.
  • Identifique novas oportunidades: com grandes mudanças chegam novas oportunidades. Se você quer um futuro próspero, precisa estar com o radar sempre ligado. Encontre lacunas, priorize o desenvolvimento de soluções e trabalhe em busca do crescimento.

O comportamento do consumidor é o estudo que aborda a percepção que as pessoas têm sobre uma marca e suas motivações no relacionamento e na compra de seus produtos. Estar por dentro da maneira de viver e pensar do seu público permite que você elabore estratégias assertivas e tenha bons resultados de reconhecimento de marca e venda!

Você tem dificuldade para integrar o comportamento do consumidor ao trabalho digital?
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